Two Point Hospital – Jumbo edition é um jogo de muito sucesso sobre gerenciamento de hospital. E acredite, cada hospital gerenciado aqui vai ser muito divertido e um diferente do outro. Entretanto, aguarde muitos problemas que vai caber a você jogador tomar a melhor decisão para resolver.
Essa edição saiu no dia 5 de março para Nintendo Switch, Playstation e Xbox, entretanto o lançamento já havia acontecido para PC. Ele foi desenvolvido pelo Two Point Studios e publicado pela Sega, vale lembrar que ele está disponível com o idioma português.
O Humor
Como falar desse jogo e não citar o Humor? Pois bem, esse é o motivo por eu começar por ele. Se você busca algo para se descontrair, temos aqui uma ótima opção.
O humor é encontrado em cada doença visual, pois não são todas que são visuais, mas vamos começar com a doença Pobrestar. Visualmente, os infectados com esta doença tem a aparência da figura clássica de Freddie Mercury. Eles ficam com o look completo, como as roupas, o bigode e até pelas animações que envolvem segurar um microfone enquanto canta.
Além disso, não são só as doenças que acabam por ser engraçada, mas tudo o que envolve o hospital. Por exemplo, a máquina que remove a doença Clarão. Para entender melhor, essa doença faz com que as pessoas fiquem com uma lampada no lugar da cabeça. Logo, a máquina vai desrosquear a lampada e colocar uma cabeça nova no lugar.
Aliás, até os funcionários têm situações engraçadas, como do Zelador correndo atrás do fantasma. Two Point Hospital com certeza vai te agradar se quiser dar boas risadas e desligar um pouco de nossa realidade.

No Hospital
Em cada fase do jogo, temos um espaço para construir 0 hospital. Esses terrenos têm um formato e tamanho variados, e caso você ache pequeno ainda existe a opção de comprar outros terrenos para o aumentar o espaço de atendimento.
Primeiramente, para iniciar o jogo, é necessário ter uma atendente e um local reservado para o atendimento. Logo após isso o jogador terá uma variedade de salas, itens e funcionários para colocar no hospital.
Cada sala tem um propósito, então se você precisa de um local para psicologo, há uma sala própria para isso. Além disso, alguns delas precisam ser preenchidas por médicos, tal como um consultório geral, ou uma enfermeira, caso de farmácia e enfermaria. Todavia, muitas vezes o funcionário tem que ter alguma característica/conhecimento para fazer determinada função.
Vamos exemplificar esse conhecimento com o funcionário zelador. Alguns têm capacidade de espantar os fantasmas de pessoas que morreram no hospital, enquanto que outros não. Então, é preciso contratar um zelador com esta característica, se não quiser ver seus pacientes fugindo dos fantasmas. Porém, lembre-se que, quanto mais conhecimento um funcionário tem, mais caro ele será, mas também poderá atuar em várias funções, ou seja, tem mais utilidade para o hospital.
Ainda sobre os conhecimentos, podemos treinar pessoas que não tenham determinado conhecimento. Para isso, basta ter um funcionário para ensinar e outro para aprender. Isso é interessante porque permite uma evolução dos profissionais, que podem até exigir um aumento salarial por estarem avançando na carreira. Todavia, como responsável por administrar, temos a opção de negar, o que pode ser aceito pelo funcionário, ou gerar revolta.
Salas e dinheiro
Sobre as salas, nem sempre todas vão estar liberadas para construção, já que muitas dependem da realização de pesquisa na área antes de poder usar. Outras, você libera conforme avança pelas fases do jogo.

A progressão acontece através de objetivos que você deve alcançar, por exemplo, atender 100 pacientes ou curar 10 pessoas com a doença Clarão. Além disso, temos inspeções anuais que podem nos dar prêmios em dinheiro. Sinceramente, fiquei bem mais feliz pelo reconhecimento de estar entre os melhores do que pelo dinheiro em si.

Ainda em relação ao dinheiro, podemos controlar o valor das consultas, salários e o quanto vamos gastar em nosso hospital. Todavia, gerenciar as finanças de um hospital não vai ser fácil e em situações que ficamos no vermelho, podemos fazer um empréstimo.
Lembrem-se de que agradar o paciente é importante. Certamente, você eventualmente terá filas de espera gigantes. Logo, é necessário ter um local para seus pacientes sentarem, bem como formas de passar o tempo, como ler uma revista, e ainda ter onde comer quando estiverem com fome. Como podemos ver, temos vários detalhes para pensar e resolver.
O gerenciamento aqui vai desde construir o hospital até lidar com funcionários e clientes. Com isso, é fácil ver que Two Point Hospital tem uma complexidade que vai aumentando a cada nova fase, pois novas doenças vão sendo liberadas, mas também vai crescendo sua experiência em como lidar com situações e sua vontade de experimentar as novidades que chegam.
A Inovação
A temática de Hospital em jogos de gerenciamento não é novidade, e este tem uma grande inspiração no jogo Theme Hospital de Playstation 1. Além disso, muitos consideram Two Point Hospital até o seu sucessor espiritual.
E de fato, para mim que tenho Theme Hospital como jogo favorito da infância, a sensação ao fazer uma partida em ambos os jogos é a mesma.
É lógico que houve uma modernização em relação à interface, que tornou o jogo muito mais convidativo. Além disso, o conteúdo é muito mais amplo, com inúmeras DLCs que agregaram na jogatina e tornam a experiência muito mais satisfatória e única.
Como experimentei o mesmo jogo no PC e no Switch, devo informar que a versão do Switch é menos dinâmico. Os comandos demoram mais a serem executados e isso pode incomodar alguns jogadores. Portanto, este é um jogo que pede teclado e mouse para uma melhor experiência.
Interface simples e intuitiva
A arte e trilha sonora
Mesmo tendo 16 faixas, enquanto joguei não consegui reparar tanto no som, pois a atenção sempre estava em cuidar dos problemas que apareciam, o que me deu a sensação que as músicas não serem tão marcantes assim, mas isso é o comum em jogo de gerenciamento. Porém, pensando na parte sonora como um todo, o som emitido pelos personagens, máquinas e ambientes são extremamente bem humorados o que dão um ar bem-humorado. Afinal, fazer uma cirurgia para tirar a doença do ‘Clarão’, removendo a cabeça atual e adicionando uma nova, vai te fazer rir pela combinação sonora e visual.
E é esse tipo de situação que você vai encontrar a todo momento no jogo. Cada doença vai ter uma identidade visual única, que vai ter uma máquina de cura também única, com uma animação que pode fazer rir sem parar por um bom tempo.
Fora isso, a customização do hospital é muito grande, e todos os itens são muito bem feitos e diferenciados. Logo, montar cada pequena parte do nosso hospital traz uma evidente satisfação. Pois, além da variedade e beleza, as possibilidades são tantas que podemos deixar o prédio do jeitinho que queremos.
DLCs
Nesta edição Jumbo, temos 4 expansões e 2 pacotes de itens. Ao todo, serão 27 hospitais e 189 doenças.
Pacote de itens Retro: adiciona 26 itens retros para você adicionar ao hospital. Por exemplo: vitrola, toca disco e uma mesa de pinball.
Pacote de itens de exibição: adicionam vários itens para tornar o hospital mais bonitos, em sua maioria são esculturas. Por exemplo: escultura de dinossauro e até um porco voador com foguete.
Expansão Off The Grid: aqui o sucesso de seu hospital também dependerá da parte ecológica. Com a adição de 3 novos locais, 35 novas doenças e 3 novas máquinas de cura. Algumas doenças que vão aparecer: Nariz de Raiz ou Dedos Verdes.
Expansão Close Encounters: hora de lidar com conspirações, instalações secretas e descobrir um mundo um pouco diferente do normal. Com a adição de 3 novos locais, 34 novas doenças 3 novas máquinas de cura. Aguarde por doenças como Fricção Científica e Extraterrestrite.
Expansão Pebberley Island: a busca pela vida eterna é nosso objetivo, para isso devemos encontrar a fonte responsável pela água que desafiará a morte. Com a adição de 3 novos locais, 34 novas doenças e novas máquinas de curas.
Expansão Bigfoot: no ambiente de montanhas com neve, teremos que cuidar de novos tipos de doenças pedidas pelo Sr. Yeti. Com a adição de 3 novos locais, 34 novas doenças 3 novas máquinas de cura. Aguarde por doenças como Ombro Frio, Gripe do Bardo e Aurora Surrealis.
Conclusão
Two Point Hospital têm todas as características para prender o jogador que ama jogos de gerenciamento. Com o seu humor, variedade de opções de construção e o incremento de sempre ter alguma sala/doença nova para se explorar em cada hospital, concluir cada fase se torna extremamente prazeroso e a busca por querer melhorar cada vez mais cada hospital será constante.
Devo confessar que jogar Two Point Hospital em tempos de COVID foi uma mistura de sensações também. Pois, apesar do humor do jogo e toda mecânica prazerosa, várias vezes que o hospital estava cheio me peguei pensando em nossa realidade. Querer achar uma solução e cura muitas vezes parecia apenas resolver o desafio para fase, outras eu pensava se poderia na nossa realidade ter alguma solução parecida.
Logo, apesar de não ser um jogo reflexivo, eu tive em vários momentos a sensação que poderia estar ajudando pessoas e isso me tirou a ansiedade.
* Chave cedida para análise
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