Introdução
Com cada vez mais jogos sendo lançados todos os anos, as empresas precisam sempre de algo diferente para chamar a atenção e criar hype para o seu produto.
Em resumo, a prática mais comum é a construção do hype nos jogadores para que eles obtenham aquele produto o mais rápido possível. Assim sendo, através de trailers e conversas com desenvolvedores, eles fazem ao máximo para que o jogo em questão seja o maior destaque. No entanto, como exatamente esse processo funciona?
O que é o hype?
A resposta é simples, hype é a expectativa criada. Ainda que a resposta seja de fácil entendimento, as consequências que esse sentimento causam no jogador são mais complexas.
Muitas vezes quando o jogador entra no hype que os trailers e a divulgação passam, ele sem perceber pode não ver o jogo da maneira que ele realmente é, vendo apenas aquela pequena camada incrível que o marketing está passando.
Trailers e marketing enganosos
É comum que a estrutura de um trailer seja feita com os melhores partes do jogo, seja momentos de ação ou de forte emoção. Esses são fatores que chamam a atenção e prendem imediatamente o jogador, fazendo com cresça nele a vontade de jogar. Quem nunca viu os famosos trailer de PUBG cheios de ação e explosões , e na verdade o jogo é um Battle Royale com a maioria do gameplay sendo lootear itens e alcançar uma posição de vantagem.
O grande problema, é quando os trailers de maneira proposital mostram um jogo totalmente diferente do que será lançado. Já tivemos casos de empresas como a Ubisoft, EA e recentemente CD Project Red fazendo essas práticas.
Na maioria das vezes o sistema acaba sendo o mesmo, mostrar um primeiro trailer espetacular, com gráficos incríveis e nas próximas apresentações ir diminuindo gradativamente os visuais ou até mesmo recursos do jogo.
Esse foi o caso de Cyberpunk 2077, que em seu primeiro trailer de gameplay, mostra um jogo com gráficos incríveis, densidade de população, mecânicas de jogabilidade como cutscenes em terceira pessoa, além de vastas opções para progredir em cada missão, coisas essas que foram removidas do jogo final.
Fator de alerta
Depois de todos esses anos com marketing enganosos, é possível identificar um grande fator de alerta que o desenvolvimento de um jogo não está andando como deveria. E quando esse problema começa a aparecer, deve-se ficar atento se aquele jogo não ira se tornar uma decepção.
O fator importante em questão é observar quando um jogo começa a remover mecânicas de gameplay. Além do já citado Cyberpunk, também temos o tão conhecido caso do primeiro Watch Dogs.
Sendo um jogo que em seu primeiro trailer de apresentação mostrou gráficos até então nunca vistos na época e mecânicas de gameplay inovadoras, com a promessa que tudo seria hackeável, além de um sistema de reputação que mudaria mediante nossas ações no jogo. Todos nós sabemos que nada disso estava na versão final, sendo algo mostrado nas divulgações apenas para estimular o hype dos jogadores.
Com isso em mente, é sempre importante observar em um trailer quando coisas muito inacreditáveis são apresentadas, seja em questão de gameplay como também de visuais.
Pré vendas
Outra parte importante que envolve o hype é a pré-compra. Quando vemos o quão maravilhoso um jogo promete ser, a primeira reação sempre é a mesma, olhar o preço e a data de lançamento.
Grande parte dos jogos hoje em dia entram em pré-venda muito tempo antes do jogo ser lançado. Só para exemplificar, esse foi o caso do Marvel’s SpiderMan, que podia ser adquirido de forma antecipada na época do anúncio, quando nem sabíamos ainda sobre o que a história se tratava.
Com isso em mente, quando fazemos uma pré-venda estamos dando o nosso dinheiro para uma promessa. Então estamos entregando nosso dinheiro para o produto que eles estão prometendo, independente se será ou não aquilo entregue. Ainda assim, por que isso é um problema?
Porque quando fazemos isso, aumentamos relativamente a chance de nos decepcionamos. A partir do momento que entregamos nosso dinheiro para um produto que ainda não temos em mãos, ficamos mesmo que de forma inconsciente, com altas expectativas, porque adicionamos valor naquele jogo.
Políticas de reembolso
Aqui entramos no pior cenário possível, quando fazemos a pré venda de um jogo que acaba sendo uma decepção. Sendo tanto por questão de não apresentar o prometido, como por problemas de desempenho.
Em lojas digitais, o sistema de reembolso costuma ser bem simples, com um limite de dias e horas para se testar o jogo em questão. Assim sendo, se ele não funcionar corretamente, pode ser feita a solicitação de devolução.
Porém em lojas físicas a situação costuma ser diferente. Com algumas políticas de lojas que se você abrir o lacre do jogo, ele não é mais elegível para reembolso.
Jogos em acesso antecipado
Embora os jogos em acesso antecipado sejam uma situação totalmente diferente, preciso falar um pouco sobre o que acontece nessa situação. Eles normalmente funcionam com um grande e magnífico trailer sendo lançado e a promessa que o então lançado alpha ou beta do jogo, no futuro, se tornará o mostrado na divulgação.
Mesmo sendo diferente dos jogos com trailer enganosos, aqui pode acontecer uma situação muito similar. Como o famoso caso do jogo The Stomping Land, que prometia ser um grandioso jogo de sobrevivência com dinossauros, porém acabou se revelando uma furada, quando o criador saiu do projeto com o dinheiro de todos da comunidade que o apoiavam.
Claro, esse foi o pior cenário possível acontecendo. Entretanto apenas deixa em ênfase mais uma vez que é preciso ficar atento a projetos que prometem ser grandiosos demais. Principalmente quando envolvem financiamento coletivo, o que adiciona ainda mais frustração quando o prometido não é entregue.
Conclusão
Todos os anos milhares de jogos são lançados, sendo eles com trailers magníficos e que prometem inovações gigantescas em todos os sentidos. No entanto é preciso ficarmos atentos se toda essa promessa não se passa de uma enganação, principalmente para que nós jogadores depositemos nosso hype e dinheiro em um produto que pode nunca ser o mostrado em seu marketing.