Introdução
Já ouviu falar do filme O império do besteirol contra-ataca? Você sabia que esse filme faz parte de um universo compartilhado? Nós também não! Descobrimos agora. Mas, sobre o filme, eu estava lá quando foi lançado no cinema e não pude ir ver por questões de obediência aos pais. Mas, o importante é que esse filme e seu “universo compartilhado” (chupa, Marvel Studios! Já tinham pensado nisso antes) criaram os dois personagens protagonistas do game Jay and Silent Bob: Mall Brawl.
Um jogo que é tão retrô em tantos aspectos que eu cheguei a acreditar que foi feito originalmente para Nintendinho (pode chamar de FAMICOM ou NES, não tem problema) e que foi relançado por agora.
Jay and Silent Bob: Mall Brawl disponível para para NES, Steam, Switch, Xbox e PS4/5 e lançado em 20/05/2021. Um trabalho de Interabang Entertainment, Spoony Bard Productions, Interabang Entertainment, The Media Indie Exchange, e com edição linda de colecionador de Limited Run Games
Império do Besteirol
Jay e Bob Calado (nome brasileiro) apareceram a primeira vez no filme Clerks (O Balconista, Brasil). Apesar de não serem os protagonistas, fizeram tanto sucesso que ganharam filme próprio. Ainda temos de lembrar que que o gênero “besteirol” fazia enorme sucesso no mundo no início dos anos 2000. Também, não podemos esquecer que American Pie foi lançado em 6 de janeiro de 2000.
Diferentemente dos “formandos” da torta americana, Jay e Bob Calado representavam mais aqueles excluídos da escola que tinham como paixão quadrinhos e Guerra nas Estrelas. Noção não era o forte desses rapazes, mas conseguiram seu público e ainda possuem uma legião de fãs até hoje. Para entender melhor algumas referências presentes na obra, disponibilizamos a sinopse do filme O Império do Besteirol Contra-Ataca (fonte)
“Jay e Silent Bob, a dupla de jovens alienados de Nova Jérsei, ficam sabendo que os personagens de quadrinhos baseados neles, os super-heróis Bluntman e Chronic, tiveram seus direitos vendidos por um desenhista e que agora uma grande produtora cinematográfica de Hollywood irá realizar um filme. Irritados porque sua loja favorita mudou de dono, os quais não lhe permitem mais perambular por ali ou ficarem encostados na vitrine, conversando e provocando os transeuntes, resolvem ir atrás do desenhista para que eles lhe dê sua parte em dinheiro para assumirem eles próprios a loja.
No entanto, eles esquecem do dinheiro quando o desenhista lhes fala sobre a internet e do site sobre cinema, especializado em criticar os lançamentos de Hollywood. Furiosos com as ofensas proferidas pelos internautas aos seus alter-egos que vão aparecer como personagens no filme, eles decidem ir até Hollywood para sabotarem as filmagens e impedirem a produção. No caminho vivem várias aventuras, se envolvem com uma quadrilha de ladras de joias internacionais e são perseguidos pela polícia.”
Besteirol contra-ataca
Jay e Silent Bob: Mall Brawl é um jogo Beat’nUp estilo 8-bit que antecede Jay e Silent Bob: Chronic Blunt Punch. Este, ainda em desenvolvimento. Por focar em um estilo mais retrô, digamos que ele homenageia tanto o o jeito clássico de jogar que se torna um game velho. Faltou apenas o controle de dois botões.
Primeiramente, o visual lembra muito os jogos de fim de geração 8-bit. Lembra tanto, que posso afirmar que são os mesmo gráficos. Além de tudo, há várias referências saudosistas dessa era dos games. Ao iniciar o game, já dá para ver em quais jogos se basearam nos visuais.
Quando falamos de referências, há muitas mesmo. Desde à saudosa fase da motinha de Battletoads até chefe de Megaman. Inclusive, adversários lembrarão outras franquias famosas o que deixa tudo mais divertido. Além disso, a metalinguagem ao falar de sua própria série de filmes. Evidentemente, os maiores entusiastas do repertório de Jay e Bob Calado encontrarão coisas para matar a saudade (dica tá na sinopse).
A dificuldade está acessível e com a possibilidade de habilitar uma dificuldade maior. Jogo não possui uma duração longa, típico do estilo retrô. Porém, talvez precise de um pouco de dedicação para aprender os padrões dos inimigos e decorar alguns pontos da fase para passar. E aqui temos um ponto positivo. Se por alguma razão esteja com dificuldades de passar de uma fase específica, não tem problema. O jogo salva a partir do início da fase interrompida. Assim, caso tenha passado por três níveis e precise desligar o videogame na quarta fase, vai poder continuar o jogo da quarta fase em outro momento.

Batendo nas pessoas do Shopping
Jay and Silent Bob: Mall Brawl possui um estilo de jogo assumidamente baseado em Double Dragon e em River City. E quem diz isso são os próprios desenvolvedores (olha aqui). Para sair descendo a porrada no Shopping (menos em senhorinhas doces que deixam itens de recuperação) você tem à disposição um botão de soco, chute e de pulo.
De início, parece ser exagero ter dois botões para bater. Entretanto, tudo faz sentido com os golpes estrela. Esses golpes são finalizações mais fortes da sequências desferidas pelos personagens. O golpe de estrela de Jay é realizado ao utilizar apenas o botão de chute. Já para o Bob Calado, utilizando apenas botão de soco. Para conseguir essas estrelas, o jogador precisa bater de alguma maneira que o jogo ache especial. Porém, não consegui identificar o padrão. Afinal, havia momentos em que conseguíamos isso finalizando uma sequência ou apenas acertando um soco normal.
Um ponto bem legal aqui é o de trocar de personagens enquanto joga. Na verdade, fator essencial para terminar o jogo. Ao jogar com Jay e ver sua vida indo embora, pode mudar para Bob Calado com a vida cheia. Enquanto Jay espera na reserva, sua barra de vida vai enchendo de volta. Assim, podemos pensar em mais estratégias para passar daquela fase difícil.
Para finalizar esta parte, para derrotar os chefes, nem sempre chegar na porrada resolve. Descubra um meio alternativo apenas pausando a aventura e lá estará uma dica. Pois essa dica pode ser de como derrotar o inimigo mais forte da fase.

Estética noventista
Enquanto os filmes de Jay e Bob Calado representam os filmes de início dos anos 2000, Jay and Silent Bob: Mall Brawl representa os jogos do fim dos anos 80. Uma arte minimalista e bem feita. Se fosse um jogo de Master System ou NES, eu diria que usou tudo o que os consoles poderiam oferecer. Os olhos esbugalhados quando eles se assustam lembra os sapos mais barra pesada da Rare. Você também encontrará uns Sub-Zeros no Shopping.
As músicas continuam na pegada “poucos canais de som”. Porém, algo que deve considerar aqui é que não são irritantes e são bem marcantes. Você vai jogar, vai ouvir as músicas, associar a cada fase, e por mais simples que sejam, não vão te incomodar. Pelo contrário, talvez você saia de uma partida com o Jay e Bob Calado cantarolando uma das musiquinhas.

Besteirol démodé
Lembra quando eu disse que Jay and Silent Bob: Mall Brawl faz tantas homenagens a jogo velho que parecia um? Então, isso serve até para seus pontos negativos. Antigamente, por limitação de processamento, cores e um monte de coisa, alguns problemas em jogos eram comuns. E eles estão aqui.
O primeiro ponto encontramos nos controles. Ao bater em um inimigo na direita e direcionar para esquerda para acertar o que vem atrás, talvez isso não ocorra dependendo da velocidade com que esteja apertando os botões. Dessa forma, vai parecer que você não mudou o direcional e continuará batendo no lado direito enquanto o inimigo te pega pelo lado direito. Colocamos aqui como problema porque isso ocorrerá quando você mais precisar oscilar entre direções.
Segundo ponto é sobre dois ou mais corpos ocuparem o mesmo espaço. No momento em que seu personagem fica no espaço que um inimigo (ou mais), todo mundo começa a brilhar ali naquele ponto e você não sabe para onde deve bater e nem qual direção está batendo. Até perceber, já levou muito dano.
Mesmo que tenha esses problemas, não são impeditivos ou algo muito atenuante. Você pode se irritar com algumas situações, mas se acostuma (porque não é tão frequente) e fica com aquela vontade de vingança e de “da próxima eu passo”.

Ainda não é o fim
Jay and Silent Bob: Mall Brawl traz toda aquela nostalgia retrô que o faz se confundir se é um jogo antigo ou não. Muito divertido para uma sessão da tarde de jogos. Talvez, os mais novinhos possam não ter tanto interesse, mas vale a conferida. Mesmo não conhecendo esses ícones do besteirol. Lembrando que o game analisado aqui é um prequel para um projeto maior do estúdio: Chronic blunt punch. Torcemos para que seja tão bom ou melhor que o nosso retrô de hoje.
*Análise realizado em PS4 Fat com chave cedida