Introdução
O ano é 1993. Street Fighter e Mortal Kombat consolidaram o gênero de jogos de luta. Como competir com dois grandes pesos da época? SNK já tinha Fatal Fury, mas precisava de algo mais. Com essa ideia, surgiu Samurai Shodown (ou Samurai Spirits, dependendo de que lado do mundo você esteja). Um jogo de luta diferente do que existia até então. Os personagens usavam espadas, facas, cachorro, águia e um monte de outras armas.
Essa franquia, que nasceu lá na primeira metade dos anos 90, retorna em 2019. Uma vantagem de Samurai Shodown, é a de ter aprendido com os erros de King of Fighters XIV, também da SNK. Mudou o motor gráfico e trouxe um jogo novo e velho ao mesmo tempo. Como? Segue a análise.
Samurai Shodown lançado em 25/06/2019, disponível para PlayStation 4, Nintendo Switch, Google Stadia, Microsoft Windows, Arcade, Xbox One e agora também para o Xbox Series.
Por que fazer análise da Season 3?
Assim como Street Fighter V, Samurai Shodown ganhou mudanças e inovações. Não somente na jogabilidade, mas também ganhou melhorias gráficas para os consoles da Microsoft da atual geração. Por isso, vamos comentar sobre essas mudanças.
Embrace Death
Samurai Shodown é um jogo de luta 1X1 feito pela SNK. Apesar de não focar na violência, o jogo contém muito gore. Então, prepare-se para ver uma boa quantia de sangue na tela. Ainda que seja bonito, tem poucas opções para jogatina offline. Possui os modos básicos como HISTÓRIA, VERSUS, ONLINE, etc.
A grande diferença mesmo em relação a outros jogos de luta é que Samurai Shodown possui um sistema em que o jogador enfrenta “fantasmas” de outros jogadores. Infelizmente, esse sistema não dá um desafio interessante. Nesse modo, você basicamente enfrenta um boneco sem muita ação que supostamente teria as informações (táticas, estilo de jogo) de outra pessoa. Mas, é apenas um boneco sem inteligência artificial para um combate.
Por se tratar de um reboot, o jogo tenta resgatar traços marcantes da saga. Assim, tenta combinar elementos que foram bem recebidos pelo público durante seu tempo de vida. Dessa forma, é um jogo novo, mas também velho. Ele traz coisas boas do passado criando um jogo diferente e bem agradável de jogar.

O espírito de Samurai
Jogos de luta têm a fama de possuírem uma jogabilidade complexa com muitos comandos. Porém, este não é o caso de Samurai Shodown. Em primeiro lugar, ele tem poucos golpes e comandos especiais. Em segundo lugar, não é um jogo de combos extensos. E, por fim, não tem diversas mecânicas que podem confundir os menos experientes em Fighting games. Por outro lado, o jogador deve ser bem cauteloso nas partidas, uma vez que, um erro pode lhe custar a vitória.
Os controles são fáceis de aprender. Posso dizer que a dificuldade da jogabilidade de Samurai Shodown está mais relacionada a ler seu adversário do que realizar os movimentos. O que é muito bom para um jogo de luta, afinal toda ação no jogo tem seu risco e recompensa. Por exemplo: o botão de espada forte é o que provoca mais dado ao adversário. Entretanto, é o golpe básico mais lento para todos os personagens. Dessa forma, fica fácil de defender e contra-atacar.
As lutas são baseadas em atingir golpes precisos. Pois, quanto maior a precisão dos golpes, maior será o dano. Ainda que Samurai Shodown possua uma jogabilidade de fácil aprendizado, não lhe falta profundidade. Um grande exemplo disso é o movimento de desarme, uma técnica com uma janela pequena de acerto, mas se executada no momento que o golpe do oponente iria te acertar, consegue arrancar sua arma, o que dá uma grande vantagem a você.
As lutas podem ter revezes bruscos caso cometa algum erro. Tudo vai depender da situação e como ela é aproveitada.
Canção da morte
Não há defeitos na parte sonora do jogo, pois consegue transmitir toda aquela ambientação do Japão antigo e combinam bem com as lutas. Resultando assim em músicas adequadas para o jogo, mas que são, ao mesmo tempo, bem gostosas de ouvir.
A qualidade do som não fica apenas nas músicas. Mas também, nos efeitos sonoros. Os sons de colisão de espadas, explosões e cortes passam a sensação ao jogador de que ele está no meio de uma luta intensa, em que sua vida está em jogo.
Arte da Luta
Samurai Shodown foi feito na Unreal Engine 4. Depois dos problemas em usar um motor gráfico próprio, a desenvolvedora resolveu usar uma engine já consolidada no mercado. Os personagens ficaram mais bonitos e a movimentação bem fluída.
Lembra de que comentamos para estar preparado para muito sangue? Então, o jogo não é um Mortal Kombat, mas você verá muito sangue durante as lutas. A diferença é que ele desaparece com o tempo. Mas, dependendo de como o golpe acerta o adversário, seu personagem ficará todo sujo de sangue. E os especiais são bem parecidos com Fatalities. Dependendo de como derrota o inimigo, você pode parti-lo ao meio ou até criar uma chuva de sangue.
A nova técnica
Jogos de luta precisam de renovação. Por esse motivo, as temporadas trazem mudanças nos golpes, sistemas de batalha e assim por diante. Como resultado, o jogo fica mais divertido e com novas possibilidades.
Na Season 3, houve a implementação da mecânica Guard Crush. Essa adição ao jogo serve para evitar que os jogadores fiquem muito na defensiva esperando o erro do adversário. Isso significa que se você defende bastante apenas esperando o momento certo de atacar, terá como resultado sua defesa quebrada e poderá levar um dano muito alto.
Esta temporada ainda promete mais quatro personagens. A primeira é Cham Cham, estreante em Samurai Shodown 2 em 1994, próxima é Hibiki e mais dois ainda não revelados. A única certeza é que o quarto personagem será um convidado da série Guilty Gear.
Ainda é necessário afiar a espada
Samurai Shodown possui várias qualidades. Entretanto, não quer dizer que não precise melhorar. Dada a atual situação de pandemia mundial, Fighting games precisam de um bom netcode para evitar lentidão e até mesmo quedas nas partidas. Por isso, a comunidade acredita ser melhor o netcode Rollback. Em poucas palavras, significa que o jogo antecipa alguns frames para evitar que a partida trave. A SNK já adotou em seus jogos e já tem projeto para instaurar no próximo King of Fighters.
Infelizmente, a maior base dos jogadores de Samurai Shodown está no PS4. Talvez, isso tenha influenciado não encontrarmos partidas. Porém, isso pode mudar, pois o jogo está em lançamento para a nova geração de consoles. Assim, mais pessoas ainda irão comprar. Um crossplay fez falta aqui, pois isso poderia dar o impulso necessárioo para aumentar a quantidade de jogadores.
O jogo também carece de mais modos single-player. Apesar de ter cumprido o básico para o tipo de jogo, faltou algo diferente. Uma sugestão que eu daria seria um modo de jogo em que houvesse desafios de batalha em que os jogadores pudessem praticar mais coisas padrões do jogo. Assim, o jogador poderia treinar execução do comando que desarma o adversário, por exemplo. Lembrando que até Puyo Puyo Champions fez uma atualização nessa linha para que os jogadores novos treinassem formas de executar combos no Puzzle.
Há vários momentos na partida em que a tela é “cortada”, perdão com o trocadilho involuntário. Porque, ao realizar golpes especiais, podem ocorrer algumas falhas na transição de cena e dá essa impressão de corte. Este é um problema conhecido como screen tearing. Não é nada muito grave ou frequente, porém, pode incomodar.

Conclusão
Samurai Shodown é um excelente jogo de luta. O retorno da série em 2019 trouxe a sua essência de batalhas com uma roupagem nova. Um jogo que agrada tanto veteranos na série como novatos por conseguir juntar simplicidade e profundidade em um gameplay.
*Análise realizada em XBOX Series S com chave cedida