Introdução
Mario + Rabbids Kingdom Battle é um jogo inesperado e subestimado. Quem diria que essa mistura daria tão certo?
Desenvolvido pela Ubisoft e distribuído também pela Ubisoft Mario + Rabbids está disponível para Nintendo Switch desde 29 de Agosto de 2017. O jogo não possui tradução para o português.
História
Um certo dia um dos Rabbids se aventura a usar uns óculos de realidade aumentada e causa um caos, ao acidentalmente fundir seres de carne e osso a objetos. Coincidentemente outros Rabbids aparecem em uma máquina do tempo baseada em uma máquina de lavar roupas.
Então o coelho responsável pelo início do caos adentra na máquina do tempo e no meio da confusão eles são levados ao Reino dos Cogumelos. Ao chegar ao reino do bigodudo mais famoso do mundo, o coelho de posse dos óculos de realidade aumentada continua a fundir as coisas.
E é aí que a aventura começa, Mario e sua trupe tem a missão de achar Spawny e dar um basta em toda essa confusão.

De vista pro castelo
Logo no início temos acesso ao hub do jogo. Ali está presente o acesso aos mundos e também a alguns menus.
Há o museu onde são armazenados os coletáveis que o jogador encontra ao decorrer da aventura, e eles são muitos. Há também a máquina de lavar onde é possível visitar os capítulos novamente e também os desafios presentes em todos os mundos.
Por último há o mais importante durante a jogatina que é o Battle HQ, ou em português, Quartel General de Batalha. É aqui que você escolherá seu time, comprará novas armas e habilidades.
Lembrando que o Battle HQ é possível acessar em qualquer momento do jogo quando estiver fora do Hub ou de uma batalha. Seja como for, mais um ponto muito bem pensado pelos desenvolvedores.
Jogabilidade em Mario + Rabbids
Antes de tudo, o jogo consiste em batalhas estratégicas por turnos. O time do jogador possui três personagens, já o time inimigo conta com número variado de coelhos. A movimentação é baseada em número de quadrados em que o personagem pode correr. Esse número varia a cada personagem, seja do jogador ou inimigo.
Além disso há diversos modificadores que afetam os duelos. Um ataque com queimadura que faz o personagem correr loucamente pelo cenário. Um ataque com tinta impede de atacar no próximo turno. Todas essas características únicas, modificadores e os mapas diferenciados deixam o jogo bem variado e pouco repetitivo.
Assim como há um gameplay fora das batalhas enquanto o jogador está explorando o mundo. Aqui é outra parte em que os desenvolvedores capricharam. Os mundos são únicos, os segredos bem escondidos e os puzzles, apesar de simples, muito bem trabalhados.
E falando em puzzles, eles são vários durante o jogo e são mais uma variedade que enriquece o jogo. Esses quebra-cabeças precisam ser concluídos para conseguir avançar no jogo. Por fim os quebra-cabeças tem dificuldades variadas, mas nada que tire o jogador do sério, já que eles são obrigatórios para avançar no mapa.

As batalhas
Como mencionado antes, as batalhas acontecem em um sistema baseado por turnos. O time do jogador sempre começa as batalhas escolhendo os movimentos dos três personagens. Dentre todos os heróis disponíveis, o jogador deverá sempre escolher três. O Mario sempre estará presente no time e os outros dois precisam ser um do mundo do Mario e o outro dos coelhos.
Você não poderá jogar com Mario, Peach e Luigi por exemplo, ou então com Mario e a versão Rabbids de ambos. O jogo te obriga a escolher um de cada universo. Ao começar a batalha, o jogador já tem a possibilidade de atacar e usar as habilidades mesmo antes de se movimentar. Mas poucas vezes isso será útil.
Cada personagem possui armas primária e secundária e também duas habilidades, ambas ativas. Os heróis possuem uma característica de combinação de armas, assim podendo variar bastante o estilo da equipe.
Luigi, por exemplo, é um atirador de longo alcance e Peach uma atiradora de curto alcance. Mas os disparos da arma de Peach atingem uma certa área podendo causar danos em vários inimigos ao mesmo tempo.
Já as habilidades variam entre as que curam aliados, enfraquecem inimigos ou dão blocos extras para movimentação. Se tratando das habilidades, a combinação de estilos também é variado. Com algumas horas de jogo você estará dominando as melhores combinações.
O gameplay, de fato
Antes de tudo, os duelos são geralmente rápidos e sempre divertidos. A dificuldade apesar de oscilar um pouco, é justa. Houve poucas batalhas em que senti a dificuldade desbalanceada.
Talvez esse desbalanceamento seja proposital para incentivar o jogador a ter mais horas de jogo. Pois, ao terminar o mundo, é possível escolher e lutar as fases que desejar novamente e a qualquer momento.
As batalhas são muito bem orquestradas e prazerosas. O jogador tem a liberdade de escolher a melhor abordagem contra os inimigos. Há cenários com tubos que possibilitam atravessar a arena com poucos movimentos, por exemplo.
Uma habilidade comum para todos os lutadores do jogador é poder pular um sobre o outro. Assim o personagem que for arremessado tem possibilidade de chegar mais longe. Seja subindo em um telhado para ganhar vantagem ou atravessar uma fenda no cenário.
Além disso alguns cenários apresentam também um elemento a mais para movimentar as batalhas. Um deles é a presença de Boos (os fantasmas) que ao final do turno, teletransportam os heróis aleatoriamente pela arena.

Os coelhos do mal
Separei um tópico somente para os inimigos, e vou discorrer o porquê.
Primeiramente, a variedade de coelhos malucos é muito boa. No começo somos apresentados a Rabbids básicos com tiros de médio alcance e sem habilidades. Ao avançar no jogo passamos a enfrentar coelhos cada vez mais habilidosos e poderosos. Há coelhos inclusive com as mesmas habilidades que os heróis.
E todo novo encontro com os Rabbids o jogo apresenta o nome (sempre engraçadinho) e explica o que ele faz. Por último vale mencionar os chefões presentes no jogo. Por conta da habilidade de Spawny, alguns coelhos se fundem a outras coisas e criam as mais diversas criaturas.
Cada chefe tem suas habilidades únicas e um jeito diferente de ser derrotado. Aumentando a temática quebra-cabeças do jogo. A descoberta de cada inimigo e de como derrotá-los é recompensador. Assim deixando sempre aquele anseio por encontrar novos personagens.
A progressão
A progressão no jogo acontece de maneira muito bem alinhada com os desafios. A medida que o jogador cumpre as fases, recebe ouro e orbes. Ouro responsável pela compra das armas primárias e secundárias. Os orbes são responsáveis por evoluir as habilidades dos personagens.
Existem muitas por todo andar do jogo, e mesmo após terminar a campanha principal ainda haverá mais para descobrir. Além do dano, as armas podem ter também modificadores e bônus. Os modificadores darão vantagem como prender os inimigos no chão ou impedi-los de usar habilidades. Os bônus consistem em pequenas adições de dano em determinados tipos de Rabbids do mau.
E claro, conforme o jogador for avançando, vai ganhando mais ouro, mas as armas também vão ficando mais caras. Cabe então escolher a arma com os melhores modificadores para o seu time favorito.
O lado bom do sistema de coleta de orbes é que, ao coletar 10 orbes, por exemplo, essa quantidade vale para todos os personagens. E caso o jogador decida evoluir uma habilidade no Mario, os outros mantém os 10 orbes para usar como desejar.
Ainda falando de habilidades, há muita variedade e cada heróis possui uma especial que o torna único na arena de batalha. De mesma forma, cabe a você a escolha de quais habilidades se encaixam melhor na sua forma de jogar.
Visual caprichado
A princípio o visual do jogo é básico, mas é bem caprichado. Não há muitos elementos na tela e nem mundos super detalhados. Porém, o trabalho realizado no geral é de se elogiar.
O design dos coelhos, tanto heróis quanto vilões, impressiona pela criatividade e também pela ousadia em misturar os personagens clássicos da Nintendo com os Rabbids da Ubisoft.
Conteúdo colecionável
Mario + Rabbids Kingdom Battle tem uma lista generosa de itens coletáveis por toda a aventura. Dentre os itens estão esculturas em 3D dos heróis e também dos inimigos e artes conceituais, por exemplo. Dessa forma é mais um incentivo para o jogador aproveitar o pós-jogo e realizar os 100%.

Mario + Rabbids + DLC
A DLC disponível para o jogo é muito bem-vinda, pois adiciona mais umas boas horas de boas batalhas e também adiciona mais uma variedade de gameplay. O Donkey Kong mesmo tem um estilo diferente de jogabilidade dos heróis presentes no jogo base.
Além disso, há uma variedade boa de novos cenários e inimigos, já que a aventura se passa na ilha fictícia em que o macacão reside. Conforme o jogo base, nessa ilha há também um hub de acesso aos menus.
Por fim a história se resume aos coelhos invadindo a ilha do DK e aprontando altas confusões. Então cabe ao herói e seus parceiros derrotar todos os coelhos para poder viver em paz novamente.
Pequenos tropeços
Em contrapartida aos elogios, há um pequeno porém no jogo que é o desempenho. Quando há muitas explosões ou muitos elementos na tela, a queda de quadros é bem notável. Houve um momento durante minha aventura que o jogo renderizou em menos de 10 frames, uma queda muito drástica.
Todavia essas quedas não chegam a afetar a gameplay em si por conta do estilo de jogabilidade baseada em turnos. Porém, elas incomodam um pouco e eventualmente você topará com essas inconsistências.
Conclusão
Em suma Mario + Rabbids é sem dúvida um jogo que surpreende do começo ao fim. Seja pela combinação improvável de personagens ou mesmo pela jogabilidade viciante de um estilo de jogo pouco difundido.
Enfim a benção da Nintendo para a produção desse jogo foi um grande acerto. Portanto ainda esperamos por mais uma combinação improvável de mundos que tenha um resultado tão positivo quanto esse.