Introdução
Jurassic World Evolution, no dia 12 de junho de 2018, foi lançado para PC, PlayStation 4 e Xbox One. Contudo, a proposta deste game é bem diferente de outros que envolvem dinossauros. Ao invés de combater as criaturas ou as controlar para batalhas, vamos administrar o nosso parque de dinossauros.
Desde sua descoberta que os Dinossauros são fonte de grande curiosidade, atenção e renda. Mas foi no início dos anos 90 que tivemos uma febre incontrolável envolvendo esses seres quase míticos. E tudo se deve ao estrondoso sucesso do filme Jurassic Park, lançado em 13 de junho de 1993 e dirigido pela lenda Steven Spielberg.
Mas é claro que os consoles não ficariam de fora dessa dança. Entre os games mais conhecidos com nossos amigos jurássicos temos: Dino Crisis, Primal Rage, Cadillacs and Dinosaurs e Turok. Até mesmo Jurassic Park têm alguns jogos bem famosos como Jurassic Park: The Game e Jurassic Park Builder.
O Jogo
Nesta aventura produzida pela Frontier Developments, já conhecida por games com RollerCoaster Tycoon e Zoo Tycoon, você é responsável por construir e administrar o seu Parque Jurássico. Mas não pense que será simples.
Como em outros jogos deste gênero, existe uma grande diversidade de aspectos onde se deve estar atento para não fracassar em sua missão.
Além de construir todas as instalações necessárias você precisará pesquisar e criar novas espécies de dinossauros, comandar a segurança, arquitetura e até o cardápio dos restaurantes.
Jurassic World Evolution começa com um tutorial rápido que ensina o sistema de criação de dinossauros e a realizar as expedições em busca de novos fósseis. No início, como esperado, temos poucas estruturas para construir e dinossauros para criar. Entretanto, depois de pouco mais de 15 ou 20 minutos o jogo já lhe da liberdade quase que total, desde que tenha dinheiro para isso.

O seu investimento inicial é de 2 milhões de dólares, mas não adianta se empolgar. Boa parte deste dinheiro é destinado às estruturas obrigatórias para o funcionamento do seu parque.
Além disso, as expedições atrás de fósseis, criar dinossauros e melhorar sua estrutura são tarefas bem custosas. Mas claro, fazendo um bom trabalho, o lucro com visitantes começa rápido, possibilitando uma boa progressão.
Essa liberdade inicial chama muito a atenção e é bem legal. Porém, pode implicar em problemas administrativos, já que muita coisa em sua jornada tem de ser aprendida na prática, ou pelo bom senso do jogador.
Por exemplo, qual seria a consequência de deixar em um mesmo viveiro: carnívoros e herbívoros? Com certeza traria problemas, mas nem todos tem essa sacada logo de início.
Progressão
Em Jurassic World Evolution, o sistema de progressão é tão livre quanto seu gameplay. Você terá um sistema de missões e contratos nos três departamentos apresentados: Segurança, Ciência e Entretenimento. Estes são os pilares para o sucesso de seu parque.

Essas missões dão objetivos e um caminho a seguir, especialmente se o jogador estiver um pouco perdido. Mas vale ressaltar, você não precisa aceitar essas missões. Pode negar todas e seguir administrando como quiser, ou então realizar apenas algumas.
Contudo, é aconselhável fazer ao menos algumas, já que essas garantem um dinheiro extra e também upgrades para as estruturas e pesquisas. Seu objetivo é tornar o parque o mais lucrativo possível. Você pode saber se está realizando um bom trabalho acompanhando uma dinâmica de estrelas, que indica a qualidade de suas atrações na visão dos visitantes.
Conseguindo ao menos três você libera uma nova ilha das “Cinco Muertes”. Um arquipélago, que conta com diferentes desafios em cada uma e novos dinossauros para criar. Mas não se preocupe, todas as estruturas destravadas, dinossauros pesquisados e upgrades são liberados entre as ilhas. Entretanto, cuidado, o dinheiro não pode ser usado entre elas.

Cada uma conta com aspectos diferentes no tamanho, terreno e clima, exigindo mais organização do jogador. O segredo do sucesso é equilíbrio. Já que, ao dominar as mecânicas, fica muito mais fácil para o jogador criar um parque lucrativo, mesmo com poucos dinossauros.
Ao liberar essas novas ilhas, se conquista outros genomas e pesquisas, mas elas não precisam ser cumpridas no mesmo local. Dessa maneira, o jogador pode “burlar” o sistema ao liberar as ilhas e retornar a que tiver melhor saúde financeira. Podendo realizar as expedições naquela que vai gerar mais lucro.
Aspectos técnicos
Os gráficos de Jurassic World Evolution são bonitos, sobretudo os dinossauros. Sendo a atração principal, são ricos em detalhes e muito bem modelados. Mas não para por ai. É louvável o que a desenvolvedora fez em relação a “vida” no parque.

Há muita coisa acontecendo o tempo todo. Seus dinossauros se alimentando, turistas tirando fotos, um carnívoro procurando brechas para atacar seus visitantes. É realmente prazeroso ver tudo funcionando.
A trilha sonora também é muito agradável. Ela mistura musicas ambiente para não te atrapalhar em suas decisões administrativas, mas também inclui as trilhas clássicas dos filmes. Uma mistura bem feita. Trazendo prazer e nostalgia ao jogar.
A localização do jogo está 100% em português e a qualidade é notável. Sem frases estranhas ou sem sentido. Você pode ouvir tranquilamente as explicações de seus auxiliares, mas perder alguma coisa pode ir à descrição da missão.
Outro ponto chamativo e positivo é a qualidade da inteligência artificial. Desde os visitantes correndo dos dinossauros que fugiram até a reação das divisões de equipe frente às suas escolhas. Tudo faz sentido e é bem realista. Mas, assim como nos gráficos, o destaque são os dinos.

Cada um possui uma ficha técnica com níveis de saúde, sede, fome, conforto e outros dados. Esses níveis são diferenciados para cada espécie, fazendo com que um T-Rex seja mais antissocial que outros. Ao mesmo tempo que um Braquiossauro prefere florestas.
A possibilidade de observar os animais de perto é genial. Eles vão beber água quando estão com sede e procuram por alimento caso sintam fome. Mas, além disso, eles socializam com os demais, observam o ambiente e reagem a ele. Esses detalhes trazem uma experiência muito mais completa ao jogador.
Problemas
Jurassic World Evolution é consistente, contudo não está livre de alguns problemas. Como em outros games deste tipo, construir e administrar leva tempo, mas não há muito o que fazer simultaneamente. Especialmente no início, quando é necessário economizar, para melhorar a estrutura do parque. Em alguns momentos, expedições ou desenvolver tecnologias acabam se tornando um jogo de espera.
Mas o principal ponto negativo é a necessidade de aprender quase tudo sozinho. Toda ação no jogo demanda dinheiro, às vezes muito, e ficando sem, é difícil de consertar ou evoluir seu parque. Dinheiro é tudo e devido as poucas instruções os erros podem ser comuns, custar caro e atrapalhar o desenvolvimento.

Conclusão
Jurassic World Evolution é visualmente belo e traz uma variedade grande de coisas a fazer dentro de sua proposta. Porém, não está livre de algumas falhas comuns em jogos desse estilo. Mas se você aprecia Sim City, The Sims ou Tycoon, definitivamente este é um game obrigatório para conhecer, sendo um dos melhores já feitos para o gênero.
Além disso, se é fã dos filmes, o aspecto emocional deve te atingir em cheio. Além da trilha original que está presente, o jogo como um todo é uma grande homenagem e muito fiel aos filmes.
John Hammond, personagem do longa original, tinha o sonho de construir um parque onde os dinossauros seriam a atração principal. Mas agora, graças a Jurassic World Evolution essa tarefa está em suas mãos.