Introdução
Com o crescimento de jogos sendo lançados todos os anos, novas ideias sempre estão aparecendo, principalmente em meio aos games indie. Entretanto, o grande destaque tanto em premiações, como o interesse do público fica nas grandes franquias e suas mecânicas de inovação.
Após um grande lançamento inovador na indústria, é tendência logo em seguida ver diversos outros títulos seguindo essa linha. Para exemplificar, temos o caso de PUBG, que após estourar com o gênero battle royale, inspirou outros jogos a seguirem esta linha, como o próprio Fortnite.
No entanto, com o grande número de lançamentos do mesmo gênero, a até então inovação acaba saturando. Sendo assim, até as novidades aclamadas e elogiadas, acabam cansando. Com isso, mesmo que um game interessante apareça, por ele seguir a temática repetida, a obra pode acabar não recebendo o destaque devido. Situação essa que aconteceu com The Messenger, por ter chegado em tempos que jogos plataforma indie estavam em alta, com vários lançamentos neste estilo. Entretanto, como um título consegue ganhar destaque e inovar?
O nascimento de uma inovação
Além de gêneros inovadores, também temos casos em que um jogo apresenta uma mecânica que será usada por varias obras lançadas posteriormente. Para exemplificar, Batman Arkham asylum. Originalmente lançado em 2009, a história do homem morcego apresentou novidades em seu sistema de combate, sendo assim focados em ataques e contra ataques fluidos, o que torna as lutas rápidas e simples de serem finalizadas. Essa inovação não demorou muito para aparecer em outros jogos, como Sleeping Dogs e Shadow of Mordor.
Com isso podemos identificar o padrão quando um game inova, e esse sistema faz grande sucesso entre o público, outros títulos irão tentar adaptar essas mecânicas para aperfeiçoar o seu projeto ou até mesmo surfar na tendência.
A temática zumbi é um exemplo claro disso, após jogos de sucesso como The Walking Dead e The Last of Us, a indústria ficou saturada com diversos jogos seguindo esse padrão. No entanto, existe uma maneira de fugir disso?
Evolução do preestabelecido
Após a explosão de sucesso de uma mecânica de gameplay ou gênero, é inevitável a repetição dessa fórmula em outros jogos.
Sendo assim, para as sequências fugirem disso, é preciso sempre estar melhorando suas próprias criações e focando em outros aspectos que irão manter o projeto em destaque. Um game que conseguiu fazer isso muito bem é o Fortnite. Embora ele tenha o já saturado sistema de Battle Royale, o jogo sempre adiciona em suas temporadas eventos temáticos. como por exemplo, o da Marvel, além de mudanças constantes em seu mapa, adicionando novos locais e novas formas de jogar. Com isso, mantendo a evolução natural do título.
Sendo assim, o jogo consegue se manter em destaque pela evolução em meio a um gênero que já estava saturado. Outra coisa que ajudou na popularidade, é o fato do jogo ser gratuito, o que torna o título acessível para mais jogadores.
A extinção do Season Pass
Aqui temos outro sistema que acabou virando uma tendência nos jogos multiplayer. As expansões gratuitas e um passe de conteúdo. Anteriormente, principalmente na franquia Call of Duty, era comum a divisão dos players por meio de DLCs pagos. Sendo assim, quem comprasse o Season Pass tinha acesso a novos mapas, armas e conteúdo cosmético. No entanto, isso acabava sendo um grande problema, pois quem acessava esse conteúdo pago em busca de mais opções de diversão, acabavam se deparando com salas vazias e frustrações por não conseguir jogar.
Com a chegada do Call of Duty Warzone, a franquia não poderia mais usar o sistema ultrapassado de novos conteúdos. Assim sendo, eles evoluíram para o modelo atual de expansões gratuitas e passe de batalha. Mudança essa que foi muito bem-vinda e aceita por grande parte dos jogadores.
Mudanças que não funcionaram
Entretanto, nem sempre uma tentativa de mudança no mundo dos games funciona como deveria. Citando ainda o caso da franquia do homem morcego, em Batman Arkham Knight o game falhou na tentativa de inovação. Por adicionar um tanque para ser pilotado por Gotham, esse sistema se tornou chato e cansativo, ofuscando em diversas vezes as partes de destaque do combate, por exemplo. Como citado anteriormente, o combate que Asylum estabeleceu, teve aqui sua maior evolução até então, porém acabou não tendo a importância devida, em consequência do uso excessivo do carro em batalhas.
No período antes do lançamento, foi criada uma grande expectativa ao redor dessa nova mecânica, com a promessa de ser uma inovação nível a do primeiro jogo. Porém, não foi isso que aconteceu. Quando finalmente chegou a hora de testar a prometida inovação, o jogador se depara com algo sem graça. O gameplay se resume apenas em perseguições com um tanque sem peso nenhum e a obrigatoriedade em forçar o player a usar o carro a todo momento, mesmo em situações que não faz sentido nenhum.
Para exemplificar, tem um momento no jogo que temos que invadir um shopping abandonado. No entanto, somos obrigados a usar o carro para entrar no local, algo que não faz sentido. Fica mais do que claro, que em Batman Arkham Knight, a desenvolvedora tentou criar a roda novamente e estabelecer uma mecânica que seria evoluída nos próximos jogos, algo que infelizmente não deu certo.
Patente de mecânicas
Aqui entramos em outro aspecto polêmico envolvendo inovações nos games. Quando a desenvolvedora cria um sistema no seu projeto, normalmente uma mecânica de gameplay nunca vista antes ou adaptada de uma forma muito boa, ela pode ir lá e patentear aquele sistema, impedindo assim que outros estúdios usem aquele mesmo recurso de jogabilidade em seus jogos.
A princípio, a ideia parece boa, para evitar assim cópias descaradas. Entretanto, temos casos em que o sistema patenteado abrange mecânicas com diversas formas de adaptação, não fazendo sentido ela ser trancada para uso apenas do estúdio.
Seguindo essa linha, temos o caso do sistema Nêmesis, presente nos jogos da série Shadow of Mordor e Shadow of War. Esse elemento de gameplay basicamente é uma hierarquia e aprendizado de IA que envolve a organização dos exércitos inimigos em fortalezas. Então o jogador deve ir matando os líderes um a um para conseguir informações de como invadir o local e domina-lo.
A mecânica foi patenteada recentemente, o que pode acabar prejudicando games que tenham um sistema minimamente similar, como futuros jogos RPGs da Ubisoft, por exemplo, que tinham mecânicas de jogabilidade assim, porém com caçadores de recompensa.
Conclusão
Inovações são essenciais no mundo dos jogos, é a forma mais prática de se fugir da saturação de gênero. Entretanto, no meio das tentativas de mudança, nem sempre temos algo inovador e muitas vezes vemos algo que não funciona. Sendo assim, podemos esperar para o futuro da indústria novas maneiras de inovar e ao decorrer do tempo ver a evolução natural desses sistemas. Isso se nenhum estúdio patentear primeiro é claro.