Dobo’s Heroes é um jogo puzzle de plataforma que te coloca na pele de um antigo herói. Junto dos netinhos, Dobo precisa atravessar os mais diversos obstáculos da vida para reencontrar motivações.
Desenvolvido pelo estúdio brasileiro Colossus Game Studio, o jogo está disponível para PC através da Steam desde 14 de Maio de 2021. Dobo’s tem suporte total ao português brasileiro.
História
A história se passa em um planeta que não o nosso, onde Dobo é um herói mundialmente reconhecido. Porém, alguns fatos mudaram as perspectivas do herói fazendo-o perder o ânimo e por fim acabou isolado de todos.
Ao iniciar o jogo, Dobo está em seu quarto escuro e aí a família tenta fazê-lo sair do cômodo, mas tudo em vão. E então chega os netinhos que convencem o herói de outrora a sair da cama e buscar alguma forma de distração.
Gameplay
O jogo tem uma simplicidade enorme ao falar de controles. Somente movimentos básicos e ações de pulo e acionamento compõem a jogatina. E por falar em pulo aqui o jogador vai usar muito esse recurso.
Dobo’s Heroes tem a temática de jogo plataforma e quebra-cabeças. Os netos de Dobo tem a capacidade de se transformarem em plataformas para que o herói possa atravessar os mais diversos obstáculos do cenário.
O primeiro neto somente se transforma em uma plataforma e nada de mais. Os próximos, no entanto, possuem capacidades extras como quebrar partes do cenário ou impulsionar outros personagens e assim fazer a trupe avançar.
Assim o jogador precisa alternar entre os personagens continuamente, pois todos eles são controlados individualmente. Isso acaba tirando um pouco da dinâmica do jogo e certamente quem jogar irá ter dificuldade para circular entre os personagens.

Os desafios
Falando dos quebra-cabeças, eles foram bem pensados. Há uma boa dose de criatividade dos desenvolvedores em criar diversos níveis com os mais variados desafios.
A dificuldade talvez seja um pouco elevada demais em alguns cenários, mas nada de impossível para o jogador. Houveram diversos momentos onde tive que morrer muitas vezes até entender o melhor caminho para completar o puzzle.
Mas essa dificuldade serve muito bem como uma metáfora da qual irei discorrer mais abaixo. Em suma o número de desafios é satisfatório com uma dificuldade desafiadora.
Arte
A temática em pixel art casa bem com o jogo. Não há muito o que falar sobre a arte desse jogo, ela não revoluciona, mas não faz feio. Cenários bem desenhados inspirados nos antigos jogos de plataforma dão um ar de nostalgia.
Os personagens alienígenas têm a anatomia bem parecida com a de um humano e então também não há segredo nisso. Os netinhos de Dobo diferem um dos outros somente pela cor da roupa que usam.
Essa diferenciação acontece pela própria limitação do estilo gráfico. Devemos tratar essa necessidade como uma característica do jogo e não um problema.
Por fim os menus e interface também trazem nostalgia artística dos velhos conhecidos como Super Mario World. Não há nada de complicado e que possa distrair o jogador nos menus já que tudo é muito simples.

Som
Essa foi a parte que mais me chamou atenção, sem dúvidas. O trabalho da parte de áudio nos dá uma nostalgia enorme, fazendo lembrar lá dos anos 1990.
A metáfora
Dobo’s Heroes traz uma lição dentro de todo o jogo. Não podemos desistir e o amor pode sim vencer. Como já dito anteriormente, Dobo está desanimado e isolado em um quarto escuro depressivo.
Alguns dos parentes do herói tentam fazer com que ele saia dessa situação, mas em vão. E então seus netos aparecem e chamam o avô para sair, dizendo que o vento está tocando uma música.
Dobo então desperta interesse e levanta para sair junto dos netinhos. E aí começa a aventura. Durante as fases vamos encontrando diversos manuscritos com textos que contém trechos de memórias.
Essas memórias são do próprio personagem principal com uma outra personagem que fez parte da sua vida. Esses textos abordam os mais diversos temas, com foco em como viver em sociedade e amor.
Com a depressão Dobo esqueceu de muita coisa boa que já tinha vivido. Porém, o amor de seus netos o fez novamente levantar a cabeça e procurar novos ares. Ares esses que ele descobre nas diversas memórias encontradas durante a aventura.

Conclusão
Em suma Dobo’s Heroes é um bom jogo. Não revoluciona e nem apresenta algo inédito. Mas certamente o jogo funciona como deveria, trazendo desafios e questionamentos ao jogador.
Esse misto talvez possa se comparar ao boxe-xadrez, duas modalidades que combinadas trazem uma dinâmica completamente diferente, mas que se complementam.
O trabalho dos desenvolvedores brasileiros precisa ser reconhecido e apresentado para as pessoas. Esse jogo em especial, com suas mensagens filosóficas, tem um tom totalmente inesperado, mas muito bem-vindo.