Introdução
Desde que o sistema de conquistas foi implementado pela Microsoft, a forma de fazer 100% teve uma nova cara. A Sony implementou isso logo depois com o seu sistema de troféus. Para aqueles que querem fazer tudo de um jogo agora, não basta apenas fechar o jogo. Também, vencer certos desafios propostos. Coisas que talvez ninguém imaginaria fazer em um game.
O negócio ficou tão legal que existe uma comunidade que conseguiu implementar conquistas para emuladores. Até temos um guia de como se cadastrar no site deles.
Nem todo mundo é obrigado a gostar de futricar os jogos por causa de troféus e conquistas. Mas, caso você seja um trophie hunter e gostaria de saber a melhor forma de “platinar” seu jogo preferido, este texto é para você. De início, já avisamos que são dicas que ajudam na caçada das conquistas. Assim, cabe você avaliar como usar na sua jornada para buscar troféus. Além do quê, essas dicas são baseadas em experiências pessoais e contato com outros caçadores de conquistas. Dessa forma, fique livre para discordar, mas com respeito.
As sugestões propostas aqui podem ser utilizadas para diversos gêneros e plataformas. Então, vamos logo desbloquear esse assunto.

Goste do jogo
Talvez este seja o mais importante. Afinal, sem gostar do jogo, talvez você nem queira fazer a aventura básica do game. Por que é importante gostar? Simples. Cumprir as metas propostas pelas desenvolvedoras não é fácil. Salvo algumas exceções, as conquistas são criadas para fazer com que o jogador passe mais tempo com o título. Ou seja, caso tenha interesse em conseguir troféus, vai fazer coisas que os jogadores mais casuais não costumam fazer. Por exemplo, ficar matando uma mesma classe de inimigos por mais tempo. Tentar melhorar seu tempo em alguma fase ou pista (no caso de jogo de corrida) e assim por diante.
Resumindo, você vai jogar muito. E isso tem de ser divertido. Caso não seja, perde toda a graça de ter um videogame. Pois, jogamos por diversão. Os troféus são elementos que incrementam a diversão, não para tirar. Você tem que gostar de que faz.

Nem tudo está a seu alcance
O jogo The King of Fighters XIV possui um desafio em que é necessário ganhar 10 partidas ranqueadas seguidas. Não há impossibilidade de conseguir. Entretanto, que nível de habilidade o jogador deve ter para conseguir isso? Existem outros jogadores para disputar?

Antes de se aventurar numa jornada de completar 100% do jogo, analise se há impeditivos externos que possam te prejudicar. Jogos que possuem conquistas online tendem a deixar mais complicada a vida do caçador de troféus. Ainda por cima, dependendo de quando se adquire o jogo, seus servidores podem estar fechados. Assim, aquele desafio na rede não poderá ser vencido.
Não é obrigado a fazer 100%
Há jogos que possuem mais conquistas a adquirir do que aventura no jogo. Por exemplo, a série Yakuza requer que se gaste diversas horas fazendo minigames que pouco acrescentam à história principal e até mesmo à experiência do game. Isso significa que o jogador vai fazer muita tarefa repetida para atingir um troféu.
Compreenda que você vai ter aquele jogo que ama com apenas 40% de desafios concluídos. Isso não quer dizer que seja um jogador ruim. Talvez, não tenha tempo ou paciência para perder procurando todos aqueles bonequinhos escondidos feitos para passar raiva mesmo. Afinal, há jogos que demandam dedicação exclusiva. E claro, há outras coisas da vida além de videogame.

Não precisa fazer tudo sozinho
Nem sempre as descrições das conquistas são claras. Por esse motivo, podemos ficar em um loop de tentativas fazendo algo totalmente diferente do que os criadores tinham em mente para aquele desafio. Ainda, há troféus que são para achar ou pegar coisas bem específicas nos jogos. Para piorar, esses itens podem estar tão escondidos que podem passar despercebidos pelos jogadores mais atentos.
Resident Evil HD Remaster possui uma conquista de “Visitar todos os lugares no mapa”. Porém, para conseguir desbloqueá-la, precisamos pegar todos os itens de cada sala. Isso não fica claro na descrição do desafio. Assim, muita gente pode achar que pode ter algum bug para atingir o objetivo e ficar finalizando o jogo várias vezes na tentativa (frustrada) de cumprir a meta.

Mas você não está só. Existem sites especializados em ajudar os Conquistadores a obter aquele troféu almejado. Eu recomendo:
PSX Brasil – https://psxbrasil.com.br/trophy-guides
Playstation Trophies – https://www.playstationtrophies.org/
XBOX Achievements – https://www.xboxachievements.com
Com esses sites, é possível não apenas descobrir o que deve ser feito, mas também, como deve ser feito. A comunidade põe guias e estratégias para facilitar a vitória do jogador. A própria Steam fornece espaço para os jogadores ajudarem uns aos outros também. Ainda, RetroAchievements fornece fóruns para tirar dúvidas dos desafios da plataforma. Visite as comunidades.
Antes que se sinta um “Jogador Nutella” porque “antigamente não tinha isso de diquinha da internet”, lembre que os mais antigos compravam revistas de videogame para descobrir os segredos mais escondidos. Tinham de esperar os editores fazerem Detonados. Então, não há problema algum em pegar ajuda.
Um troféu significa…
… que você venceu um desafio. Isso não significa que para entrar para o “panteão dos gamers” precise platinar tudo o que joga. As pessoas podem simplesmente jogar por causa da história principal, pelo competitivo do jogo e não será a falta de uma conquista que fará essas pessoas menos habilidosas. As conquistas enriquecem nossa experiência na jogatina. Para você se divertir mais com aquele jogo que tanto gosta.
Troféu desbloqueado

Espero que tenha gostado das dicas. Como dito antes, apenas um guia para facilitar a caçada. Jogos de videogame tem como finalidade diversão, por que não aproveitar mais com os desafios propostos das conquistas? Que tal, agora que chegou até aqui, ir buscar aquela platina do seu jogo favorito?