Introdução
Minit fun Racer é um jogo feito por apenas quatro pessoas, sendo que a Devolver Digital ficou encarregada pela distribuição. No entanto, o grande destaque do jogo está em seu objetivo, que vai além de divertir quem joga: doar todo o dinheiro arrecadado com as vendas.
A obra lançou no dia 18 de fevereiro de 2021 na plataforma Steam e oferece uma jornada curta, mas carismática. É nítido o carinho que os desenvolvedores colocaram nesse projeto que, apesar de simples, é muito bem produzido.
Gameplay
Jogar Minit fun Racer é bem tranquilo e gostoso, pois se trata de um game side scrolling (aqueles em que a câmera anda para o lado e o personagem tem que acompanhar) onde os comandos são responsivos e a dificuldade é desafiadora.
Além disso, é importante destacar que existe uma pitada do gênero roguelike na obra. É necessário morrer ou completar a fase para conseguir upgrades que facilitam a próxima partida.
Os principais elementos que tornam Minit fun Racer divertido e desafiador são o limite de tempo e as melhorias. O tempo pressiona o jogador a tomar decisões rápidas sobre qual caminho seguir. E por meio da evolução das habilidades tornamos isso mais fácil.
Para conseguir mais tempo e continuar progredindo, o jogador precisa pegar as moedas que estão dispersas pelo mapa. Além de dar mais tempo de corrida, as moedas permitem que o jogador compre as melhorias. Mas isso não é tão simples quanto parece, já que elas podem estar muito próximas de obstáculos e você corre o risco de morrer se tentar pegá-las.
As habilidades que evoluímos, por sua vez, servem para facilitar nossa corrida até a linha de chegada. Afinal, elas dão mais resistência ao personagem principal, deixa mais fácil pegar as moedas, liberam novos movimentos, entre outras coisas que ajudam alcançar o objetivo.
Apesar de ser um jogo curto, ele é infinito, pois, chegar ao final é considerado apenas uma volta. Portanto, é possível continuar para a segunda, terceira, quarta… até onde conseguir! E para te ajudar em todo o percurso, existem desafios que dão recompensa em dinheiro quando completados.

Carinho
Não é possível falar em Minit fun Racer sem comentar sobre esse tema. Afinal, o jogo foi feito para ajudar o próximo e isso é algo muito legal!
É facil de enxergar esse carinho no jogo. Nos personagens que o compõe, nas brincadeiras presentes nos textos e, principalmente, no desenvolvimento. Eles se preocuparam em entregar algo bem feito para quem faz uma boa ação.
Além de tudo, o jogo é acessível para todos, o que conversa diretamente com o seu objetivo: qualquer um que doar, conseguirá jogar e não terá problemas. Não encontrei nenhum bug enquanto joguei. Todo o jogo conversa e responde aos comandos do jogador muito bem.

Arte e Som
Como é possível ver através das imagens, o jogo possui uma arte muito simples, porém carismática e bonita. Através de uma pixel art preta e branca, eles conseguiram construir cenários divertidos e que são gerados aleatoriamente a cada nova corrida.
Os desenvolvedores fizeram um ótimo trabalho para adicionar amor ao jogo. As animações simples e objetivas conseguem passar isso com carisma, junto com alguns personagens presentes na obra. Este é o ponto mais forte no game!
Já no quesito sonoro, traz uma trilha em 8-bits muito boa e contagiante. Os efeitos também são simples, porém funcionais. No geral, é muito agradável o resultado da união da arte gráfica e sonora da obra.

Conclusão
Se considerarmos que muitas doações são feitas sem esperar receber algo em troca, a opção de poder doar, ajudar o próximo e ainda ganhar um jogo como Minit Fun Racer é muito boa! É possível escolher entre 3 preços de contribuição, assim cada doador pode optar pelo que melhor cabe no bolso.
Por isso, não devemos encarar esta obra como as outras, pois eles encontraram uma forma de fazer o bem para os dois lados: quem doa e quem recebe a doação. Portanto, o jogo é muito divertido e agradável, com nível de dificuldade ajustada para que todos possam desfrutar. Apesar de simples, ele entrega sua proposta com excelência e merece a sua atenção.
*Chave concedida para análise