Introdução
Never Yield é um jogo desenvolvido por uma pessoa só, ao estilo endless runner, em que o jogador deve saltar, deslizar e esquivar de obstáculos. É uma experiência curta, com a ideia de ter a duração de um filme, cheia de ação e com uma ótima trilha sonora.
Este jogo foi criado pelo desenvolvedor Aerial_Knight, e publicado pela Headup Games, sendo lançado no dia 19 de maio de 2021 para PC, Switch, Xbox e Playstation.
Saltar, Pular e Deslizar
A proposta deste jogo é ser uma experiência simples, mas cativante. Isso já começa pelo esquema de controles, que usa apenas 4 botões, sem muitas combinações. Há um botão para saltar alto, outro para esquivar, um para deslizar pelo chão, e o último para acelerar. Sendo um Endless Runner, o seu personagem irá correr pelos cenários e você deve evitar os obstáculos em seu caminho. Estes, podem ser bem diversos, dependendo do cenário. Você irá pular por cima de cercas e carros, deslizar por baixo de mesas de escritórios e materiais de construção, até escapar de drones militares. Em certa fase, você deve desviar até das ondas sonoras de um guitarrista do mal, tentando te derrubar com o poder da música.
A simplicidade não tira o desafio do jogo, pois irá exigir reflexos rápidos. Existem três dificuldades disponíveis, que basicamente mudam o quão forte é o “Slow-Motion” do personagem, seu super poder, além de adicionar avisos sobre os obstáculos. Isso faz toda a diferença, tanto no desafio quanto na sua pontuação final, já que uma das propostas do jogo é ter um bom fator replay para você melhorar o seu resultado. Quanto mais tempo você passa no slow-motion, menos pontos fará no final.

A jogabilidade de Never Yield até poderia se tornar repetitiva em um jogo mais longo, porém a sua duração é perfeita para a proposta. A variedade de cenários também ajuda a dar a ideia de progresso e avanço. Porém, o que você faz no jogo é simples e com pouca variedade. É apenas pular e se abaixar contra os obstáculos, que dentro de uma mesma fase são bastante reutilizados. Mas, quando algo diferente aparece, como o guitarrista, dá uma revigorada na animação pelo jogo.
Ação e Explosões
A história deste jogo te faz acompanhar um jovem que acabou de recuperar um item importante de seus inimigos. Portanto, ele deve ser rápido para conseguir escapar de uma perseguição implacável, e levar este item para onde ele possa expôr a verdade. Pelo menos, esta é a descrição dada pelo desenvolvedor. Seguindo uma ideia de filme mesmo, as motivações e história servem mais como pano de fundo e uma razão para apresentar cenas de ação.

Existem algumas cutscenes que contam uma história meio confusa. Sei que a polícia e o exército estão atrás do protagonista, e que um cara com uma máscara de gás cool também o persegue. Em alguns momentos, nosso herói até vira um Super Saiyajin. Ah, e tudo por perto dele explode. Carros, drones, botijões de gás e caminhões-tanque entram em combustão apenas por você passar por perto. É típico de filmes de ação mesmo.
Um Álbum jogável
A duração do jogo também aponta para essa simplicidade, já que sua campanha dura pouco mais de 1 hora. Segundo o desenvolvedor, o objetivo é que o jogo tenha a duração de um filme, mas acho que a descrição mais correta seria que ele dura o mesmo que um álbum. Digo isso, pois a trilha sonora tem um grande destaque neste projeto. Never Yield dá bastante foco a sua música, especialmente quando você notar que os efeitos sonoros do jogo são bem silenciosos para não atrapalhar o que está tocando.
Com uma música diferente para cada fase, o jogo todo passa a sensação de um ser um musical jogável. Embora a música acompanhe o que ocorre em cena, este não é um jogo de ritmo. Os obstáculos seguem um ritmo próprio, mas a música que toca vai evoluindo conforme você avança na fase. Assim, uma das recompensas de superar os obstáculos de Never Yield, é poder continuar a ouvir sua trilha sonora.
Portanto, Never Yield acaba por ser um álbum de Hip-Hop e Jazz, que acompanha um jogo para você aproveitar enquanto curte suas músicas.
Correndo com Estilo
Além de sua trilha sonora, a arte do jogo também ganha um bom destaque. Primeiramente, sua arte de capa é uma das mais bonitas que já vi. Segundo, que a arte dentro do jogo é bastante viva e tem um estilo próprio. Pois, ela é uma mistura de anime com quadrinhos, cheia de cores e detalhes. Tem atitude, tem vida e tem ideias novas, mas também tem problemas.
Apesar de elogiar a arte, como é um jogo feito por um único desenvolvedor, podemos sentir suas limitações. Como dito acima, muitas coisas são repetidas nas fases. Você desviará várias vezes do mesmo carro, saltará pelas mesmas janelas, e deslizará por baixo dos mesmos drones.

Conclusão
Aerial_Knight’s Never Yield é uma experiência interessante. Com sua duração de pouco mais de 1 hora, ele apresenta uma jogabilidade divertida, com uma bela arte e uma trilha sonora surpreendente. É possível notar algumas limitações, como repetição de cenários e obstáculos, mas o que é apresentado ainda é impressionante para um jogo solo.
A conclusão que cheguei ao final desta experiência, é que estamos diante de um álbum de Hip-Hop jogável. Pois, este seria o maior diferencial deste projeto, apresentar um jogo que acompanha o ritmo das canções, mas que não exige que você acerte as notas como outros jogos musicais. Isso o torna interessante, já que a música engrandece conforme o nível de perigo em tela.
Never Yield é uma experiência que vale à pena experimentar, e falta de tempo não é uma desculpa.
*Chave cedida para análise no Xbox Series S