Introdução
Batman Arkham Asylum é um jogo de ação e aventura lançado em 2009. O game apresentou na época uma narrativa inédita do homem morcego, além de mecânicas de jogabilidade que marcaram uma grande evolução nos games de super-herói.
O manicômio consegue um destaque tão grande no título, que pode ser considerado um segundo protagonista. Pois, o lugar conversa com o jogador de forma indireta em cada sala que o herói adentra.
O fundador
O Arkham Asylum foi fundado em 1921 por Amadeus Arkham, este que nomeou o asilo em homenagem a sua finada mãe, Elizabeth Arkham. O personagem que sempre teve fascínio na loucura humana, queria usar o local para tratar, estudar e curar os insanos. Um dia antes da inauguração do asilo, ao chegar em sua casa, Amadeus encontrou sua esposa e filhas mortas.
As duas tinham sido assassinadas pelo serial killer Mad Dog, e após ser capturado, ele se tornou o primeiro paciente do asilo. Embora o objetivo do local fosse tratar e recuperar mentalmente o assassino, isso não passava de uma fachada para que Amadeus fizesse constantes experimentos e torturas com eletrochoque em Mad Dog. Em 1922, no aniversário da morte de sua família, o fundador do asilo executou o serial killer usando cargas de eletrochoque.
Após as autoridades descobrirem o feito de Amadeus, ele foi internado no próprio manicômio. Sendo assim, ele passou o resto de seus dias imerso na loucura que ele mesmo inicialmente queria curar.
A corrupção do asilo
Ao decorrer dos anos outros assumiram o posto da administração do local. Entretanto, o prédio entrou em uma linha de ser usado para experimentos ou até mesmo extermínio.
Um dos personagens que contribuiu com isso foi Jeremiah Arkham. Por ser o neto de Amadeus, ele se aproveitou dessa situação para criar uma fachada que o asilo não estaria mais participando de atividades e experimentos obscuros, entretanto, isso não passava de enganação.
Batman Arkham Asylum
Agora após esse “flashback” sobre a origem do local, vamos finalmente falar sobre o game. Primeiramente, o título começa com o homem morcego levando o Coringa para o asilo. Os dois personagens tiveram uma luta que o herói considerou fácil demais, e por isso decide acompanhar de perto a transferência do vilão insano.
Um tempo depois de terem chegado no local, o Coringa escapa e inicia a sua loucura pelo prédio. O personagem então liberta diversos internos, e começa um jogo doentio contra o herói.
Jogabilidade que revolucionou o gênero
O jogo apresentou mecânicas de combate e furtividade até então inéditas para o gênero. Tendo um foco em lutas rápidas e contra ataque dinâmico, o game iniciou uma tendência que é vista até os dias de hoje, em títulos como Sleeping Dogs e Marvel’s Spiderman.
O sistema consiste em atacar e contra atacar no momento certo, gerando assim um combo e quando um certo número é atingido, o protagonista pode executar um ataque especial. O jogador também pode escolher manter o flow do combo, e aumentar seu multiplicador de pontos. Assim sendo, o player irá conseguir mais experiência e liberar melhorias para o personagem em menos tempo.
Outro destaque vai para a mecânica de furtividade, em que o jogador deve criar táticas para nocautear os inimigos. Observando-os de um lugar alto, normalmente uma gárgula, o herói pode se aproximar agachado ou usar algum dos seus equipamentos para derrubá-los.
Um local que remete a loucura
Durante toda a jornada do personagem pelo local, encontramos variados indícios do que ocorria por lá. Em cada corredor que o jogador entra, observamos sinais de vilões clássicos e várias de suas características. Um dos vilões que temos que lidar, é o charada. E para prendermos o personagem, o homem morcego deve solucionar várias charadas. Embora pareça complicado, a resposta normalmente é um local ou objeto que devemos escanear e assim concluir o desafio.
Embora isso seja meio cansativo em alguns momentos, esses enigmas acabam revelando mais sobre os insanos internos daquele local, como também do asilo. Para exemplificar, temos uma charada em que devemos analisar a cela do homem calendário. Quando Batman chega lá, ele se depara com um local cheio de páginas com diversas datas coladas nas paredes, o que é bizarro, porém reflete totalmente na loucura do vilão.
O legado de Amadeus Arkham
Durante a jornada do Batman no asilo, nos deparamos com estranhos símbolos supostamente feitos pelo fundador do local. Quando encontradas, as marcas revelam mensagens que mostram como funcionava a mente de Amadeus.
Falando nisso, durante a jornada pelo manicômio, podemos encontrar fitas de entrevista com os internos. Ouvi-las irá fornecer ainda mais informações sobre o asilo, como também sobre os pacientes. Assim sendo, é possível observar e conhecer um pouco sobre a mente destes personagens.
Conclusão
Batman Arkham Asylum é um marco no gênero super-herói. Assim sendo, o título conseguiu apresentar o incrível Asilo e se aprofundar mesmo que de maneira indireta na loucura daquele local. Além disso, com uma jogabilidade inovadora, o game se tornou grande destaque e é uma das melhores adaptações do homem morcego.