Introdução
Cansado de sua casa atual? Quer mudar para um lugar maior e mais arejado? Ou talvez longe da cidade e da agitação? Seja qual for o seu desejo, precisará de alguém para carregar os seus móveis e pertences preciosos, não é verdade? Então, seus problemas acabaram, pois, a confiável equipe do Moving Out está aqui exatamente para isso.
Moving Out é um jogo de mudança cooperativo, lançado para Xbox, Playstation, Switch e PC no dia 28 de abril de 2020. É desenvolvido pelos estúdios DevM Games e SMG Studios, e publicado pela Team17. Mas, atualmente, temos uma nova DLC para o jogo, chamada de Movers In Paradise, lançada no dia 25 de fevereiro de 2021, que adiciona um novo cenário tropical, diversas fases e personagens novos.
I Like To Move It, Move It
Moving Out é um jogo que fala, principalmente sobre mudança, e o poder da amizade. Mas, no sentido de mudança de casas e em como você precisa que seu amigo colabore para vocês passarem as fases.
Sua mecânica é simples. Cada jogador controla um personagem, que consegue pular, bater e, principalmente, carregar coisas. Assim, cada nova fase te apresenta com um cenário, geralmente uma casa, com diversos itens espalhados. Seu objetivo, é carregar todos os itens marcados como importantes para dentro do caminhão de mudança.
Mas, há diversas coisas para dificultar esta missão. Primeiramente, você tem um tempo limite máximo, bastante generoso até, mas que te dá uma medalha de ouro, prata ou bronze, dependendo da velocidade. Além disso, os próprios cenários estão cheios de coisas para atrapalhar. Dentre os obstáculos estão piscinas, lava, fantasmas, plataformas, outros móveis e, o pior de todos, corredores apertados.
Como é um jogo cooperativo, o ideal é jogar com pelo menos duas pessoas. Assim, o desafio fica mais interessante e divertido. Por exemplo, os itens maiores, como sofás, precisam de pelo menos duas pessoas para carregar. Logo, é preciso coordenação e diálogo para dar certo.
Ou vocês podem se xingar até o sofá finalmente passar por aquele canto. Funciona também.

Bastante humorado
O grande foco de Moving Out está em criar um ambiente divertido e engraçado. Sendo um Party Game, isso é essencial para que o tempo de jogo seja o mais proveitoso possível. Neste aspecto, Moving Out atende bem.
Há muitos detalhes engraçados neste jogo, com sua temática e arte muito fofa e alegre. É possível personalizar seus personagens, que têm corpo humano e cabeça variada entre diferentes animais, vegetais, minerais e outras coisas sem categoria, como um prato de Ramen. Já no mapa, onde você escolhe a próxima fase, o jogo permite dirigir o caminhão de mudança pela cidade. É um momento bastante engraçado, pois você pode sair batendo nos outros carrinhos na rua, o que os arremessa para longe. Também é possível derrubar árvores, cercas e caixas de correio.
Mas o grande momento de humor tem que ser durante as partidas. E sim, as partidas são engraçadas, com uma boa dose de criatividade. Como dito acima, cada cenário apresenta diversos desafios, que vai piorando com o passar do tempo. Apenas carregar os itens já é um desafio por si só. Some a isso momentos em que é preciso arremessar os itens por cima de piscinas, ou carregar as caixas por um rio, usando jacarés como apoio, bem ao estilo do clássico Frogger. Também é preciso evitar lança-chamas, serras ou a falta de gravidade em cenários espaciais.
Além destes perigos, é preciso ter uma boa dose de estratégia sobre a ordem a se fazer as coisas, e como carregá-las para o caminhão. Para isso, não tenha medo de quebrar algumas coisas. Janelas, móveis, TVs, nada disso precisa estar intacto no final. Na verdade, é até incentivado, pois tudo está valendo, desde que os itens importantes estejam no caminhão a tempo.

Trabalho em Equipe
Esta é uma característica importante para se conseguir bons tempos e cumprir os objetivos secundários de cada fase. Pois, sim, além de fazer toda a mudança, você pode se desafiar a cumprir estes desafios. Podem ser desde carregar um item a mais para o caminhão, como uma ovelha que sai correndo pela casa, ou não quebrar nada. Nem as janelas, a primeira coisa a quebrar nas mudanças, pois só atrapalham e arremessar os objetos por elas economiza muito tempo.
Mas, diferente de outros party games, como o brasileiro Out of Space, ou do famoso Overcooked, não existe uma pressão muito grande para conseguir passar as fases. Aqui, existe apenas um objetivo principal que deve ser cumprido, que é levar os itens para dentro do caminhão. Mas não há outros aspectos que tornem alcançar este objetivo algo frenético e que precisa de uma correria. Não há, por exemplo, uma carne no fogão queimando, um cliente mal-educado exigindo seu prato, ou alienígenas tomando conta de um quarto da nave espacial.
É apenas você e seu amigo, focados em carregar caixas e móveis. O tempo total é bastante amplo, sendo que se você não faz questão de conseguir a medalha de ouro em todas as fases, então não será caso de gerar estresse. Mas não se engane, algumas fases são bastante trabalhosas de se cumprir, e vão gerar algumas discussões e acusações infundadas de que fui eu que soltei o meu lado do sofá, e por isso ele caiu na lava.

De Mudança no Paraíso
Se você gostou do jogo base, pois não tema, que agora temos uma nova DLC para Moving Out, chamada Movers In Paradise. É mais Moving Out para você aproveitar, mas dessa vez em uma ilha tropical.
Além da temática diferente, sendo que o original se passa em uma cidade, com casas, fábricas e estações espaciais, também temos novos personagens, novos itens e mais desafios para aproveitar com os amigos. Isso tudo espalhado em mais de 20 novas fases, que variam bastante em objetivos, com algumas fases mais próximas do jogo base, mas com outras indo por um caminho diferente, levando o jogador até a ruínas abandonadas atrás de tesouros.
Mas, como nem tudo são flores e praias belas nesta DLC, tenho uma reclamação formal a se fazer. Quem teve a ideia de adicionar um caranguejo que rouba as coisas que já estão dentro do caminhão?! Além de ter todo o trabalho para pular por córregos de águas límpidas, arrastar móveis por areias brancas e arremessar caixas pelas janelas de cabanas em um cenário paradisíaco, ainda tem que brigar com um caranguejo? É o cúmulo!

Concluindo
Moving Out é um party game bastante divertido, e acerta em várias áreas para te fazer rir e se divertir. Diversos detalhes no gameplay tornam suas situações mais proveitosas, e a arte muito colorida colabora com esse clima de “Diversão em família”. Apesar de ter um modo Single Player, a magia se perde um pouco. Continua um jogo bom, mas é a interação com outro jogador que faz a experiência valer a pena.
* Chave cedida para análise