Introdução
Spacebase Startopia é um jogo de simulação, onde comandamos uma estação espacial para torná-la o centro mais badalado do universo. Lançado no dia 26 de março de 2021, é desenvolvido pela Realmforge Studios, publicado pela Kalypso Media, e foi lançado para PCs, Playstation, e Xbox. Uma versão para Switch foi anunciada, mas ainda está para sair. Na verdade, este jogo é um remake espiritual do jogo Startopia de 2001.
Por acaso você já sonhou em ser dono do seu próprio negócio? Que este negócio esteja no espaço? E que com ele, você poderia atender a diversas raças alienígenas? Onde eles podem descansar, comer e se divertir? E que sua principal companhia seja uma IA sarcástica que está constantemente te insultando? Então, sinto dizer que você é uma pessoa estranha.
Mas, se o que você quer é apenas um jogo divertido de administração e estratégia, então Spacebase Startopia pode ser para você. Pois, aqui, o objetivo final é criar a estação mais popular deste lado da galáxia. Um lugar onde alienígenas possam passar uma tarde agradável, e gastar seu suado dinheiro.
Sua própria estação
Este jogo funciona, basicamente, como outros games de administração. Temos uma área aberta, onde devemos construir centros onde os visitantes possam gastar dinheiro, e gerenciar funcionários para que eles mantenham o local limpo, e as coisas funcionando. Mas, como você já deve ter percebido, tudo ocorre dentro de uma estação espacial, e com o curioso formato de Donut. O gameplay é dividido em diversas missões, cada uma com um objetivo diferente. Também temos um modo de jogo livre, e até multiplayer competitivo, onde dois jogadores batalham para construir o lado da estação mais rico, com direito até a trapaças e sabotagens.
Nossa estação é dividida em 3 andares, e cada andar é separado em diversas sessões. O primeiro andar é o de serviços, onde você construirá os prédios responsáveis pela manutenção da estação, como centros de reciclagem, delegacia, hospital e até hotéis. Já o segundo andar é reservado para a diversão dos fregueses. Aqui, você pode montar discotecas, casas de jogos e até brinquedos de parque de diversão. Dentre estes, estão máquinas de fliperamas, jogos e até o “Buraco Negro”, um brinquedo que leva os mais corajosos em uma viagem por um buraco de minhoca para algum lugar desconhecido da galáxia.
Já o Terceiro andar é reservado para os amantes da natureza. Neste Andar Biológico, você deve construir diferentes biomas para agradar as diversas espécies de aliens que visitam sua estação. Além disso, as plantas e árvores que nascem aqui servirão de matéria-prima para a construção de algumas coisas interessantes, como os Mechas segurança.

Problemas Espaciais
Como em todo local de entretenimento, é preciso estar preparado para cuidar de assuntos desagradáveis para que sua freguesia não saia insatisfeita. Pois, apesar de estarmos no espaço, alguns dos problemas são bem terráqueos, e alguns são de outros mundo. É seu trabalho, por exemplo, garantir que os robôs de manutenção consigam recolher o lixo deixado por ETs “porquinhos”, e colocar estações de reciclagem suficientes para atendar à demanda.
Além disso, é preciso cuidar para que ninguém morra sufocado espalhando filtros de ar pelas diversas áreas da estação. Também é preciso cuidar de visitantes doentes, e de meliantes que tentem assaltar seus clientes. Para os doentes, basta construir uma clínica médica. Para os meliantes, basta uma delegacia e alguns Robôs assassinos equipados com mísseis, armas laser e lança-chamas. Tá, okay, é um exagero isso tudo para cuidar de trombadinhas, mas você vai precisar de alguns deles quando monstros espaciais ou piratas quiserem invadir sua estação.
Para cuidar disso tudo, é preciso ter funcionários. Felizmente, você pode contratar qualquer visitante que estiver atualmente na sua estação. Inesperadamente, eles parecem não ter problema em começar a trabalhar repentinamente durante seu dia de folga.
Cada raça tem uma área diferente onde pode trabalhar. Temos uma raça que cuida do lixo, outra que trabalha na segurança, e uma que é especialista em plantas e viverá em seu deck biológico. Portanto, você precisa contratar um número suficiente de empregados para manter sua estação funcionando. E por suficiente, digo que você deve ter mais do que precisa, pois cada alien tem suas próprias necessidades. Logo, eles sentem fome e cansaço, e podem deixar seus postos para ir comer ou dormir.

Você não está sozinho no espaço
Ainda que você tenha muitas obrigações, não precisa cuidar de tudo sozinho, pois a IA VAL irá te auxiliar e dar dicas úteis sobre as necessidades da estação. Apesar de ajudar, saiba que VAL não gosta deste trabalho, e nem de você. Na verdade, ela não gosta de muitas coisas e sua diversão é inventar os mais diversos insultos sobre sua atuação na estação.
Apesar disso, ela realmente ajuda com avisos sobre problemas que precisam de atenção. Mesmo que sejam do tipo “Comandante, eu sei que você não se importa com sua higiene pessoal, mas os clientes preferem que a estação não esteja cheia de lixo”. Fique sabendo que eu tomo banho toda quarta-feira, tá VAL. O humor do jogo vem muito desta IA, pois seus comentários e avaliações são bastante bem humorados, mesmo que o jogo esteja tirando sarro de você. Eu não me incomodei com isso, e até gostei, já que dei muitas risadas com ela.
Neste ponto, preciso elogiar os esforços dos desenvolvedores. Afinal, esta IA usa um software de fala que lê os textos do jogo para você, e na linguagem selecionada. Assim, ao invés de usar uma dubladora humana, a IA tem uma voz robótica, com uma voz que lembra muito a GLadOS de Portal. Portanto, é uma solução para que todas as línguas estejam dubladas, e ainda encaixa tematicamente no jogo.
Infelizmente, a voz da VAL e os esporádicos sons das máquinas são suas únicas companhias sonoras. Pois, a trilha sonora deste jogo é pouco chamativa, e sem variedade, sendo fácil de nem perceber que ela está lá.

Planilhas e Números
Sendo Startopia um jogo de gerenciamento, você terá que lidar com diversas telas com informações e números. A principal, e que guiará o seu avanço, é a tela de avaliações dos clientes. Esta tela apresenta o nível de aprovação de cada raça, e ainda mostra os comentários feitos na rede social da empresa. O número de “likes” de um comentário serve de termômetro para ver o quanto isso está incomodando. Se tiver alguém reclamando de fome, é bom arranjar mais máquinas de comida. Aqui você também pode acessar a tela de pesquisa, que libera novas construções, e gerenciar os seus visitantes e funcionários.
Seu nível de aprovação é muito importante, pois a quantidade de dinheiro que os clientes estão dispostos a gastar com sua estação fica maior com uma aprovação melhor. Você pode usar seu dinheiro para comprar novas construções, e também para abrir novas sessões da estação, o que aumenta a área onde você pode adicionar itens.
Porém, é difícil lidar com a interface deste jogo, pelo menos no Playstation 5. Cada menu usa um comando diferente no controle para abrir, e selecionar o botão que você quer apertar pode ser difícil no começo. Basicamente, são informações demais para acessar, e um mouse é a melhor ferramenta para isso.

Gerenciamento divertido
Spacebase Startopia é um divertido jogo de gerenciamento. Sua arte e seus alienígenas são bastante carismáticos, e suas construções oferecem diversos detalhes curiosos para aqueles que prestarem atenção. A dificuldade não é muito alta, e a maioria das missões é fácil de cumprir. Mas isso não quer dizer que você possa descuidar dos seus clientes, pois eles vão ficando cada vez mais exigentes, e vão embora se a estação não estiver funcionando perfeitamente.

A adição de problemas espaciais, como monstros e piratas, o diferencia de outros jogos do gênero. Poder construir robôs de batalha também. Sua IA narradora é uma adição que combina na temática, e ainda ajuda na acessibilidade do jogo ao narrar os textos para você em sua própria língua. Além disso, ajuda no bom-humor, que está cheio de piadas e detalhes engraçados para todo lado que olhar.
Portanto, Spacebase Startopia é um jogo que recomendo para quem gosta de jogos de gerenciamento e de lidar com problemas como empregados descontentes, lixo acumulando e monstros alienígenas comendo seus clientes.