Introdução
Após anos de jogos focados em multiplayer com a franquia Star Wars, em 2019 a EA lançou Jedi Fallen Order. O jogo é ambientado no universo Star Wars, cinco anos após o Episódio III – A Vingança dos Sith, e conta a história de Cal Kestis, um jovem Padawan que está sendo perseguido pelo Império Galáctico enquanto tenta completar o seu treinamento e restaurar a Ordem Jedi.
Até então a trama parece não fugir do que esperamos desse universo fantástico e tem uma proposta interessante e promissora. Porém o problema é que ela se passa no cânon das histórias principais da franquia. Sendo assim, um conhecedor intermediário da saga, saberá exatamente como a aventura irá acabar antes mesmo dela começar. No entanto, vamos analisar do início.
Histórias canônicas
Em resumo, narrativas canon são aquelas que se passam no mesmo universo de uma franquia já consagrada. Nesse caso, estamos falando de Star Wars, que inclusive teve várias modificações em suas tramas ao decorrer dos anos, com grande parte de seu universo expandido sendo jogado no “Legends”, que são as aventuras não conectadas ao enredo pré-estabelecido.
Limitação narrativa
Embora à primeira vista essa pareça uma proposta interessante, na pratica acaba não sendo. Mesmo com a possibilidade de aventuras envolvendo personagens clássicos, esta abordagem acaba sendo um limitador para o desenvolvimento da trama.
A partir do momento que é estabelecido que a jornada do protagonista se passa no mesmo universo dos filmes/ universo expandido, isso limita totalmente a forma que o game pode trabalhar com os personagens.
No caso de Jedi Fallen Order, esse fator afeta diretamente a jornada do nosso protagonista. Pois quem tem conhecimento prévio sobre o enredo da saga saberá o que acontece em relação aos objetivos dele no decorrer da campanha.
Outro ponto que acaba sendo afetado, é em relação a participação de personagens clássicos já estabelecidos. Pois mesmo que eles apareçam em nossa jornada, só poderão ter atitudes que não interfiram na sua trajetória em outras mídias. O que acaba sendo bem decepcionante em vários momentos, porque acaba totalmente com o fator surpresa.
Isso acontece em determinado momento do jogo, quando um personagem já estabelecido aparece, e nosso herói não pode fazer nada em relação a ele, porque sabemos que a história daquele personagem continua além do game.
Um universo interligado
Por outro lado, mesmo com os pontos citados, não podemos negar que uma narrativa canon tem suas vantagens. A maior delas é a variedade de opções que aquela trama tem de ser interligada com outros personagens da saga.
Sendo assim, ao mesmo tempo que isso pode limitar quem está contando a aventura, pode abrir uma variedade de opções de como adicionar mais conteúdo ao universo já estabelecido.
Em Jedi Fallen Order o jogador visita diversos locais que até anteriormente só tinham sido mencionados nos filmes. Assim sendo, principalmente em questões de conhecimento de planetas da galáxia de Star Wars, o jogo consegue fazer uma expansão significativa.
Além disso, também vemos pontos de vista diferentes de acontecimentos clássicos da saga. No jogo mesmo, em certo momento presenciamos o ponto de vista do protagonista durante a ordem 66, evento que causou a extinção dos Padawan no universo Star Wars.
Sendo assim, com toda a expansão estabelecida, a porta ficou aberta para uma continuação. Com isso sendo uma possibilidade, talvez no futuro tenhamos o próximo capítulo dessa história, seja ela por meio de uma sequência ou até mesmo outras mídias.
Force Unleashed
Star Wars: The Force Unleashed é um jogo de Hack and Slash lançado em 2008. Nele acompanhamos a jornada de StarKiller, o aprendiz de Darth Vader que deve realizar missões para o império, e ao decorrer da jornada ir descobrindo segredos do seu passado, e sua real vocação para com a força.
Aqui temos uma situação diferente de Fallen Order. A história do protagonista era considerada Canon, o que era ótimo, com os jogos dando bastante destaque a jornada dos Sith. Assim sendo, tínhamos uma profundidade maior na lore do império e de personagens já consagrados como Darth Vader e até mesmo o imperador.
Porém após a compra da franquia feita pela Disney, o jogo não é mais canônico. O que é uma pena, pois diferente de Fallen Order, Force Unleashed adicionava bastante profundidade a mitologia principal da saga.
Um futuro promissor para Star Wars
Recentemente tivemos o surpreendente anúncio que a Lucasfilm Games irá liberar os direitos da produção de jogos do universo Star Wars. Anteriormente apenas a EA tinha os direitos de desenvolvimento com a marca, e embora eles tenham acertado em partes com Fallen Order, já estava claro que era hora da marca se expandir para outros horizontes. Isso porque o sistema de construção dos jogos da EA, focado em online, não é o que nós fãs da saga queremos experienciar.
Até o momento sabemos que a Massive Entertainment, estúdio da Ubisoft, está produzindo um jogo com a marca. Além disso, apesar de não ter sido oficializado até o momento, de acordo com informações do Jornalista da Bloomberg Jason Schreier, um novo jogo sobre a Velha República está sendo feito pela Aspyr Media, ela que foi responsável pelos Ports de Knights of Old republic 1 e 2 para mobile, além das versões para PS4 e Nintendo Switch de Star Wars Jedi Knight II: Jedi Outcast.
Conclusão
Mesmo tendo altos e baixos durante todos esses anos, Star Wars está mais forte do que nunca. Agora que sabemos que a franquia irá se expandir além das asas da EA, podemos esperar novas experiências com a marca e quem sabe, o nascimento de uma expansão ainda maior do lore dessa Galáxia muito distante.