Em Turnip Boy, temos a história de um nabo que não quer pagar impostos para o Prefeito Cebola. E nesta jornada engraçada, vamos ter varias pequenas ilustres revoltas do personagem principal em busca do que ele considera correto.
A história começa com Turnip recebendo a cobrança de uma dívida do Prefeito, e para perdoa-lá, ele terá de realizar várias missões para o Prefeito.
Essa aventura vai te lembrar dos Zeldas clássicos, pois temos um jogo de aventura 2D, que desbloqueará áreas enquanto progredimos.
Turnip Boy será lançado no dia 22 de abril de 2021 para PC e Nintendo Switch.
Jogabilidade
O jogo inicia com Turnip na cidade recebendo uma missão do Senhor Cebola, o prefeito. Essas missões são dadas para eliminar a dívida não paga pelo nosso pequeno herói.
Assim que começamos a explorar, encontramos o Senhor Limão e um regador. Em vários locais, poderemos regar para conseguir um item da plantação. Além disso, toda área está cheia de personagens para conversar. Com esse bate-papo podemos descobrir mais informações importantes para nossa aventura, e até resolver quests secundárias.
Estas quests envolvem encontrar itens para determinado personagem, ou levar informação de um personagem a outro.
Ganhamos itens desses personagens durante a jogatina. Um desses itens, é um papel.
Assim, temos nosso amigo nabo rasgando vários papéis que são colecionáveis do jogo. O conteúdo desses envolvem cobranças de impostos e, como sabemos, nosso personagem se sente bem mal de pagar impostos, tendo uma raiva grande sobre o assunto.
Enquanto realizamos missões para o prefeito, podemos explorar diferentes locais, e conhecer novos personagens. As falas deles são bem simples, mas o carisma te prende. Além disso, muitos dos moradores vão pedir alguma ajuda para deixar você continuar no percurso, assim abrir as áreas vai depender da progressão na história e conhecer todo o mapa possível.

Abertura de mapa
Assim como o jogo Zelda tradicional, o mapa todo não é aberto. Podemos até ver que tem uma área para visitar, mas não sabemos como chegar lá. Conforme conseguimos novos itens, conseguiremos remover diferentes obstáculos, por exemplo, com a espada. Ou até mesmo criar portais, para ligar 2 regiões diferentes e assim passar de um local a outro.
Com isso, precisaremos explorar cada mapa mais de uma vez, para saber quais novos caminhos conseguimos acessar com os itens que adquirimos.
A evolução de Turnip
Para melhorar nosso personagem, o que acontece é que aumentamos a quantidade de corações máximos que este pode ter. Para isso, temos que explorar o mapa e descobrir diferentes regiões para encontrá-los. Por exemplo, podemos regar um trecho de terra, de onde nascerá uma planta coração, que vai aumentar a vida de nosso herói.
Quando lutamos contra Chefões será necessário ter uma quantidade boa de vida, senão morremos facilmente.
Os chefões
Enquanto exploramos, vamos descobrir diferentes dungeons, e ao final delas existe um chefão para enfrentarmos. Este tem que ser derrotado para progredir na história.
Os chefões são muito legais. Estes têm exigem diferentes estratégias para se derrotar, e isso envolve normalmente o uso de uma nova mecânica que aprendemos naquele percurso.

As mecânicas
Nosso personagem tem a característica básica de atacar e poder mudar a arma que ataca. Fora isso, podemos andar para as quatro direções.
Você mudará constantemente o item que o personagem segura, já que boa parte do jogo precisamos ficar alterando as mecânicas liberadas para passar de determinada parte do mapa. Por exemplo, temos um cercado e um mato que quando molhado libera um portal, então precisamos usar o regador nele, mudar para a ferramenta de portal para criar um segundo portal do nosso lado da cerca. Assim, quando entramos em nosso portal criado, vamos aparecer do outro lado da cerca.
Entretanto, a variação de mecânicas não é tão grande. Sendo basicamente:
- Pá /Espada para ataque.
- Regador para regar.
- Portal de pétalas de jarra, que cria portáis.
Arte e Trilha Sonora
O jogo apresenta um pixelado muito bem feito, que me lembrou jogos de Super Nintendo. Além disso, tem uma paleta de cores bem viva, passando a imagem de uma aventura divertida e descompromissada.
Outra característica interessante é que os personagens são baseados em frutas e legumes. Cada um deles tem uma personalidade diferente, e acabam por adquirir expressões humanas, o que é bem engraçado. Esse conjunto de características faz com que você sinta afeição por eles, e queira explorar cada canto das cidades para conhecer mais sobre este mundo vegetal.
Os sons emitidos pelos personagens também são bem interessante, por exemplo, a hora que Turnip come um coração, ele arrota, mostrando um ar de descontraído. Aliás, a trilha sonora, apesar de simples, consegue se amarrar com a arte e demonstrar bem o que cada situação que vemos transmite.
Além da arte pixelada, quando conseguimos algum item, aparece um desenho do personagem comemorando, acompanhado de um texto que normalmente apresenta muito humor, e que vai tirar boas risadas do jogador.

Desempenho
Esta análise usa uma cópia de Turnip Boy para Nintendo Switch, portanto a parte de desempenho do PC pode não ser a mesma que tivemos aqui. Para a plataforma Switch, tivemos quedas de frame constantes que incomodavam na jogabilidade, principalmente nos Chefões.
O problema não é apenas cair para baixo de 30fps, mas o fato que chega a travar por meio segundo, isso em uma batalha de boss pode fazer a diferença para você morrer.
Inovação
Embora a execução do jogo seja bem feita, esse não contem grandes inovações, sendo similar demais com outros do estilo. Entretanto, isso não deveria ser um motivo para te desmotivar a joga-lo. Todavia, isso faz partes das categorias analisadas pelo nosso site, então precisamos dar uma nota, mas não deixe de joga-lo por não ser tão alta.
O próprio estilo de arte e humor já deveria ser um diferencial legal, e não há necessidade de ser completamente diferente para ser um bom jogo.
Conclusão
Turnip Boy é um jogo muito divertido e que recomendo muito para quem gosta de jogos com um estilo Zelda. Enquanto explorar esse mundo, as horas passarão rápido.
Todos os personagens têm carisma. o jogo é cheio de bom-humor, e o jogador se divertirá muito nessa pequena aventura com Turnip, os legumes, as frutas e, lógico, o imposto.
* Chave fornecida para análise
Leia outras análises em nosso site aqui.