Smelter pode ser considerado um jogo bem diferente do padrão. Afinal, quantas vezes você já viu um jogo com um tabuleiro de estratégia, que contém áreas com fases estilo plataforma para podermos jogar?
Essa proposta diferente e pouco vista no mercado (essa foi a primeira vez que vejo algo assim), é a que você, leitor, acompanhará nessa análise. Espero que agrade e surpreenda vocês, pois a mim, me convenceu facilmente.
Smelter vai ser lançado dia 22 de abril de 2021 para as plataformas Playstation, Xbox, Switch e PC.
História
Antes de nossa jornada, vemos Eva e Adão juntos no que parece ser o Jardim do Éden. Porém, logo após Adão comer a fruta de uma árvore, uma enorme explosão acontece, e os dois acabam se separando. Eva cai em buraco profundo, até cai em um lugar escuro e estranho. Assim, passamos a controlar Eva na busca pelo seu amor Adão. Entretanto, Eva não estará sozinha, pois ela encontra um inesperado aliado, uma máscara com asas, chamada de Smelter.
Neste momento, Smelter convence a Eva se unir a ele. Essa união cria uma armadura protetora para Eva, e lhe concede poderes. Juntos, eles conseguem escapar deste buraco, porém eles saem em um lugar diferente, chamado de Rumbly Lands pelo Smelter. Aqui, deveria ser o seu reino, mas está tudo em ruínas agora. Portanto, seu objetivo no jogo é ajudar a reconstruir o reino de Smelter, recuperar seus poderes perdidos, e finalmente encontrar onde Adão está e salvá-lo.
Esta aventura irá envolver dois gameplays diferentes. Em um, você comandará as tropas de Smelter para construir casas, templos e quartéis, com o objetivo de expandir seu controle e derrotar os monstros que ameaçam seu reino. Já no outro, você irá explorar ruínas antigas em busca de artefatos de poder para o Smelter, e isso já em fases no estilo plataforma e aventura.

Jogabilidade nas fases
A armadura de Eva tem três formas diferentes, com um conjunto de habilidades diferente para cada, além de uma árvore para evoluí-las. Cada árvore tem um elemento como base, chamados de Nutoro, Eremagu e Gurabi.
Gurabi deve ser equipado para recebermos menos danos, e sua árvore contém 7 habilidades
Eremagu tem um ataque mais rápido. E tem 3 variações de habilidades em sua árvore.
Nutoro o ataque tem mais dano. E tem 3 variações de habilidades em sua árvore.
No decorrer das fases, podemos alterar livremente a forma da armadura e as habilidades que a Eva pode usar. As fases vão te obrigar a pensar em quais habilidades você precisa para superar seus obstáculos.
Entretanto, algumas habilidades são comuns a qualquer forma, por exemplo, nossa personagem consegue escalar paredes. Além disso, sempre temos uma espécie de ‘gancho’ para nos puxar em determinadas situações.
Ou seja, mudando o elemento, você muda seu estilo de ataque, pode ficar invisível, flutuar e até dar pulos mais altos. Os ataques variam desde dar socos e chutes, dar tiros no estilo Mega-Man, ou usar uma espécie de chicote elétrico para atacar.

Como podemos ver, o modo plataforma já tem muitas mecânicas.
Apesar da boa variedade de fases, pode ter certeza que o grau de dificuldade nunca vai ser baixo. Mas, fique tranquilo, pois teremos pontos para salvar o jogo, e que servem de Checkpoint aonde voltaremos depois de morrer.
E Morrer vai ser algo frequente. Assim, não espere fases similares, porque elas se diferenciam demais umas das outras, o que faz com que o jogador sempre encontre um novo desafio a superar. Além disso, é essencial ter em mente que todas as habilidades que você aprender, serão usadas. Assim, se você está tentando passar uma parte e não está legal, pode ser interessante experimentar as outras formas e usar outras habilidades.
Nem todas as fases contam com um chefão ao final, mas as que tem, são simples. Cada um deles tem uma forma diferente de ser eliminado e pode demorar um pouco até perceber a melhor forma de derrotá-lo, pois isso exige observação e entender o que está acontecendo.
O jogo não vai te entregar tudo facilmente, ele quer que você entenda e aprenda sozinho.
Jogabilidade no tabuleiro
No tabuleiro, controlaremos o Smelter. Quando estamos nesse modo de jogo, nossa função é expandir nosso império. Para isso, a primeira coisa a se fazer é conquistar um território, e em seguida decidir o que construir neste pedaço de terra.
Temos 4 opções de ‘torres’:
- Houses, que vai ser onde nosso exército vai morar.
- Orcharion Shrines, responsável pela comida.
- Zirm Barracks usado para defender dos inimigos em terra.
- Zirm Output usado para defender contra ataques aéreos.
Assim como Eva tem os elementos que alteram suas mecânicas nas fases, nosso exército também pode usar elementos e por meio deles melhorar alguma habilidade, por exemplo, tornar o ataque mais forte.
Alguns detalhes importantes, precisamos ter soldados para colocar no Zirm Barracks e Output. E para treinar soldados, precisamos ter comida suficiente. Então, pensar na estratégia como um todo é muito importante.
As missões para conquistar novos territórios podem variar. Por exemplo, em uma das missões, primeiro precisamos tomar todas as torres na região. Então, devemos sobreviver a um ataque por 2 minutos, sem perder as torres principais. Já em outra missão, precisamos de soldados suficientes para derrubar um muro.
As ‘torres’ sofrem danos, e desmoronam quando sua vida acaba. Entretanto, podemos usar o poder do Smelter para curar estas torres. Mas, a recuperação não é instantânea e leva um tempo.
Smelter também pode atacar os nossos inimigos e ajudar nas batalhas. Percebam, que este é um jogo de estratégia, mas que também parece um tower defense.
Nosso objetivo principal é ir destruindo as paredes que impedem o crescimento do império. Para progredir, precisamos conseguir os artefatos de poder nas ruínas, o que permite ao Smelter derrubar a próxima barreira. Entretanto, sempre que terminamos uma batalha na estratégia, abre uma fase que devemos passar para seguir. E muitos elementos que conseguimos nestas fases usamos para evoluir ainda mais nosso império.
Para mim, essa combinação ficou muito boa. Porque evita que o jogo se torne cansativo, e, ao mesmo tempo, não está ali em vão, pois o que conseguimos nas fases são úteis, além de ser um ponto que conta sobre a história.

Arte e Trilha Sonora
Tanto a parte visual quanto sonora, dão um ar de jogos antigos, o que parece o objetivo mesmo. E confesso que o que me fez pedir este jogo para analisar foi sua arte. Para mim, Smelter tem, facilmente, um dos pixelados mais bonitos que já vi.
Tudo é tão bem detalhado e desenvolvido, enquanto passa a sensação de uma aventura épica. Para isso, a paleta de cores usa tons escuros, o que desperta a sensação de perigo. Essa escolha de cores me fez questionar, já no início, se eu poderia mesmo confiar na criatura Smelter.
Já quando falamos da trilha sonora, está não é tão memorável quanto sua arte. Apenas cumprindo bem sua proposta no jogo, mas não marcando o jogador, possivelmente após o fim da jogatina não lembraremos mais desta.
Inovação
A proposta de Smelter tem como base um tabuleiro, no qual devemos avançar e conquistar territórios. No entanto, para que isso aconteça, também temos que passar por fases. Nessas fases, teremos vários desafios em plataforma. Adquirimos poderes, enfrentamos chefões, conseguimos recursos e descobrimos mais sobre a história.
Ao final da fase, voltamos ao tabuleiro e precisamos criar uma estratégia para conquistar mais territórios, e evoluir nosso exército.
Existe então uma combinação bem diferenciada de gêneros, já que em um momento estamos superando desafios de plataforma e enfrentando chefes, e no outro gerenciando construções e alimentando soldados. Isso foi bem inovador na minha opinião, confesso que cheguei a pensar que não funcionaria bem, que nem se amarraria legal. Mas fico feliz de dizer que eu estava errada, já que a combinação ficou muito boa e a experiência é muito prazerosa e divertida.
Conclusão
Incrivelmente, considero Smelter uma das surpresas indie do ano. Isso acontece graças à experiência única e o fato dos responsáveis pelo jogo não terem medo de arriscar.
Afinal, não é todo dia que uma combinação inusitada, unindo plataforma e estratégia, surge. A criatividade de como unir os dois gêneros faz com que o jogador não se acomode, já que estará sempre aprendendo algo novo e mudando a sua forma de pensar para vencer os desafios. Além disso, a arte e a forma de progressão do jogo nos deixando queremos continuar mais, e mais, e mais.
Se você gosta de desafios e de experiências diferenciadas, com certeza Smelter é esse jogo.
* Chave cedida para análise no Switch.
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