Se você nasceu nos inicio dos anos 90 com certeza já assistiu ou pelo menos ouvir falar em Yu-Gi-Oh. O anime japonês da Toei é baseada na série de mangá Yu-Gi-Oh, escrita por Kazuki Takahashi.
A premissa é básica: Um mundo onde o jogo de cartas de Monstros de Duelo é amado por todos e basicamente é o caminho para resolver qualquer conflito. Ou seja, está com raiva ou quer conquistar um império? “É Hora do Duelo!”. Com vários arcos e histórias já criados, a série ainda tem bastante relevância, mas muitos ainda gostam e se apegam ao arco original “Duel Monsters”, envolvendo Yugi Muto e seus amigos.
Dezenas de games baseados na série já foram criados em muitas plataformas. Um dos mais amados e conhecidos é o clássico do PS1 Yu-Gi-Oh! Forbidden Memories. Mas hoje o assunto é Yu-Gi-Oh! Legacy of the Duelist: Link Evolution, game disponível para Nintendo Switch, PC, PS4 e Xbox One.
Primeiro é importante esclarecer que “Yu-Gi-Oh! Legacy of the Duelist: Link Evolution”, desenvolvido e lançado pela Konami em Março de 2020, é basicamente uma versão maior e melhorada do jogo de 2015 “Yu-Gi-Oh! Legacy of the Duelist”. Então, mesmo tendo quase o mesmo nome e sendo parecidos, não se confunda, pois, estamos tratando de Link Evolution.
O Jogo
A campanha do game é completamente Single Player e não vai trazer nenhum tipo de CG ou animação. A história é toda contada por textos acompanhado de imagens dos personagens em questão, com o cenário onde eles supostamente estariam ao fundo. Sendo assim, não há exploração, tudo se resume a duelar.
Algo notável é que o game contém todos os arcos da série até o momento. Além disso, você pode escolher por onde começar: Duel Monsters, GX, 5D’s, Zexal, Arc-V e VRAINS. Dessa forma, fatalmente, vai duelar com todos os personagens que tem alguma relevância na história, utilizando todo o tipo de invocações de monstros, desde as normais até as Link.

Mas não se preocupe se você está habituado apenas as primeiras mecânicas e temporadas de duelo. O primeiro duelo de cada uma das sagas vai servir como um tutorial para aprender a utilizar um novo tipo de monstro incluído. Por exemplo, no primeiro duelo de 5D’s, o jogo lhe força a fazer determinadas ações, onde você aprende sobre invocação de monstros Synchro, apenas então será liberado o segundo duelo desta fase.
Entretanto, se ainda sentir necessidade, há tutoriais ensinando a fazer várias jogadas e para o aprendizado das invocações, ajudando iniciantes e aperfeiçoando técnicas de duelo dos mais experientes.
Temos ainda o Duelist Challenges. Aqui reencontramos os duelistas que já derrotamos na campanha, contudo, eles estão usando decks mais fortes e consistentes. Neste modo é mais fácil conseguir cartas melhores como recompensa por vitórias. Outro diferecial do jogo é a possibilidade de escolher duelar usando o deck que estamos montando ou então usar o deck do personagem da história.
Todos os duelos nestes modos seguem a regras do TCG (Trading Card Games).
Multiplayer
O modo multiplayer traz duelos amigáveis e rankeados, onde você deverá utilizar os seus decks. Além deste modo tradicional, existe o Battle Pack, que conta com duas variantes: Sealed Play e Draft Play. No primeiro, você abre um dos Battle Packs disponíveis com o dinheiro do jogo e duela utilizando somente esse deck aleatório que acabou de ganhar.
Já no Draft, você escolhe um dos BP e ao abrir, há a possibilidade de escolher as cartas que quiser, descartando o restante. Na sequência aparecem outras e você repete esta ação até formar o seu deck. Seu objetivo é completar 5 duelos e ganhar essas cartas para utilizar em partidas amigáveis ou rankeadas.
Jogando no Xbox, quase não tive problemas para encontrar adversários, em diferentes horários. Algumas poucas vezes precisei aguardar cerca de 5 minutos para encontrar um duelista, mas no geral foi sempre rápido.
Infelizmente o jogo não conta com um cross-play, o que facilitaria muito a vida dos jogadores de todas as plataformas, já que há relatos de problemas para encontrar partidas na PSN e às vezes até na Steam. A Konami deveria trabalhar neste sentido para facilitar e fidelizar seus jogadores, já que é frustrante ter que aguardar demais por uma partida.
Card Shop e Deck Edit

Em Yu-Gi-Oh! Legacy of the Duelist: Link Evolution, é preciso comprar boosters para obter novas cartas, além daquelas ganhas em duelos na campanha.
Para isso contamos com um Card Shop e utilizamos o dinheiro do jogo, adquirido duelando em todos os modos. Cada booster vem com 8 cartas aleatórias e que tenham a ver com a saga do personagem e o deck do mesmo. Por exemplo, nos de Kaiba você pode receber cartas Dragão e outras relacionadas a primeira fase da série.
Normalmente esse sistema pode ser frustrante, porém os desenvolvedores ficaram atentos a isso, já que é relativamente fácil acumular uma boa quantidade desse “dinheiro”. Sendo assim, você consegue comprar dezenas desses boosters rapidamente até conseguir a carta desejada. Eles ficam disponíveis após derrotar este personagem no modo campanha.

Em Deck Edit você faz todas as alterações em seu deck, pode montar o side e o extra deck, podendo verificar com calma os efeitos de cada uma das cartas. Lembrando que o deck deve ter entre 40 e 60 cartas e o side e extra até 15.
Aspectos Técnicos
O game conta com poucas animações ao invocar certos monstros icônicos, mas elas não são muito boas. Já o restante do jogo conta com um visual bem agradável. Tudo com cores bem vivas e que, assim como com as cartas de TGC, facilitam a identificação do tipo de carta que é – monstro, armadilha, mágica .
Os personagens quando aparecem para suas “falas” fazem bater aquele saudosismo de quem assistiu a série. Além disso os loadings do fame são bem rápidos.
Dentro do proposta do game, que é de foco nos duelos, não há muitas críticas, o campo de duelo tem um visual agradável e é bem fácil ler o efeito das cartas. Quando coloca o cursor sobre uma das cartas em sua mão durante o duelo ela fica ampliada ao lado para ler um eventual efeito, e caso queira, você ainda tem a opção de que ele ocupe toda a tela.
O ponto negativo é a trilha sonora. As músicas que tocam durante os duelo são ruins e podem até acabar te desconcentrando. Entretanto, vale salientar que é possível silencia-las.
É possível dar zoom em uma carta para ler seu efeito. O grande pecado de Yu-Gi-Oh! Legacy of the Duelist: Link Evolution é a falta da localização para português. É um tanto quanto estranho, já que a Konami é uma empresa que olha com atenção para o mercado Sulamericano e Brasileiro. Basta olhar para o game de futebol PES, que conta com várias parcerias e licenças exclusivas de equipes locais.
Mesmo falando apenas em Yu-Gi-Oh, a empresa lança todas suas cartas do TCG em Português, conta com a linguagem em seu site oficial. Não fosse o bastante, temos um game mobile muito popular, Yu-Gi-Oh Duel Links!, totalmente traduzido.
Conclusão
Se você é fã da série e de jogos de cartas e deseja um Yu-Gi-Oh bem atualizado, Yu-Gi-Oh! Legacy of the Duelist: Link Evolution é a pedida certa. O jogo já conta com mais de 10 mil cartas e vem sendo atualizado de acordo com as regras do TCG e até com as cartas momentaneamente proibidas em duelos oficiais.
Mas mesmo para quem é um novato da série e quer aprender a jogar, este deve ser a sua escolha. O jogo possui diversos tutoriais, sendo bem fácil de entender todas as várias mecânicas de jogo.
Pode parecer um jogo relativamente simples, com seus erros e acertos, nas com certeza é um ótimo Yu-Gi-Oh, talvez um dos melhores. Divertido e que faz com que queira jogar mais e mais para poder melhorar o seu deck e enfrentar mais duelistas online.
Sempre fiquei na dúvida em se valia a pena comprar. é muito bom saber que o jogo tem se atualizado conforme as regras do TCG e como tenho xbox vou conseguir jogar online,