Beast of Maravilla Island é um jogo de aventura onde temos de fotografar o ambiente. O lançamento aconteceu no dia 12 de junho de 2021 para as plataformas Nintendo Switch e PC. Mas, ainda em 2021 sairá para as plataformas Xbox e Playstation.
Banana Bird Studios foi o estúdio responsável pelo desenvolvimento, e Whitethorn Digital pela publicação.
História
Tudo começa com nossa personagem em um barco.
Nesta viagem, vamos descobrir que nossa missão será preencher um livro de fotografia com mais de 50 criaturas e plantas fantásticas.
Além disso, sabemos que esse livro veio de nosso avô.
E que estamos a caminho de uma ilha.
Jogabilidade
Quando nós chegamos na ilha, nossa personagem pode andar para todas as direções. Então, podemos começar a fotografar a fauna e flora deste lugar exótico
A mecânica de tirar fotos permite que você identifique quando algo novo deve ser fotografado no local, já que a palavra “Novo” aparece ao focar a câmera. Após tirar fotos, estas aparecerão em nosso álbum. Além disso, podemos ter informações adicionais sobre algumas criaturas, para entender seus comportamentos no local, e até mesmo para conseguir tirar outras fotos. Mas não se engane, são poucos que realmente agregam informações.

Assim como Pokémon Snap, aqui temos alguns pequenos puzzles para resolver com o objetivo de tirar fotos de forma diferente. Por exemplo: uma foto da criatura mergulhando, ou dela cuspindo água. Seria muito interessante se os desenvolvedores tivessem se aprofundado nessa ideia, já que esses foram os momentos que mais me prendi ao jogo.
Em alguns casos conseguimos interagir com comida ou pedra para jogar para os animais. Mas novamente, foram poucas vezes que tive essa opção.
Logo, geralmente temos apenas que apontar a câmera e ver onde está escrito “Novo”. Em várias situações eu nem consegui ver que criatura que tirei foto, pois estava muito longe, mas mesmo assim a mensagem aparecia. Acaba que tirar uma foto se torna muito trivial e em pouco tempo você preencherá seu caderno sem grande esforço.
Para complementar a mecânica, ainda podemos tirar selfies com o ambiente ao nosso redor, e o assobio para chamar a atenção dos animais, entretanto ambas foram pouco exploradas.
Ao terminar de jogar, fiquei com a sensação que poderia ter mais quebra-cabeças e features para tirar foto. Por exemplo: filtros, qualidade da foto, horário do dia, mais poses e diferentes situações.

Trilha Sonora
O áudio passa a sensação de tranquilidade e é relaxante, acaba por combinar muito bem com o foco de fotografar a natureza.
Porém, não esperem que as melodias fiquem em sua cabeça ao finalizar o gameplay, pois pouco será lembrado sobre as mesmas. Ou seja, a trilha sonora é funcional, mas não grandiosa.
Arte
O que mais me atraiu no trailer deste jogo foi a arte. As cores causam um grande destaque, passando a sensação de um lugar mágico e muito bonito.
Além disso, um ambiente bonito se torna mais atraente de explorar, e para Beast of Maravilla Island isso é importante. Pois, sua feature que é a essência do gameplay depende do jogador ter interesse de investigar a ilha.
Entretanto, mesmo visualmente chamando muita a atenção, temos problema nesse tópico também. Já que, em momentos de escalada, podemos ver o corpo do personagem entrando nos objetos, o que quebra a imersão.

Inovação
Infelizmente não consigo citar inovações deste jogo. Pois, parece apenas uma repetição do que já temos no mercado, mas com uma qualidade mais abaixo.
Bugs e desempenho
Esse jogo foi analisado no Nintendo Switch, e nesta plataforma encontrei vários problemas.
Em relação a bugs, em várias situações ao subir ou descer de árvores dava a sensação que nossa personagem ficava presa e havia necessidade de ficar virando, subindo e descendo até conseguir descer. Além disso, em um momento ao pular em uma planta, minha personagem ficou presa na tela, eu não conseguia mexer em mais nenhuma direção. Até mesmo reiniciando o jogo o problema persistiu. Com isso a única solução que encontrei foi começar tudo do zero.
Sobre o desempenho, em várias situações quando virava a câmera para tirar foto, no modo portátil do Switch, o frame caia e ficava instável. Acredito que isso deva incomodar a maioria dos jogadores.
Conclusão
Beast of Maravilla Island tem uma ideia simples, de tirar fotos de várias criaturas. Entretanto, acredito que o problema não está na simplicidade da ideia, já que jogos como Pokémon Snap também tem o mesmo objetivo, mas o problema real está na execução.
Esta acaba por pecar em pequenos detalhes que dão a sensação de estar incompleto e também em falta de features que tornem a mecânica de tirar foto mais interessante e divertida para o jogador. A falta de puzzles mais elaborados e a sensação que é só aparecer “Novo” na tela que você pode tirar foto mesmo nem conseguindo ver o que foi fotografado direito, torna tudo fácil demais e perde a graça.
*Chave cedida para análise.
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