Star Wars é uma das franquias de maior sucesso da história do cinema. Sendo assim, tudo que leva seu nome gera repercussão, interesse e, via de regra, dinheiro. Claro que a indústria dos games não ficariam de fora dessa dança. A franquia já teve muitos jogos e o mais recente é Star Wars Jedi: Fallen Order.
Produzido pela Respawn Entertainment, responsável por jogos como Titanfall e Apex Legends e publicado pela Electronic Arts, ele foi lançado em 15 de novembro de 2019, para PC, Playstation 4 e Xbox One.
Star Wars Jedi: Fallen Order é um oásis em meio a tantos jogos da EA lotados de micro transações. Claro que isso se deve inteiramente a Respawn, que após o sucesso de Titanfall 2, teve liberdade no desenvolvimento do jogo.
Desde o início a proposta era ter um jogo totalmente single-player e focado na história. Pois bem, com essa liberdade criativa e confiança no projeto, nasceu um dos melhores games já feitos baseado no universo de Star Wars.
O Jogo
Nessa aventura em uma galáxia muito, muito distante, vamos controlar Cal Kestis. Ele era um padawan durante a fatídica Ordem 66, evento que exterminou a Ordem Jedi e abriu caminho para a ascensão do Império. Mas, após os eventos, ele optou por se afastar da Força e vive escondido em um planeta de catadores.
Até que alguns acontecimentos acabam revelando sua identidade ao Império. Após quase ser morto Cal é resgatado por Cere Junda, uma ex-jedi, e Greez Dritus, capitão da nave Mantis. Contudo, seu resgate não foi uma coincidência e Cere tem um objetivo.
Ela acredita que Cal pode restaurar o equilíbrio e salvar o mundo ao desvendar as mensagens de Eno Cordova, um mestre Jedi, que foram deixadas no droide BD-1, contendo localizações de uma potencial próxima geração de jedi.
Star Wars Jedi: Fallen Order não tenta reinventar a franquia, muito pelo contrário. Ele utiliza de elementos já conhecidos do público da saga, como batalhas contra exércitos de Stormtroopers, exploração de lugares místicos, o bom e velho combate utilizando a força e seu sabre de luz e claro um companheiro robótico em sua jornada.
Além disso, conta com a participação de personagens já conhecidos pelos espectadores de Star Wars. Mas, é importante salientar que o game tem sua própria história, simples, mas bem desenvolvida.
Mesmo que você não seja um grande conhecedor da franquia, vai compreender perfeitamente os acontecimentos do jogo. Claro, para quem tem um conhecimento mais profundo, as referências e outros acontecimentos citados agregam bastante.
Jogabilidade
É inegável a inspiração da jogabilidade de Star Wars Jedi: Fallen Order nos games da franquia Souls. O jogo não é um Souls Like espacial, mas tem sim muitos elementos deste estilo.
Cal Kestis pode andar, correr, se agarrar a pontos específicos do cenário para escalar, correr em determinadas paredes, além de usar a força para controlar e arremessar objetos. Tudo é fluido e funciona bem, as escaladas inclusive, lembram um pouco jogos como Tomb Raider e Uncharted.
A principal inspiração na saga Souls fica por conta do combate. Eles não são fáceis e é evidente como temos de aprender como funciona o padrão de batalha daquele chefe ou inimigo para então traçar a melhor estratégia na luta, exatamente como em Dark Souls, por exemplo.
Além disso, o ressurgimento de inimigos nos mesmos locais e o modo de ckeckpoint, são semelhantes aos de jogos da From Software. Nesses pontos de meditação o jogo é salvo, podemos upar o personagem e descansar.
Mas isso não elimina a identidade de Star Wars Jedi: Fallen Order. A possibilidade de usar a força e a ótima mecânica de batalhas com o sabre de luz traz um toque único e nostálgico ao game da Respawn. Além claro, da ambientação bem trabalhada.
Alguns elementos de RPG também estão no jogo, como sua árvore de skills, que permite que você escolha aonde prefere investir a experiência que conquista: Sabre de Luz, Força e Sobrevivência.
Outra particularidade que lembra RPG’s é a possibilidade de realizar upgrade em suas armas, no caso em seu sabre de luz.
Aspectos técnicos
Star Wars Jedi: Fallen Order é belo. Essa é a definição perfeita para o jogo. Os cenários são lindos e encantadores. A movimentação dos personagens merece um certo destaque, especialmente do protagonista.
A maneira como Cal Kestis manuseia o sabre de luz é impressionante. Recria de forma magistral o que vemos nos filmes, os sons e os movimentos feitos pelo sabre acompanha de maneira natural o personagem. Atacando com ele ou refletindo os disparos dos inimigos, é tudo muito bonito e crível.
A trilha sonora, como era de se esperar, é quase perfeita. Mesclando músicas da saga e originais, com batidas fortes e empolgantes nas grandes batalhas. Tudo foi feito com muita atenção e precisão pela equipe de desenvolvedores.
O lado Negro
Quem nunca ouviu a expressão -“O lado negro da força.”- Em Star Wars Jedi: Fallen Order, estes são problemas no jogo.
Os carregamentos, principalmente depois que você morre, são demorados, chegam a quase 30 segundos. Isso quebra um pouco o ritmo do gameplay. E, considerando que você vai morrer com certa frequência, é bem frustrante.
Especialmente quando morrer várias vezes para um mesmo inimigo e ter de esperar tanto para tentar prosseguir.
O jogo também sofre com pequenas quedas de frames e foi relativamente comum vê-lo congelar por alguns segundos antes que fosse feito o carregamento entre áreas.
Conclusão
Star Wars Jedi: Fallen Order tem uma trama relativamente simples. Trata sobre amor e esperança, temas comuns em Star Wars, mas ela funciona bem, e você se sente parte daquela luta entre o bem e o mal.
Mesmo sem ser inovador, Jedi: Fallen Order é com certeza um dos melhores Star Wars lançados em muitos anos. Além disso, é uma evidência de que a franquia pode render grandes aventuras focadas no single-player.
O jogo é divertido, desafiador e envolvente. Tudo o que um fã de Star Wars procura está ali. E, mesmo quem nunca gostou muito da franquia, vai encontrar uma aventura que consegue misturar de maneira agradável elementos de diversos estilos.