Introdução
É inegável que a Nintendo é uma das companhias de maior importância no mundo dos games. Desde a época do Super Nintendo a empresa vem cada vez mais se reinventando e atingindo números absurdos de público, inclusive, o Switch foi o console mais vendido em 2020 em diversos países, o que mostra a força da marca atualmente. Entretanto, a Nintendo não escapou de cometer alguns erros e atitudes anti-consumidores durante o caminho.
Nintendo Switch
Lançado em março de 2017, o console chegou com a proposta de oferecer jogos incríveis e com o elemento portátil. Sendo possível assim a experiência de grandes franquias da marca em qualquer lugar.
A empresa já havia trabalhado com consoles portáteis no passado. Entre eles o Nintendo 3DS, porém seu foco naquela época era sempre os games exclusivos da empresa, o que mudou nesta nova geração.
Embora o console atinja com maestria seu objetivo de ser um videogame para se jogar em qualquer lugar, problemas de design dos controles acabam atrapalhando a experiência, principalmente na questão dos analógicos, estes que apresentam problemas de drift com bastante frequência.
Games multiplataforma
Uma das grandes novidades no Nintendo Switch, foi que o console pela primeira vez na história da companhia receberia um foco maior em games de outras empresas. Na época, esta notícia foi uma grande surpresa. Isto porque a Nintendo sempre teve uma política de jogos limitada as suas franquias, como Mario e Zelda.
Entretanto, com os novos games de outras plataformas chegando ao Switch, fica mais do que claro o hardware inferior do console em comparação aos outros da geração. Situação esta que é justificável pela proposta do vídeo game, que é ser uma experiência portátil.
Mesmo com essa limitação de hardware, tivemos grandes ports que chegaram ao Switch. Entre eles estão Doom Eternal e The Witcher 3, games que foram portados para o console e ainda mantiveram a sua essência.
Ao mesmo tempo em que o Switch recebeu grandes adaptações para o seu hardware, existem casos em que isso não funcionou. Recentemente Apex Legends chegou na plataforma, e apresentou grandes problemas. A nova versão apresenta gráficos muito borrados, o que acaba prejudicando o competitivo do game, dando assim vantagem para os players de outras plataformas. Outra grande desvantagem é a taxa de quadros, que no Switch está limitada a 30 FPS.
Limitações são esperadas no console. Entretanto existem situações em que um port não é bem feito, o que acaba prejudicando a diversão do jogador. Outros jogos que também sofreram no console foram Ark e Outer Worlds, porém este último já teve a maioria dos seus problemas resolvidos.
Nintendo Switch Online
Seguindo o mesmo padrão dos concorrentes, o console da empresa possui um serviço de assinatura mensal que oferece uma série de benefícios para os assinantes.
As vantagens para os assinantes incluem a possibilidade de jogar online, além de acesso a uma biblioteca com games selecionados de Snes e Nintendo 64. Entretanto o serviço acaba tendo seus próprios problemas. Inicialmente os jogos eram anunciados mensalmente no mesmo sistema do Gamepass. Entretanto com o passar do tempo, esses lançamentos mensais se tornaram raros, e os players nunca sabem quando um novo título chegará ao catálogo.
Além das adições na biblioteca serem lentas, esse sistema acaba prendendo esses clássicos jogos ao sistema de assinatura. Assim sendo, fica impossível que players que já tenham o game possam aproveitar. Nesse sentido a postura da Nintendo é bem similar a da Sony atualmente, desprezo total pelo seu próprio legado.
Falando ainda sobre o sistema online, é importante mencionar que ele não funciona muito bem no Brasil. Ou seja, games que apresentam multiplayer muitas vezes acabam apresentando lags e alta latência nos controles.
Ports que custam caro
No ultimo Nintendo Direct foi anunciado The Legend of Zelda: Skyward Sword, e junto com este anuncio tivemos uma não tão agradável surpresa…. a que o game estará custando o amigável (só que ao contrário) valor de 60 dólares, que atualmente fica em torno de 300 reais no Brasil.
Nem é preciso dizer que a recepção desta noticia não foi algo positivo, ainda mais se considerarmos que a nova versão do game não passa de um port com uma resolução maior.
As atitudes da Nintendo em relação ao preço dos jogos não é de agora, em sua loja digital, raramente vemos títulos com bons descontos, e se o player quiser realmente experienciar os games da plataforma, será preciso quase sempre desembolsar bastante dinheiro.
Jogos por tempo limitado
Em 18 de setembro do ano passado a Nintendo lançou a coletânea Super Mario 3D All-Stars, que continha três clássicos do Mario da época 3D. Porém o lançamento veio com uma data de validade, e os jogadores teriam até o dia 31 de março deste ano para comprar o pacote antes dele ser removido de forma definitiva da loja.
Está pratica é uma das mais absurdas que temos na indústria, pois isso dá poder a empresa de colocar o preço que ela quiser em qualquer game, e obrigar de forma indireta os players a pagar o preço que eles quiserem, pois os jogadores serão pressionados pelo limite de tempo e o medo do título nunca voltar.
Conclusão
É inegável que a Nintendo é uma marca relevante na indústria, e embora ela apresente grandes jogos e um console que favorece os jogadores que gostam de jogar em qualquer lugar, as atitudes anti-consumidores da empresa como preço absurdo em jogos portados e coletâneas por tempo limitado, mostram que a companhia não se importa com os players e fãs de longa data das suas franquias. Assim sendo, no fim ela sabe que os players que realmente quiserem ter aqueles jogos irão pagar o preço definido, por mais alto que ele seja.
Entretanto, o Nintendo Switch Online, embora tenha seus problemas como a falta de anúncios para o catálogo de clássicos, acaba sendo um ótimo custo benefício, pois oferece uma variedade de games por um baixo custo mensal.