Introdução
Resident Evil Village é a sequência direta de RE7. O novo título da franquia contará com o mesmo protagonista, Ethan Winters, a procura de sua filha sequestrada.
Assim a busca o levará para um vilarejo em que coisas estranhas estão acontecendo. Desde o ataque de monstros naquele local até a dominação da região por uma misteriosa figura chamada Mãe Miranda.
Durante esse texto, além de falar o que já sabemos sobre o game, irei aproveitar para comentar algumas das teorias que estão rondando por ai. Com isso, fique avisado caro leitor que talvez a bola de cristal funcione e o conteúdo a seguir pode conter algumas revelações sobre a narrativa.
A volta do survival horror com ação
Após alguns anos da franquia tendo um foco maior na ação, no sétimo jogo tivemos a volta do tão amado e aclamado survivor horror. Aquela sensação de perigo a cada esquina, munição escassa e tensão constante estava de volta. Desde modo, estes elementos em conjunto tornavam a experiência tenebrosa, porém com uma essência própria.
Grande parte desse feito é pela ambientação do game, que se passava em uma casa antiga com vários ambientes claustrofóbicos. Em Village, teremos uma abordagem diferente, pois a obra irá apresentar lugares abertos e ao ar livre. Entretanto, com tudo que foi mostrado, se engana quem pensa que isso irá diminuir o sentimento de tensão, pois mesmo nestes locais, o protagonista será perseguido de forma intensa pelos Lycans, um dos inimigos do jogo.
Embora eu goste dessa pegada de survival horror com ação, meu maior medo neste aspecto é que o game foque muito em tiro, porrada e bomba e esqueça o elemento do terror, situação essa que ocorreu em Resident evil 3 remake por exemplo.
Ethan Winters…… Welcome.
Em Village temos o retorno de Ethan Winters, protagonista do game anterior da série. Embora ele seja um protagonista ok….. passa longe de ter o carisma de outros personagens da saga, como Chris Redfield ou Jill Valentine.
Entretanto, esta situação pode mudar no novo game, pois tudo indica que veremos um Ethan mais profundo e humano, em que os eventos ocorridos terão mais impacto sobre ele. Sendo assim o personagem não irá reagir a tudo que acontece apenas falando “fuck” como no título anterior.
Como dito anteriormente, o jogo irá começar com ele tendo sua filha sequestrada e então entrará em uma jornada para recuperá-la, ao mesmo tempo em que sobrevive ao horrores do local.
Chris Redfield
Chris é um dos personagens mais importantes da franquia, tendo participado de diversos jogos, sendo reconhecido pelos seus grandes feitos, como sobreviver à mansão de RE1, levar uma surra do Wesker em Code Veronica e claro, dar muito soco em rocha.
No novo título, os trailers e materiais de divulgação dão a entender que ele terá um papel de antagonista, algo que eu tenho minhas dúvidas se realmente será o caso. O personagem teve seus momentos baixos na saga, porém nunca a ponto de se tornar um vilão, bom, só o tempo dirá.
Inimigos comuns
Durante os trailers e a demo do game conseguimos ter uma visão de alguns inimigos comuns que a obra irá apresentar. Os que ganham mais destaque são os Lycans, estes que tem a aparência de lobisomens, e atacam o jogador na vila. A forma de ataque deles lembra bastante os ganados do RE4, com eles se organizando para atacar o player.
Outro inimigo que será comum, porém no castelo, serão os “zumbis da masmorra”, inimigos que são antigas “donzelas” mortas no calabouço do castelo, sendo assim, este inimigo lembra bastante os clássicos zumbis da saga, porém com uma aparência diferenciada e talvez mais inteligentes, pois nos trailers é possível ver eles segurando espadas por exemplo.
Também teremos inimigos voadores nas partes mais altas do castelo, criaturas que lembram bastante gárgulas, monstros também ligados diretamente com histórias de vampiros.
As 4 famílias
O título irá apresentar 4 famílias principais, estas que terão grande importância no game, tanto em seu lore como também nos cenários que o jogador irá adentrar. Ao que tudo indica, cada família terá um local próprio com suas próprias características e desafios para o protagonista. Todas as 4 estão diretamente conectadas com a mãe Miranda, personagem que ainda é um completo mistério.
House Dimitrescu
Esta família está localizada no castelo perto da vila, e é governado por Lady Dimitrescu e suas filhas. Durante o material de divulgação elas são retratadas como vampiras, fortemente inspiradas no Conde Drácula. A antagonista será uma perseguidora no melhor estilo Mr. X do RE2R, e promete dificultar bastante o tempo de Ethan no castelo.
No local, o protagonista também terá que lidar com as filhas, estas que possuem habilidades como se transformar em insetos, e irão perseguir o personagem a todo instante, o que irá dificultar a vida de Ethan nos momentos que ele precisará resolver enigmas ou procurar itens para avançar no game.
House Heisenberg
É eu sei, você também pensou automaticamente no protagonista de Breaking bad né?…. Entretanto, aqui estamos falando de outro Heisenberg, personagem que é irmão de Lady D e possui uma conexão com os Lycans.
Ao que tudo indica ele terá controle sobre os “lobisomens” e irá possuir uma forma “arma biológica apelona” em que se transforma em um monstro gigante com características de lobo.
Além disso, o personagem aparenta ter habilidades de manipulação de magnetismo, podendo assim manipular o metal ao seu favor.
House Moreau
Sendo o antagonista com a aparência mais bizarra das 4 famílias, o personagem possui o visual de um peixe com algo meio Lovecraft. A própria Capcom mencionou recentemente que o vilão foi criado com a ideia de ser “ o mais repulsivo na terra”.
O local que provavelmente o encontraremos será em uma vila de pescadores próximo a um reservatório de agua, lugar este que também contará com um peixe mutante gigante para enfrentarmos.
House Benefiento
Casa está que também poderia ser chamada de “ House of Anabelle do inferno”. De acordo com informações da desenvolvedora, Donna Beneviento mantém o rosto coberto o tempo todo e possui controle sobre a boneca Angie, está que aparenta ter vida própria. Além disso, os personagens são inspirados em histórias clássicas de casas mal assombradas. Sendo assim, durante nossa jornada na região desta antagonista, teremos uma sessão que lembrará bastante Resident Evil 7.
Armas e “Ethans”
Durante nossa aventura nesta região super amigável e provavelmente a escolha de férias de muitas famílias (sarcasmo) poderemos encontrar várias armas para nosso personagem se defender das ameaças.
O arsenal do game promete ser bem vasto e maior que o jogo anterior da série, possuindo uma quantidade similar a RE4.
A famosa e amada máquina de escrever ( objeto em que o jogador salva o progresso) também está de volta.
Como resultado, aqui teremos um sistema que é uma evolução do Crafting de Resident Evil 7, assim sendo, o player terá uma vasta opção de itens para construir, logo após obter todas as peças necessárias.
Outro fator que faz seu retorno são os tesouros espalhados pelo mapa, agora é possível ver em diversos locais itens brilhando, estes que poderão ser vendidos para o mercador em troca de upgrades e recursos.
O mercador está de volta
Um dos personagens mais icônicos do quarto título da franquia foi o mercador, este que sempre fazia aparições misteriosas e em lugares no mínimo estranhos.
Ao que tudo indica, teremos um personagem similar em Village. Sendo chamado de The Duke, ele aparecerá em lugares específicos do mapa oferecendo recursos e melhorias em troca de Lei ( moeda do game).
Caça e culinária
Outra novidade no título será que agora poderemos caçar animais pela região da vila e então levar o loot deles para o mercador. Com isso, poderemos vender a carne em troca de leis ou usar a carne para preparar pratos de comida para o Ethan. Após consumir esses alimentos, o protagonista irá receber diversos bônus temporários e definitivos, como receber menos dano dos inimigos, por exemplo.
A maleta e as inspirações em RE4
Não é segredo pra ninguém que a maior inspiração para o título é o quarto game da franquia. Com diversas referências claras, além de locais e até mesmo inimigos.
Sendo assim, teremos a volta do clássico sistema de inventário maleta presente em Resident Evil 4. Com isso, ficará mais simples para o personagem fazer o gerenciamento dos itens e descartá-los a qualquer momento quando necessário. Outra mudança é que agora os tesouros ficam em uma aba separado dos outros itens. Assim sendo, não é mais necessário se preocupar com esse espaço em questão.
Ainda que não esteja confirmado se o báu estará no jogo, se levarmos em consideração o inventário do RE4 e algumas escolhas como esta dos tesouros, eu acredito que ele não estará presente.
Conclusão
Resident Evil Village se inspira fortemente no folclore da Romênia e no quarto jogo da franquia. Com inspirações óbvias e melhorias em diversos aspectos, no dia 7 de maio poderemos ver e experienciar com nossos próprios olhos se o game será tudo que está prometendo e entregará aos jogadores uma das melhores experiências de survivor horror da saga.