Introdução
Caro jogador, me encontro em um momento difícil, pois preciso escrever esse texto, mas não consigo parar de jogar Littlewood. Além disso, tenho a missão de te mostrar o quanto esse jogo é incrível e vale apena.
Littlewood é um jogo indie desenvolvido por Sean Young e publicado por SmashGames, lançado no ano passado para PC e neste mês de março para o Switch.
Temos nessa análise um jogo gerenciamento de cidade. Além disso, ele também tem uma ótima ideia e execução de relacionamento entre personagens, no qual estes apresentam evoluções e com isso cativam o jogador.
O Começo
No início, nossa cidade tem poucos habitantes e lojas. Mas, como é comum em jogos de gerenciamento, já podemos realizar várias ações de crafting. Podemos quebrar pedras, arrumar estradas, fazer elevações de áreas, mover árvores, criar plantações, pegar insetos, entre outros.
Sobre os habitantes, eles vão aparecendo aos poucos, mas só poderemos interagir de verdade após construirmos uma casa para eles. Então, além de poder conversar para ganhar level com cada um deles, eles vão nos dar missões para cumprir. E tais missões nos dão receitas para criar novas lojas.
Cada uma dessas lojas tem funcionalidade e melhorias diferentes. Essas melhorias vão da escala de 1 a 10 estrelas, sendo que cada vez que ganhamos uma estrela, também recebemos uma recompensa. Dependem muito do quanto investimos nelas, por exemplo, para alcançar 2 estrelas, precisamos doar uma certa quantidade de um determinado item. Cada doação pode ser feita apenas uma vez ao dia, ou seja, não tem como pular de 1 estrela para 10 de uma vez.
Durante o dia, podemos realizar as ações de gerenciamento e conversar, e cada ação faz o tempo passar. Porém, enquanto nenhuma ação for realizada, o tempo não passa. Além disso, se chegarmos ao fim do dia e não dormirmos, no outro dia a barra de ações já começará parcialmente preenchida, o que mostra a importância de não exceder o tempo diário e a necessidade de descansar.
As estações
Em Littlewood temos diferentes estações, assim como na vida real. Podemos ver a primavera, verão, outono e inverno. Visualmente é muito bonito toda alteração que o ambiente tem, a paleta de cores se altera e a sensação da sua cidade também.


Lojas
Há uma grande variedade de lojas para sua cidade. Podemos citar algumas bem interessantes aqui, como as lojas de criar itens, de criar pratos, a de venda de buff, escritório de trabalho, mercado de vendas, museus e outros.
Muitas receitas exigem diferentes tipos de itens, muitos desses você consegue diretamente na fonte, como pedras e árvres. Mas temos também os itens que precisam ser criados, e nesse caso as lojas citadas são essenciais. Elas são responsáveis pela modificação da matéria-prima, porém, vale lembrar que essa transformação também exige um pouco da sua barra de ação.
Para quem conhece Animal Crossing, o museu que temos em Littlewood é no mesmo estilo. Já que temos diferentes categorias, e cada uma delas tem vários itens que podem ser doados para fazer parte do museu.
O mercado é outro fator bem legal. É onde vendemos diferentes itens, consequentemente, esta é nossa principal fonte de dinheiro para o jogo. E vários novos personagens podem aparecer por aqui, e que podem vir a se tornar morador da nossa cidade.
A loja que criamos pratos pode ser usada para aumentar nosso dinheiro. Para criar novos pratos, devemos combinar diferentes itens, mas o jogo nos dá algumas dicas de pratos que podem ser feitos todo dia.
Uma das localizações da cidade permite a realização de eventos random. Dependendo do dia, teremos um mini-game diferente ali. Por exemplo, procure vacas, temos um tempo limite para cumprir o objetivo, e recebemos uma recompensa no final, dependendo do nosso desempenho.
Apesar de citar algumas lojas aqui, existem outros lugares fora da cidade para se explorar, para isso precisamos usar um balão.
O Balão
Voando, vamos conhecer outras localizações. Cada uma vai nos trazer algo novo e isso agrega muito a nossa experiência, pois expande o universo do jogo.
Além das diferentes áreas de craft, muito úteis, pois nossa cidade tem um número limitado de matéria-prima, também temos cidades que podemos visitar e comprar itens raros.
Também conseguimos encontrar animais como ovelhas e bichinhos de estimação. Se você achar pouco, ainda terá um mini-game de carta, onde você pode desafiar os NPCs para um duelo. Ou ainda, que tal ser o capitão de um navio?
Para quem quiser acompanhar a história que estamos vivendo, é possível visitar uma livraria, que vai sendo populada de histórias da região enquanto progredimos no jogo e conhecemos mais pessoas.
O balão funciona como qualquer loja, por meio de evolução de estrelas. Então, não esperece visitar todos esses lugares no início, pois isso faz parte do progresso e evolução do jogo.


Arte
O pixelado tem uma execução muito bem realizada, trazendo um felling muito bom para o jogo. Desde as diferentes e ricas estéticas dos personagens, animais, objetos até os cenários, tudo vai encher os olhos dos amantes desse tipo de visual.
Com diferentes locais para visitar, será possível ver muitas variações de pixelado, com diferentes paletas de cores, todas pensadas com cuidado e com uma excelente execução. Em nenhum momento o jogador vai se sentir como se tivesse em ‘mais do mesmo’.
Além disso, com a ferramenta de construção, podemos criar lindas paisagens, pois todas as combinações de cores e artes bem desenvolvidas colaboram para que o jogador queira deixar o seu toque final em tudo ao seu redor. Garanto que boas horas serão gastas aqui.
Trilha Sonora
As faixas de Littlewood são extremamente relaxantes e buscam tirar o melhor de cada ambiente que estamos, passando a sensação do que está ao nosso redor. Consequentemente, os sons de cada uma das ações tem uma boa execução e, apesar do fator repetição, não cansam.
Inovação
Acredito que o jogo tem pequenos detalhes que fazem toda a diferença. Um desses, é a forma como o tempo passa. O progresso do dia se baseia nas ações que realizamos, então quanto mais ações fazemos, mais próximo do fim do dia ficamos. Logo, como podemos nos planejar sem o tempo passar, isso permite que a jogatina fique mais leve e divertida.
Além disso, um dos motivos do jogo não cansar é o sistema de evolução. Para cada ação nossa, como mineração e coleta, existe um level. Ao fim do dia, vemos o progresso de cada atividade do personagem, com isso sempre temos a sensação de evolução. Entretanto, não são só as mecânicas que progridem, pois, cada loja e habitante da cidade também.
Confesso que até os menus me conquistaram. Quando estamos viajando de balão, existe uma opção de voltar para cidade ou direto para casa, sem ter de repetir o percurso. Isso foi o suficiente para me prender mais. Além disso, essa característica foge bastante desse estilo de jogo de gerenciamento, pois esse gênero tende a prolongar o tempo de jogo com atividades demoradas, adicionando animações longas, que muitas vezes precisam ser repetida várias vezes e que consequentemente cansam. Todavia, em Littlewood temos tanto conteúdo novo a todo momento, que não existe esta preocupação em estender o tempo de forma artificial.
Conclusão
Com uma receita bastante explorada por jogos de muito sucesso como Animal Crossing e Stardew Valley, surge Littlewood, que poderia ser só mais um jogo genérico neste gênero, mas não é.
Littlewood cria sua identidade própria junto a pequenos diferenciais, que fazem dele um grande jogo. Sua proposta conquista, cativa e prende, o que o torna uma das grandes surpresas do ano de 2021.
Como fã do gênero eu aconselho a você, leitor, dar uma oportunidade ao jogo, pois vale muito apena.
* Chave cedida para análise
Veja outras análises do nosso site.