Introdução
Primeiramente, Plague Inc é sobre criar uma praga que destrói a humanidade. E recentemente teve um grande Boom de repercussão com a Covid-19, pois muitos gamers querem entender como funciona um vírus e como ele evolui.
Devido a isso, os desenvolvedores criaram uma atualização gratuita que funciona de forma contrária, “Plague Inc: The Cure”, visa ajudar o jogador a entender como curar um vírus também, o que serve até como uma forma conscientizar. Entretanto, a versão que me enviaram, de Switch, não contem essa atualização, ficando exclusiva para a versão de PC e Mobiles.
Este jogo teve o lançamento e produção pela Ndemic Creations no ano de 2016 para PC. Também saiu posteriormente para Android, iOS e Nintendo Switch.
Peço desculpa por não usar imagens da minha jogatina, infelizmente não é possível tirar prints do jogo para a plataforma Nintendo Switch.
Como uma praga funciona?
Antes de cada partida, devemos escolher qual será o transmissor de nossa doença, podendo ser bactérias, vírus, e outros. A primeira opção disponível é a bactéria. Nossa doença pode ser customizada com algumas características específicas, que vão sendo liberadas conforme você ganha partidas.
Então com nossa bactéria selecionada temos o nível de dificuldade que são: Casual, Normal, Brutal e Mega-Brutal. Acredito que o ideal é começar pelo casual, pois assim você pode entender melhor o funcionamento do jogo. Mas, ganhar nessa dificuldade não permite liberar a próxima praga, que é o vírus. O progresso do jogo exige ao menos vitórias na dificuldade Normal.
Vale lembrar qual é o objetivo do jogo: o jogador vai criar uma praga e evoluir ela até infectar e matar toda a humanidade. É sua função terminar com todo o mundo antes que a cura para a praga seja feita.

Quando vamos para tela do mapa devemos escolher o melhor país para começar nossa praga. E aqui já começa a estratégia, pois selecionar um país mais pobre, com saúde mais precária, pode ajudar a ter um início mais fácil. Porém, se esse país não tem muito acesso a navios e aviões, irá demorar mais para se propagar para outros países e continentes.
Escolher um bom país para começar é um exemplo do tipo de situação que tem de ser planejada. Por exemplo, se você começa em um país que tem um bom investimento em pesquisa, pode ser que a sua praga seja exterminada muito rápido também.
Pelo que joguei, a experiência é que vai fazer você entender melhor no que pensar primeiro, e isso também vai depender da praga que estamos usando. Um vírus não vai funcionar exatamente igual uma bactéria.
Após completar essa etapa inicial, teremos de observar a propagação de pontos vermelhos no mapa, que indicam a doença se espalhando. E em algum momento aparecerão bolhas vermelhas e laranjas que devem ser estouradas, que nos dão pontos para evoluir a nossa praga. A evolução se dá por melhorias nas características genéticas da doença, que são apresentadas como uma árvore de habilidades, e podemos modificar a Transmissão, Sintomas e Habilidades.

A transmissão afeta como a doença vai se propagar. Logo, podemos liberar a transmissão pelo ar, pela água, por pássaros, ratos e insetos. Além disso, cada uma dessas opções abre novas formas mais avançadas de infectar.
Já os sintomas estão relacionados às alterações no corpo das pessoas infectadas pela doença. Por exemplo, náuseas, tosse, bolhas na pele, anemia, cistos, insonia. Logo, esses sintomas também tendem a evoluir e ficarem mais graves e letais. Muitas vezes, não precisaremos usar pontos para essa evolução, já que ocorrem mutações aleatórias, que liberam novos sintomas.
E para terminar, as habilidades. Estas, são resistências que a praga vai ter, tornando-a mais forte contra características dos países, por exemplo, a climas quentes e frios, e até remédios. Além disso, também temos variações que vão abrindo conforme melhorando as habilidades. Nesta sessão, também podemos liberar habilidades que atrasam a pesquisa da cura.
Além das bolhas vermelhas e laranjas, existe também as bolhas azuis, que aparecem em regiões que estão fazendo pesquisa para acabar com a praga, e também devemos estourar para evitar o progresso desses países.
Com isso, nossa praga tem que evoluir e dizimar a humanidades, antes que as pesquisas acabem com ela.
Cenários Oficiais
Além da forma tradicional, temos alguns cenários com regras bem diferentes para nos desafiar. Vou citar apenas alguns exemplos de variações de cenários:
- No Tabuleiro Definitivo trocamos a doença para criar nosso próprio jogo de tabuleiro e torná-lo uma febre mundial;
- Negação da Ciência, temos um mundo onde as pessoas são contra a ciência e uma praga surge, mas podem os especialistas exilados salvarem o mundo?
- Doença da vaca louca, apareceu uma variante da doença de 1990 e nossa função agora é exterminá-la.
- Ajudante do Papai Noel, em um mundo sombrio aparece um novo vírus, ajudante do papai noel, que deve levar alegria e felicidade para as pessoas.
- Também temos cenários com vírus já existente: Peste Negra, Varíola e Gripe Suína.
- Além disso, podemos criar nosso próprio cenário e compartilhar com a comunidade.
Trilha Sonora e Arte
A trilha sonora do jogo é basicamente inexistente, sendo difícil avaliar, mas para um jogo onde o foco acaba por ser mais na estratégia, isso é meio comum. Afinal, a música não deve distrair o jogador.
Visualmente o jogo não chama muito atenção. Basicamente, quase todo momento estaremos na tela que contem o mapa do jogo. Nesta tela, veremos o vírus aumentando e se espalhando pelo mundo por meio de barcos e navios.
Tudo é muito simples e funcional. Além disso, um fator que pode incomodar é o fato de ser sempre o mesmo mapa, a sensação de repetição se torna mais evidente. Embora com a proposta do jogo, de ser sempre uma praga global, acaba fazendo sentido ser a mesma tela.
Adaptação no Switch
Vários jogos que são lançados para PC e que precisam de interações rápidas acabam por perder o dinamismo em consoles. Entretanto, Plague Inc não é um deles. Nesse jogo, é possível usar o touch do Switch que acaba deixando a jogabilidade bem fluída. E em situações como estourar as bolhas, ficam até melhor no console, já que é possível usar mais de um dedo para estourá-las.
Conclusão
Plague Inc é um bom jogo de estratégia que pode atrair muitas pessoas que estejam interessadas em entender como uma praga funciona e se propaga no mundo real. Com uma jogabilidade com curva de aprendizado simples e partidas rápidas, podemos no instigar por horas e sempre procurar formas diferentes de exterminar o mundo, já que as mesmas ações podem não ter resultados bom pelas variações de cada tipo de praga.
* Chave cedida para análise.
Leia outras análises em nosso site.