Introdução
Nós somos as Crystal Gems, nós sempre salvamos o dia! Assim como na animação, Steven Universe chega para salvar o mundo em Unleash the Light!
Lançado em 19 de fevereiro de 2021 para Switch, PC PS4 e XONE, ele foi desenvolvido pela Grumpyface Studios e publicado pela divisão de games do Cartoon Network!
Nós somos as Crystal Gems!
Voltado para os fãs da animação, Steven Universe: Unleash the Light conta uma história após o fim do clássico desenho.
O universo está em paz, as Diamonds desistiram de conquistar todas as gems (e o planeta Terra) e Steven está lentamente aceitando todas as revelações sobre sua própria natureza.
Entretanto, o processo de instaurar um sistema pacífico e convencer as gems de que elas não são mais escravas leva tempo. Principalmente quando duas delas ainda se recusam: Pyrope e Demantoid.
Duas gems que possuem seus próprios Prismas e que tem uma ideia diferente para a Era 3. Instaurada por Steven, todas as gems estão livres para fazer o que quiserem.
Pyrope e Demantoid aproveitam esse momento de caos para iniciarem sua própria colônia. Elas concordam com Steven que as Diamonds não devem mais governar. Mas, em vez de liberdade, elas acreditam que devem ser as novas conquistadoras do universo.
Cabe a Steven e às Crystal Gems o trabalho de ir atrás das duas e convencê-las a desistir desse plano, pacificamente. Mas, nem sempre as gems estão dispostas a ouvir.
No melhor estilo Steven Universe, você deve se aventurar pelas colônias, liberar as gems e inaugurar de vez a pacífica Era 3.

Mais forte que você!
Unleash the Light é um RPG com uma gameplay variada e que nunca enjoa.
Seu objetivo na história é confiscar os prismas da Pyrope e da Demantoid. Porém, o castelo das duas está bloqueado por uma parede arco-íris. Para ultrapassa-la, você precisa coletar as chaves arco-íris.
Para coletar as chaves, Steven e as Crystal Gems devem viajar pelas colônias de Pyrope e Demantoid.
No total são 3 planetas e o castelo, cada um deles com suas próprias fases. Dentro delas, você irá encontrar diversos inimigos.
E é aí que está o único defeito de Unleash the Light: ao encontrar os inimigos durante a exploração, você não tem a opção de fugir da batalha.
Por isso, na hora de lutar, você deve calcular bem as mecânicas. As batalhas são em turno, ou seja, você e o inimigo tem sua própria rodada para atacar.
No caso da party de Steven, você possui uma certa quantidade de estrelas para seus ataques. É muito importante que você saiba calcular os ataques e ações!
O jogo disponibiliza diversos itens para facilitar suas rodadas. Itens que aumentam suas estrelas, ataque e defesa. Itens de cura e até para reviver um membro da party.
Na hora de atacar, você terá marcadores nos inimigos. O jogador deverá acertar o timing para conseguir um ‘perfect’ e assim atacar com tudo! Ele vem no formato de uma estrela no chão. No momento em que ela fica roxa, é quando você ataca!
Alguns personagens, como Lapis e Bismuth, possuem seus próprios marcadores, mudando a dinâmica da batalha.
Na hora de defender, o esquema é o mesmo. Você tem que ficar de olho no timing certo, pois um aperto de botão em falso vai te custar muitos pontos de vida.

Perfect!
Conforme você acumula os ‘perfect’, uma barra no canto inferior vai enchendo. Quando estiver cheia, ela ativa habilidades especiais.
Você começa com uma de cura, mas conforme vai subindo de nível, novas habilidades são desbloqueadas. E não apenas isso, como fusões também passam a ficar disponíveis.
E por falar em subir de nível, cada batalha te dá uma quantidade de experiência. A cada novo nível, você ganha um ponto para gastar na árvore de habilidades dos personagens.
Cada Crystal Gem possui duas árvores com um foco diferente. Normalmente, uma é mais de ataque enquanto a outra foca nas habilidades passivas e nos atributos de defesa.
Vamos explorar!
Na hora da exploração, cada mapa é até relativamente pequeno. Alguns terão áreas escondidas, baús de tesouro, chaves coloridas que desbloqueiam novas áreas e até mesmo a famosa lojinha para comprar itens.
Todas as colônias possuem fases especiais. Você pode explorar para conseguir mais tesouros, comprar mais itens e até pegar sidequests.
E não acaba por aí! Alguns mapas possuem puzzles que você precisa resolver para conseguir avançar.
São todos do mesmo tipo, mas alguns são mais difíceis que outros. Você tem torres que refletem luz em uma certa direção e seu objetivo é refletir a luz da cor certa no pedestal triangular.

Novas mecânicas com o Steven
Ufa! Acho que listei todas as mecâ-não pera! Além de tudo isso, para adicionar ainda mais ao elemento RPG de Unleash the Light, também é preciso equipar itens que melhoram seu status!
O mais legal de todas essas mecânicas é que elas são extremamente Steven Universe! Os itens de suporte são objetos da animação, por exemplo, o ukulele de Steven.
E se você quiser, pode até mesmo personalizar a aparência dos personagens! Ao coletar gems de cores específicas, existe a possibilidade craftar visuais consagrados do desenho.
Você pode achar que juntar tantas mecânicas assim resultaria em algo caótico. Porém, neste jogo isso funciona muito bem!
O jeito com que ele transforma os elementos de RPG em algo com o estilo de Steven Universe deixa tudo com cara de novo!
Arte e trilha sonora
Na parte visual, o jogo não te decepciona! Embora seus gráficos sejam simples e a arte dos personagens seja feita com cores chapadas, a essência ainda é a mesma.
Todos os cenários são muito coloridos. O design das novas gems é único e cheio de personalidade. Até mesmo personagens não tão importantes, têm sua própria individualidade.
E para quem assistiu o desenho em inglês, o elenco de dubladores original retornam para os seus papéis. Nem todas as cutscenes possuem dublagem, mas as que tem são lindamente executadas.
Sem dúvidas, uma das melhores coisas de Steven Universe é sua trilha sonora! Infelizmente, nenhum personagem tem um número musical em Unleash the Light. Porém, a trilha sonora de cada colônia ainda chama muita atenção!
Ela possui a essência verdadeira que os fãs da animação tanto amam.

Liberte a luz!
No melhor estilo Steven Universe, Unleash the Light é um presente para os fãs da animação. Quem acompanhou esses personagens, certamente vai se divertir!
E quem não tem muito contato, os elementos de RPG e as mecânicas de exploração certamente são um ponto positivo para o jogo.
*Chave cedida para análise.
Gostou da análise? O Garota no Controle tem muito mais!