Jogos de Skate já foram moda no começo dos anos 2000 e, recentemente, voltaram a chamar atenção após o relançamento de Tony Hawk. Skate City não tem a pretensão de outros jogos do gênero, mas possui grandes qualidades.
Desenvolvido pelo estúdio Snowman e lançado originalmente em 2019 para celulares, agora no dia 06 de maio de 2021, ele ganha uma versão para PC, Nintendo Switch, PS4 e Xbox One.
O Jogo
Skate City tem uma proposta clara: Entreter e relaxar. Diferente da maioria dos jogos do gênero, este é em 2.5D. Você conduz o skatista em um side scroller, enquanto realiza manobras e admira a paisagem.
Esta é a premissa básica do game, entretanto a execução e atenção aos detalhes tornam esse um título admirável aos fãs do Skate.
O jogabilidade é boa e responsiva, mas não necessariamente fácil. Para realizar os movimentos básicos é bem tranquilo, contudo, para emendar grandes sequências de manobras, exige uma certa habilidade e costume.

Você acelera seu skate usando o A ( no Xbox) e vai realizar as manobras usando os analógicos. Além disso, certos movimentos utilizam os gatilhos e os “R”. Sendo assim, você tem que ser rápido e preciso no para acertar os movimentos mais avançados.
A física não é das mais impressionantes. Não há diferença em terrenos que você passa com seu skate. Entretanto, os desenvolvedores deram muita atenção a execução dos movimentos do personagem. É muito bonito e fluido ao realizar os saltos e manobras.
As cidades disponíveis no jogo são Los Angeles, Oslo e Barcelona. Elas são retratadas com certa fidelidade, apesar do game trazer um gráfico cartunesco. Por exemplo, em Barcelona é possível ver o Museu de Arte Contemporânea (MACBA) no cenário.
Conforme avança pelo cenário a condição climática pode alterar entre chuva e sol, além de escurecer.
Modos de Jogo
Skate City é completamente single-player e conta com apenas 2 modos de jogo: O Skate Infinito e os Desafios.

Em Skate infinito, como o próprio nome já incita, você vai andar pela cidade selecionada em um looping sem fim, realizando manobras e, se quiser, cumprindo certos objetivos.
Neste modo são 30 objetivos a se cumprir, como por exemplo, realizar uma determinada manobra em um ponto especifico do cenário. Ao cumprir esses objetivos, você recebe o Skater Cash (SC) a moeda do game.
Outra opção aqui é a de gravar as suas ações. Através do direcional você seleciona a câmera e começa um vídeo. Você pode parar a gravação em qualquer momento e depois tentar vender este para os “Patrocinadores”, para angariar mais SC.
Para te ajudar a encontrar o melhor take, o jogo te dá a opção de posicionar o personagem em algum lugar especifico no cenário. Ou seja, digamos que você quer tentar um “720” em uma determinada rampa. Não será necessário “rodar” toda a fase até voltar para aquele ponto, basta se posicionar ali, começar a filmagem e repetir o processo até conseguir.
Em desafios você deve cumprir missões rápidas para acumular mais SC. Esses objetivos são bem variados e divertidos.

Você pode ter que realizar determinadas manobras num período de tempo, fugir de um policial querendo te pegar enquanto realiza manobras e uma corrida contra outro skatista.
Cada uma dessas tarefas tem um “nível” de realização, determinada em estrelas, que vão de uma a três. Quanto mais estrelas, maior também será o seu ganho de Skate Cash.
Além de divertidas, elas podem ser bastante desafiadoras, ademais, acelera bastante o ganho dos pontos.
Aspectos Técnicos
Em Skate City, como já citado, os gráficos são no estilo cartunesco. De uma forma geral é tudo bem modelado e as paisagens são bonitas. Contudo, nada realmente marcante.

O destaque fica na movimentação e plasticidade em que o seu skatista ao realiza as manobras. Para os admiradores do esporte vai ser muito prazeroso acompanhar os movimentos.
A trilha sonora é de músicas instrumentais. Ela é boa, mas, novamente, nada marcante ou impressionante. Porém, se encaixam com a temática do jogo, além de passar um ar sereno e relaxante.
Localizado em português do Brasil. O jogo não possui nenhuma fala, mas todos os textos estão traduzidos, facilitando muito a compreensão.
Skate Shop
Já que boa parte do objetivo do jogo é conquistar os SC, é necessário falar sobre a loja onde você vai gastar seus pontos.
Em Skate City seu personagem não tem rosto. Você pode editar a cor do cabelo, o tipo e mudar sua cor de pele. Mas tudo de forma bem superficial.
Para personalizar seu avatar, você pode comprar alguns modelos de camisas, calças, tênis, óculos, além de bonés e gorros. Tudo em pouca quantidade e variando em sua maioria apenas as cores.

Como bom skatista, você também pode personalizar seu skate. Com rodas de diferentes cores, o truck e o shape. Mas nada disso vai influenciar na jogabilidade, apenas na parte estética.
Além disso, é no Skate Shop onde você pode upar seu personagem. Sempre usando os SC, você tem a opção de aumentar a Velocidade, o Girar, o Impulso e o Equilíbrio.
Alguns desses upgrades são mais sentidos ao jogar, como a velocidade e o giro, que ajudam muito em certas manobras que são feitas no ar.
Para finalizar as “compras”, há a possibilidade de comprar novas manobras para seu personagem, chamadas de Manobras Especiais.
Pontos negativos
Apesar da boa variedade e dificuldade dos desafios nas cidades, não há muito mais o que fazer. É gostoso e relaxante entrar no Endless, mas ao mesmo tempo pode ser enjoativo.
O game peca pela falta de modos de jogo, ou ao menos um modo de ranking online para competir com os amigos.
A trilha sonora também poderia ter sido mais trabalhada. Claro que, uma empresa independente não poderia arcar com os royalts para colocar bandas consagradas do movimento punk que tão bem representam o skate.
Contudo, há bandas independentes e pequenas que ficariam felizes em ceder material para um jogo que saiu para tantas plataformas.
A falta de customização também pode gerar um certo incomodo.
Conclusão
Skate City é um bom jogo para quem gosta do esporte e é competente no que se propõem a fazer. Seu visual cartunesco e a visão em 2.5D o tornam um título especial e diferenciado para os dias de hoje.
A falta de modos é sim um fator desmotivante. Contudo a atmosfera do jogo é relaxante e eventualmente você vai sentir vontade de revisitar as paisagens cartunescas enquanto realiza manobras radicais.
É possível dizer que Skate City é o primeiro passo para uma futura boa franquia. Se você gosta de um jogo de skate e um bom jogo casual, além de ter um preço acessível é com certeza uma boa pedida.
* Chave cedida para análise