Cozy Grove é um jogo de onde iremos gerenciar uma ilha, parecido com Animal Crossing, mas com uma arte única e incrível.
O lançamento aconteceu no dia 8 de abril de 2020, para as plataformas Xbox, Playstation, Nintendo Switch e PC. Mas há algumas semanas já foi lançado para a plataforma iOS, pelo serviço Apple Arcade.
O desenvolvimento e distribuição são feitos pela empresa Spry Fox LLC.
Como jogar?
O que fazemos primeiro no jogo é a personalização de nosso personagem, e para isso escolhemos a c0r de pele, olhos e cabelo.

Caímos em uma ilha que sem cor, e a primeira criatura que encontramos é uma fogueira chamada ‘Chaminha’, que nos informa que sente vários espíritos magoados e inquietos no lugar, e que estes precisam de ajuda.
A região em volta de Chaminha ganhará cores e teremos um mapa para procurar por espíritos. Assim, iniciamos a nossa jornada em Cozy Grove.

Cada espírito que encontramos nos dará uma missão, que não variam tanto assim. Na maioria das vezes, temos de encontrar alguns objetos pela ilha. Ao completar a missão, a região do mapa deste espírito ganhará cor e, além disso, corações acima da cabeça dele vão se enchendo conforme progredimos em sua história.
Novas mecânicas vão ser apresentadas aos poucos. Por exemplo, ganhamos uma vara de pescar, podemos cortar plantas, cavar para desenterrar itens escondidos, entre outros. Tudo isso para criar uma ideia de ‘gerenciamento’ similar a Animal Crossing.
E não é só isso que tentam fazer de similar. Afinal, as missões dos espíritos são feitas de tal forma, que você precisa jogar diariamente para progredir, pois, chega um momento que a Chaminha te fala ‘Volte amanhã’.
Isso não seria um problema em si, mas a forma que foi feita prejudica bastante o andamento do jogo. A parte de gerenciar é bem limitada, pois não permite mudar coisas do lugar e você realmente não se sente livre para fazer o que quiser. Por exemplo, as regiões dos espíritos sempre vão ter as coisas dele, e não podemos mudar nada. O que podemos fazer, é comprar itens em uma loja, e temos também itens que pode craftar, esses podem variar desde armas, comidas e paredes para construção.
Também é possível comprar roupas, pé de frutas e outras coisas na loja. O item que mais me chamou atenção acabou sendo o passarinho, pois ele me deu mais alguma coisa para interagir todo dia, já que é necessário dar carinho e alimentos.
Com isso, a minha sensação quando termino as missões do dia, que podem ser feitas em 30 minutos, é que o progresso se torna muito lento. Além disso, todo dia as regiões dos espíritos que ganharam cores no dia anterior se perdem e voltam para o branco e preto. Eu entendo que isso é uma forma de recompensar o jogador, já que ver a ilha ganhar vida é muito prazeroso, mas, também me tira a sensação de progresso do dia anterior.
E tem outro fator bem complicado em deixar os cenários sem cor. Pois, como temos missões de encontrar objetos, em muitos casos é difícil procurar pelo simples fato de ter muita coisa no ambiente. As cores poderiam ajudar a enxergar melhor as coisas.
Para finalizar o gameplay, nos enviaram o jogo para análise faz uma semana e só foi isso o que pude ver até agora. Como existe essa limitação de missões, fica complicado analisar se a jogabilidade vai se tornar muito mais complexa e se ao terminar a história de um personagem a região vai se tornar colorida sempre.
Como nos avisaram que a campanha tem em torno de 40 horas, não tem como hoje eu dar mais informações do que passo nesse texto. Pois, vai ser necessário jogar todo esse tempo para saber como o progresso vai ser.
A análise de Cozy Grove ainda terá atualizações conforme a responsável por revisão joga.
Trilha Sonora e Arte
O visual de Cozy Grove se destaca muito, com traços que lembram Don’t Starve. Entretanto, a paleta de cores não tem nada de sombrio, já que as cores são vivas e claras, passando a sensação de calma e alegria.
E junto a isso, temos uma trilha sonora que passa uma paz e tranquilidade, o que torna a jogatina bem relaxante e agradável.
Acredito que tanto a arte como as faixas encaixam bem no jogo, e com certeza é a sua maior qualidade.

Desempenho
Temos um problema aqui, em vários momentos vai acontecer queda de frame, o que vai incomodar pessoas mais exigentes. Onde encontrei mais oscilações foi em situações que as áreas ganham cor, pois chega até dar uma travada. A versão testada foi no Nintendo Switch.
Inovação
Acredito que a maior inovação de Cozy Grove, está na forma com que os cenários ganham cores ao concluír as missões dos espíritos. Além de ser um efeito visual bonito, eu ainda não vi nenhum jogo esse estilo visual, entretanto isso também foi um problema.
Como os cenários não têm cores e muitas das missões é ‘encontre um item’, se torna uma busca difícil quando não se tem cor, e por várias vezes cansei de procurar. Ou seja, por mais que a ideia seja boa, a execução prejudicou nos objetivos.
Outro porém, é que os responsáveis pelo desenvolvimento queriam colocar uma história para os espíritos. Afinal, este foi um problema que eles encontraram em Animal Crossing, a falta de uma boa história, e eu concordo com essa visão. Entretanto, o que o jogo nos conta não prende, ou seja, a existência ou não do enredo acabou não fazendo diferença.

Conclusão
Eu queria gostar mais de Crozy Grove, que é um bom jogo, mas não o considero marcante. Este era um dos meus indies mais aguardados, todavia, encontrei problemas até agora na jogatina que me decepcionaram um pouco.
Quem acompanha o site sabe que jogos de gerenciamento/craft me instigam, entretanto, a arte que lembra Don’t Starve, e a jogabilidade que tenta se assimilar com Animal Crossing, não foram o suficiente para tornar Crozy Grove um dos meus destaques do ano.
Acredito que a ideia de jogar um pouco cada dia teve uma execução prejudicial ao progresso do jogador, pois, o ambiente não te prende para gerenciar/construir/craftar.
Já que tem muitas coisas que são fixas, como árvores e regiões de itens dos espíritos, sua área de construção acaba por ser pequena. Além disso, as missões dos espíritos se tornam um tanto quanto repetitivas.
Crozy Grove vale a pena, entretanto, aconselho você entrar com a mente aberta que precisa de um progresso diário e que não tem como avançar demais, ou seja, vai ser preciso jogar durante meses.
* Chave Concedida para análise
Leia outras análises nossas aqui.