Cannon Brawl é um jogo de estratégia, viciante e de fácil aprendizado. Talvez te lembre Worms, pela forma que posicionamos os canhões em batalha, por ser 2D e ainda pelos seus cenários destrutíveis. No entanto, neste jogo de canhões, a ação acontece em tempo real.
Foi desenvolvido por Theresa Duringer e Pete Andstadt, e produzido por Temple Gates Games. O lançamento acontece no dia 14 de abril de 2021 para Nintendo Switch, mas o mesmo já está disponível na Steam desde 2014.
Como montar sua estratégia?
Comandamos as batalhas por meio de um dirigível. Antes da batalha, podemos escolher o nosso piloto, sendo que cada um tem uma habilidade única, por exemplo, curar as torres que estão perto do dirigível. Também temos de escolher quais torres queremos levar, podendo escolher até 5 dentre uma vasta seleção.
Assim, cada torre tem diferentes funcionalidades:
- Mining Camp: usada para retirar ouro de regiões com minério, e com esse dinheiro podemos criar mais torres ou comprar melhorias.
- Cannon Tower: usada para atacar o rival.
- Shield Tower: cria um escudo que destrói projéteis e protege suas construções.
- Missile Tower: usada para atacar, mais dispara 3 tiros.
- Repair Center: repara torres danificadas.
- Balloon: aumenta a sua área disponível para construção.
Existem variações das torres acima, e cada fase tem uma estratégia diferente, e que exige diferentes combinações de torres. Mas o ideal é sempre trazer um balão para aumentar sua área, uma mina para coletar dinheiro e as outras depende do seu estilo de jogo.

Voando no dirigível
O dirigível é o responsável por construir e controlar as torres, e precisamos de dinheiro para isso. Para construir, devemos comprar a torre e levá-la até o ponto que queremos. Este dinheiro vem de tempos em tempos a partir da mina. Porém, não podemos colocar torres em qualquer lugar, pois precisamos construir balões que aumentam a nossa área do campo. Entretanto, não podemos aumentar nossa área para um lado que o adversário já controla, e o balão novo tem que estar na área de um antigo, assim, vamos aumentando de pouco em pouco nosso controle do campo de batalha.
Após adicionar a torre, podemos usar a sua habilidade uma vez, e depois aguardar o Cooldown antes de usá-la novamente. Também é possível dar upgrade, que pode fortalece o poder e distância do tiro de torres de ataque, ou se for da defesa, um escudo mais resistente. Note que não existe a ideia de turnos aqui, está acontecendo tudo ao mesmo tempo, e o adversário vai te atacar sem esperar uma ação sua.
A necessidade de esperar o tempo acabar para usar a mesma torre, faz com que você se esforce para dar atenção para todas que você tem, já que atacar ou defender com uma só é arriscado, pois limita sua ação. Além disso, focar em uma única torre boa pode fazer com que o seu adversário acabe com sua estratégia ao destruí-la.
O foco final do jogo é derrubar o castelo adversário antes que ele derrube o nosso. E vai acontecer muitos casos que uma combinação de torres e ideias não funcionam bem em determinada fase. O motivo disso é que os terrenos mudam muito a cada fase, e novas torres vão aparecendo conforme avançamos. Portanto, saber lidar com o novo e improvisar traz uma certa dificuldade, mas precisamos sempre pensar nisso em Cannon Brawl.
Além desse estilo de fase comum, temos também as fases de puzzle. Essas não são obrigatórias na campanha, mas te dão experiência para que possa liberar outros itens no jogo.
O funcionamento dos puzzles pode ser considerado como um desafio, já que, neste caso, não existe um adversário para derrotar. O objetivo está relacionado em destruir um castelo com uma única torre ou aguentar um ataque por 30 segundos. Mas basicamente essa modalidade tenta forçar o jogador a criar estratégias nem um pouco simples, e acredito serem uma ótima opção para melhorar habilidades e até aprender a pensar em situações que poderiam ser dadas como perdidas, mas que pensando fora da caixa, podem ser resolvidas.

Pós-game
O jogo tem cerca de 15 fases comuns, de destruir o inimigo, mais algumas fases de puzzles. Após finalizar o modo campanha, podemos ir para uma nova dificuldade Nightmare.
Além disso, podemos jogar localmente com um amigo, tendo uma boa variedade de cenários/situações, ou até mesmo Online. Também temos a possibilidade de batalhar contra IA.
Com a experiência adquirida ao longo das fases, podemos comprar outras torres e liberar novos pilotos, por meio da loja “Armory”/Arsenal.

Arte e Trilha Sonora
Embora a parte visual de Canno Brawl seja bem feita, acredito que faltou um pouco mais de carisma. Enquanto jogava, em vários momentos senti uma certa similaridade com Worms, entretanto, a falta de personagens carismáticos, faz o jogo perder pontos nesse quesito. Afinal, ter uma arte com personagens atraentes aqui poderia até atrair mais jogadores.
A trilha sonora cumpre com sua função, mas não a considero marcante e nem diferenciada.
Inovação
Acredito que o principal diferencial esteja em ser um jogo de estratégia que não é por turno, mas depende de uma ação sua a todo momento para realizar a função da torre. Por exemplo, se você está usando uma torre de tiro, tem de esperar ela recarregar para poder atirar de novo. Ou seja, não é algo automático.
Conclusão
Cannon Brawl foi uma grata surpresa, confesso que minha experiência foi muito melhor do que eu esperava. Os seus desafios me prenderam tanto que finalizei o modo campanha em apenas duas jogatinas, pois as batalhas são divertidas e interessantes.
E logo depois de finalizar já iniciei o novo modo. Embora seja um jogo simples de aprender, a forma que a dificuldade é incrementada e como cada vez mais temos uma variação maior de opção de torres, mais estratégias diferentes o jogador tem e com isso mais divertido fica.
Acredito que temos um excelente jogo para quem busca um RTS simples e com partidas curtas.
* Chave Cedida para análise
Leia outras análises de nosso site aqui.