Introdução
Jogos de terror estão em alta atualmente. Graças ao sucesso de games como Resident Evil e Outlast, cada vez mais vemos o gênero crescer e inovar. Assim sendo, os títulos que antigamente abusavam do já batido recurso do jumpscare, aprenderam a usar outros meios para apresentar uma ambientação de terror.
Com isso em mente, irei mostrar abaixo uma lista com alguns jogos de terror incríveis que talvez você caro leitor tenha deixado passar. Lembrando que a lista abaixo representa a minha opinião e os jogos que me fizeram dar um pulo da cadeira enquanto eu jogava.
Song of Horror
Plataformas: Xbox One, Playstation 4, Microsoft Windows.
Song of Horror é um survival horror que apresenta uma diferente proposta no gênero. No game, não temos um monstro que irá perseguir os protagonistas, e sim uma presença sobrenatural que irá se adaptar aos personagens e suas escolhas.
Durante os capítulos do título, podemos escolher entre diferentes personagens. Entretanto, a morte é permanente, então se um deles for morto, teremos que escolher outro sobrevivente para jogar.
No sentido de gameplay, Song of Horror segue a linha de clássicos do survival horror. Assim sendo, temos aqui um sistema de câmera fixa, em que o jogador estará em constante tensão, pois não sabe o que irá encontrar no seu caminho.
Outro grande destaque é a ambientação. Pois, a todo momento escutamos diversos barulhos diferentes, como janelas batendo, gotas pingando e até mesmo madeira rangendo, e com isso o jogador fica tenso a todo instante imaginando ser uma armadilha da ameaça sobrenatural.
Maid of Sker
Plataformas: Microsoft Windows, Xbox One, Xbox Series X|S, Playstation 4, Playstation 5.
Maid of Sker é um survivor horror em primeiro pessoa que leva o jogador em uma aterrorizante jornada pelo Hotel Sker. O game começa com Thomas, o protagonista, chegando ao local após ter recebido uma carta de sua amada dizendo que estava sendo mantida refém. Assim sendo, cabe ao player explorar o terrível hotel com o objetivo de salvar sua prometida.
O game se destaca por apresentar uma ambientação e trilha sonora belíssima. A partir do momento que o gameplay começa e avançamos pelo primeiro ambiente, uma música imersiva e emotiva logo é apresentada, o que causa no jogador uma sensação de calma antes dos momentos de desespero começarem. Eu achei essa abordagem ótima, pois normalmente games neste estilo não usam muito o recurso de trilha sonora, com exceção dos momentos de tensão.
Outro elemento que torna Maid of Sker único é a forma que o jogador terá pra lidar com os inimigos. Durante nossa “estadia” no Hotel, iremos nos deparar com os Quiet Ones, homens que são membros de um culto macabro e cegos, sendo guiados apenas pelo som. Assim sendo, o player não terá armas para se defender, tendo apenas que usar da mecânica de prender a respiração, para então atravessar o caminho sem ser visto.
Embora o game apresente uma narrativa não muito original, em todos os outros aspectos ele consegue impressionar, principalmente em sua ambientação e trilha sonora.
Layers of Fear 2
Plataformas: Microsoft Windows, Nintendo Switch, Xbox One, Playstation 4.
Layers of Fear 2 segue uma linha diferente dos jogos citados acima. A narrativa contada aqui é interpretativa, ou seja, diversos acontecimentos, cenários e documentos são apresentados ao jogador e cabe a ele juntar as peças e descobrir o que está acontecendo.
O game começa com nosso personagem, que é um ator, acordando em um navio, logo após isso, o protagonista começa a receber ordens do diretor do filme que ele deveria participar, e cabe ao jogador decidir se vai ou não seguir essas recomendações.
O título segue um gameplay em que andamos por diversos locais, resolvemos enigmas e vamos avançando cada vez mais nas profundezas do ambiente ao mesmo tempo que tentamos entender o que está acontecendo naquele local.
Por fim, Layers of Fear 2 é um game difícil de se compreender, sendo este um dos grandes destaques do título por incrível que pareça.
Lust for Darkness
Plataformas: Nintendo Switch, Microsoft Windows.
Lust for Darkness é o jogo mais pesado desta lista. Então eu já adianto que se você caro leitor é acostumado com coisas “leves” como Outlast, passe longe deste game.
O título apresenta uma narrativa que mistura histórias de lovecraft com um culto de práticas eróticas. E sim, o jogo irá apresentar bastante conteúdo adulto, mas longe de ser algo sem sentido e apenas para chocar.
Durante a nossa jornada no game, teremos que explorar uma casa de rituais bem na vibe do filme De Olhos Bem Fechados, em busca da esposa desaparecida do protagonista. Assim sendo, ao chegarmos no local iremos nos deparar com um bizarro culto que tem como objetivo invocar uma criatura que se alimenta de energia sexual.
Enfim, o jogador deve então procurar sua esposa e escapar do aterrorizante, porém intrigante local. Lust for Darkness também leva o player para um mundo alternativo dominado por criaturas bizarras, lugar este que o protagonista deve resolver enigmas, fugir e se esconder.
Portanto, minha recomendação final para este game é….. não jogue na TV da sala.
Remothered: Tormented Fathers
Plataformas: Xbox One, Playstation 4, Microsoft Windows
Remothered: Tormented Fathers apresenta uma história contada por meio de flashbacks. Normalmente eu não sou muito fã deste estilo de narrativa, entretanto aqui os acontecimentos são contados de uma forma que faz sentido e não deixa o jogador confuso.
No game assumimos o papel de Rosemary Reed, uma jornalista que vai até a mansão de Richard Felton para investigar as causas de sua misteriosa doença. O gameplay apresentado é bem terror velha guarda, em que devemos explorar diversos locais em busca de itens para abrirmos novas salas e desvendar segredos.
O grande destaque da obra com certeza é a sua narrativa. Pois, ela consegue prender o jogador do começo ao fim, em uma jornada que envolve um forte terror psicológico e atmosférico.
The Beast Inside
Plataformas: Microsoft Windows
Em The Beast Inside o jogador assume o papel de dois protagonistas vivendo em épocas diferentes, porém enfrentando a mesma ameaça sobrenatural. O gameplay é em primeira pessoa e quase totalmente focado em exploração e quebra-cabeças. Entretanto, diferente de outros títulos da lista, neste game teremos momentos de combate.
A obra consegue se destacar por apresentar uma narrativa em duas perspectivas diferentes, porém que acabam se conectando em momentos chave. A ambientação do jogo é muito bonita e em conjunto com os efeitos sonoros, temos aqui uma ótima construção atmosférica de terror sobrenatural.