Introdução
Velocidade, explosões e muita ação. Poderia colocar aqui o título de um filme de ação dos anos 1990, mas não. Esse é Speed Limit, fortemente inspirado nos filmes de ação desenfreada entre os anos 80 e 90.
Desenvolvido pela Gamechuck, Speed Limit está disponível para PC, Switch, PS4, Xbox One e Xbox Series S|X. Com suporte para português brasileiro, o jogo foi lançado em 16 de fevereiro de 2021.
Muita ação!
Correr, dirigir, pilotar e voar. Esses verbos definem a base do jogo, mas não definem a insanidade de Speed Limit. O mais legal é o fato de a ação nunca parar, pois, não há cenas de corte ou telas de carregamento.
O tempo todo é você controlando o personagem desviando e desferindo projéteis nos inimigos. Todos os cenários estão cheios obstáculos para dificultar ainda mais a vida do jogador.
A ação toma várias perspectivas diferentes de câmera. Uma hora você está num título de plataforma ao estilo Contra e mais tarde parece que está jogando Jungle Strike.
Não só a câmera possui estilos diferentes mas também o estilo de jogo. E todas essas mudanças garantem surpresa bem como forçam o jogador a se adaptar a este novo estilo.
Foco, paciência e perícia
Toda essa ação precisa ser acompanhada de concentração e movimentos precisos. Cada novo pixel percorrido em qualquer fase tem a necessidade de ser bem calculado.
Projéteis e obstáculos, como mencionado antes, são uma presença constante em todo o jogo. Speed Limit irá te fazer jogar a mesma fase várias vezes, sendo a morte algo quase inevitável.
Mas, morrer e morrer faz parte da experiência, pois cada nova morte é um aprendizado do que fazer e não fazer naquela parte.
Após terminar as fases, é possível ainda retornar para melhorar seus tempos.

Tudo-em-um
Como disse anteriormente, diversos estilos de jogos são incorporados em Speed Limit. A cada novo capítulo você precisa se adaptar ao novo estilo de jogabilidade.
A saber que essas mudanças ocorrem de maneira muito fluida e dinâmica. Além disso, não há tela de carregamento.
As novas dinâmicas certamente te trarão mortes e isso exige um pouco de paciência. No entanto, há checkpoints no meio da fase, de tal forma que você não precise voltar desde o começo.
As inspirações de Speed Limit
Não há como fazer essa análise sem mencionar as inspirações que fazem Speed Limit. Se você é fã dos clássicos filmes de ação, como eu, se sentirá em casa.
Cito aqui filmes que lembram algumas fases: Exterminador do Futuro 2, 007 (todos), Top Gun e Velocidade Máxima.
Bem, como já citei, há também inspiração em jogos clássicos. Dessa forma juntou-se tudo em um pacote só, que cria uma bela homenagem a todos esses títulos de filmes e jogos.

A arte de Speed Limit
Jogos indies e pixelart já estão casados há muitos anos. Entretanto, isso não significa que esse casamento está em crise. A cada novo jogo, vemos a criatividade dos desenvolvedores com os pixels, e aqui não é diferente.
Speed Limit junta o estilo retrô que é o pixelart com as inspirações que regem o gameplay. Dessa forma, o jogo cria uma atmosfera de homenagem completa aos anos 80 e 90.
Todas as fases têm ambientes únicos e bem trabalhados. Veículos, inimigos, efeitos de água e de luzes dão um show de criatividade nesse jogo.
Os menus por sua vez são simplistas e estilosos acompanhando toda a estética do jogo.

Sonoridade de Speed Limit
Os sons são muito bem orquestrados e dimensionados para o jogo. E a mixagem de áudio traz aquela nostalgia de jogos dos 8 bits, misturada com umas pitadas de modernidade.
A trilha sonora tem papel fundamental para ditar o ritmo frenético de ação. A cada nova dinâmica do jogo a música também muda e expõe todo o ótimo trabalho dos desenvolvedores.
Conteúdo e Replay
Speed Limit é, de certa forma, curto já que é possível acabar em menos de uma hora a campanha toda. No entanto, há conteúdos para serem desbloqueados como conquistas e artes na galeria.
Para desbloquear esses conteúdos você certamente terá que jogar mais de duas vezes a campanha. Há certas conquistas que só podem ser realizadas após liberar o modo Infinito.
O jogo não tem uma história. Ao iniciar o modo campanha, um homem maltrapilho esbarra no personagem principal e daí começa a aventura. Ao final você retorna a esse mesmo ponto iniciando uma nova empreitada.
O modo infinito se aproveita bem disso e cria um desafio para o jogador. Quantas vezes você consegue fazer o loop em sequência? É mais um desafio para aumentar o fator replay.
Conclusão
Em resumo, Speed Limit tem o foco em fazer o jogador aprender com seus erros e melhorar a cada nova rodada. É o tipo de jogo descompromissado que só quer ser divertido e isso ele faz muito bem.
A campanha curta não atrapalha o resultado final visto que esse não é o foco. Mas a quantidade pouca de conteúdo certamente é um ponto negativo.
A jogabilidade frenética e o ritmo empolgante faz o jogador perder a noção do tempo enquanto joga. Do mesmo modo, as decisões artísticas do jogo são muito bem escolhidas.
Se você está a procura de uma jogatina rápida e é apaixonado por jogos e filmes clássicos de ação, Speed Limit é a pedida certa para você.
*Key recebida para análise no Nintendo Switch