Introdução
Void Terrarium é um jogo Roguelite com dungeon crawling, onde controlamos um robozinho em sua missão de cuidar da última humana do planeta. Uma missão que envolve construir um terrário seguro para ela, com muito crafting e batalhas, mas também muito grinding.
Desenvolvido pela Nippon Ichi Software, e publicado pela Nis America, Void Terrarium foi lançado para Playstation 4 e Switch em 2020, mas agora recebe uma versão atualizada para Playstation 5 no dia 18 de Maio de 2021.
Apocalipse dos Fungos e da Máquina
Neste jogo, controlaremos Robbie, um robô que ganha consciência e acorda em um grande lixão. Ao explorar a área, ele descobre um gigante frasco de vidro, e dentro dele, uma menina coberta de musgo e fungos. Bem ao lado, ele também se encontra com a factoryAI, um computador com inteligência artificial, que será seu guia durante o jogo. Robbie convence factoryAI a ajudar a garotinha, muito fraca e quase morrendo. Sua prioridade a partir de então é juntar comida e remédios para fortalecê-la, e então começar a construir um novo lar para ela.
Para isso, nosso herói terá de se aventurar no grande deserto e vasculhar as ruínas do que antes era a civilização humana. A muito tempo atrás, um fungo começou a se alastrar pelo planeta, infectando e matando todas as pessoas. Para se protegerem, os humanos começaram a criar colônias subterrâneas, empregando inúmeros robôs e máquinas para as escavações. Dentre estes robôs estava a factoryAI, cujo trabalho era cuidar do bem-estar da humanidade.
Porém, este bem-estar não estava tão bom assim, e guerras pelos poucos recursos encontrados embaixo da terra começaram. E no meio disso tudo, factoryAI começou a ser culpada por deixar os humanos neste estado miserável. Tantos foram os ataques, que para se proteger, ela sem querer matou todos os humanos que haviam sobrado. Assim, aqueles que não morreram cobertos de fungos, encontraram seu fim com uma máquina construída para protegê-los.
Criando um novo Terrarium
Portanto, cuidar da garotinha é uma forma deste computador amigável se redimir. E agora, começa o jogo mesmo.
O foco de Void Terrarium está todo em construir novos equipamentos para a casa da garota, batizada de Toriko pelos robôs. Estes equipamentos incluem melhorar a estrutura do terrário com filtros de ar e paredes reforçadas, mas também cadeiras, cama e diversas decorações. Mas, isso não serve apenas para enfeitar, pois, toda vez que você cria um item pela primeira vez, o Robbie fica um pouco mais forte.

E ficar mais forte é algo bastante necessário, já que as ruínas estão cheias de monstros e robôs agressivos. Sendo um Roguelite, toda vez que Robbie sai para explorar uma ruína, ele começa no level 1, e vai ficando mais forte conforme avança pelos diversos andares das dungeons. Nesta exploração, você conseguirá diversos itens, que ao final da run, virarão materiais. Assim, Robbie encherá seu inventário de itens de cura, equipamentos, e comida, que será tudo desmontado para virar recursos.
Os recursos são divididos em 4 categorias, orgânicos, inorgânicos, elétricos e contaminados. Cada item gera uma quantidade para cada recurso. Por exemplo, juntar baterias é uma boa fonte de materiais inorgânicos e elétricos, enquanto encher a bolsa de cogumelos te renderá muito material orgânico e até contaminado.

Explorando as dungeons
Como disse anteriormente, todo item criado traz um bônus para o robô. Portanto, quando você entra nas ruínas, deve ter em mente que tipo de material quer coletar para poder construir uma nova peça para o terrário, e receber o bônus de status. Enquanto explora as dungeons, seu robô tem status de ataque e defesa, bem como chance de crítico e esquiva. As batalhas contra os inimigos são um meio termo entre algo por turno e em tempo real, pois os oponentes só se movem quando você se mexe ou realiza alguma ação. Assim, você tem tempo de decidir qual ataque usar, mas o jogo não te tira da exploração para uma cena de batalha.
Ao pegar level, você deve escolher entre duas habilidades para fortalecer seu robô. Estas habilidades são sempre randômicas, e vêm com uma pontuação entre 1 e 5 estrelas pelo seu efeito. Portanto, ao pegar level, você pode ter de escolher entre ganhar mais 2 de ataque ou de defesa, mas também pode ganhar alguma habilidade de recuperar vida a cada ataque, por exemplo. Isso faz com que cada exploração tenha uma sensação única, mas também pode frustrar quando você percebe que não deu sorte e está apanhando demais dos inimigos.

O tempo de exploração é limitada por dois fatores, a energia do robô e o estômago da Toriko. A energia vai sendo gasta conforme você anda e usa habilidades, mas basta encontrar e usar baterias para recarregar. Já a Toriko é um limite máximo de tempo, já que você é obrigado a deixar a Dungeon para alimentá-la depois de um tempo.
Evolução e Roguelite
A evolução em Void Terrarium é bastante interessante, já que ele te dá o poder de controlar até a sorte das habilidades que você encontrar na dungeon.
A maioria dos itens que você constrói dão bônus permanente a seus status básicos, como vida e ataque. Outros, no entanto, afetam características menos diretas. Em dado momento, você pode construir uma pseudo-classe, que afeta a chance de certas habilidades aparecerem.
A classe de Fighter, por exemplo, melhora muito a probabilidade de habilidades de ataque aparecerem, enquanto diminui as chances de habilidades que melhoram sua defesa. Já a classe médico é o oposto, priorizando defesa e vida em detrimento do ataque. Ou, talvez, seu objetivo seja só juntar muitos materiais, então a classe Scrapper quase garante que você receberá slots de inventário extra ao subir de nível, mesmo que seu robô acabe ficando fraco ao longo do tempo.

Além disso, você também constrói módulos que te permitem escolher alguma habilidade específica para nunca aparecer, ou até para reduzir a probabilidade de habilidades de poucas estrelas aparecerem.
Portanto, conforme constrói o terrário e avança na história, você ganha o poder de customizar bastante as suas runs. Isso é algo que achei muito interessante no jogo, já que reduz um pouco a aleatoriedade que acompanha roguelikes. Infelizmente, isto também vem ao custo de um grande grinding.
Muito Grinding
Como todos estes upgrades precisam de materiais, há uma pressão constante em juntar o máximo de itens em cada run. Porém, quanto melhor o upgrade, mais material precisa. Com o tempo, você se vê fazendo a mesma dungeon 4 ou 5 vezes apenas para ganhar 2 de ataque. O que sozinho é pouco para fazer diferença, então é preciso craftar mais upgrades.
Isso se torna repetitivo em pouco tempo. Apesar de ser muito interessante a evolução do personagem, e ter algumas ideias novas, o fato disso tudo estar preso atrás de um grinding pesado tira um tanto do brilho do jogo. Especialmente nas dungeons finais, bastante longas e difíceis. Isso também afeta uma das mecânicas, a de decoração da casa.
Com todos os itens criados, você pode decorar a casa da Toriko da forma que quiser. Infelizmente, o grinding tira o incentivo de construir coisas pensando neste aspecto, já que você estará focado apenas na evolução.
Porém, a trilha sonora e a arte de Void Terrarium amenizam essa sensação. Cada Dungeons tem uma música diferente, que variam desde um Lo-Fi até uma batida eletrônica mais animada. O design dos robôs inimigos é bastante simples, mas Robbie é cheio de carisma, assim como a factoryAI, e, lógico, nossa humana Toriko. A arte é muito bonita e bem-feita. Pena que as dungeons não mudem tanto assim de aparência entre si.

Conclusão
Void Terrarium é um jogo bastante divertido e com ideias novas, mas cujo grinding acaba afetando essa experiência.
Ele tem uma arte e trilha sonoras muito boas. Sua evolução também é viciante, e permite muita estratégia em como lidar com o random típico dos Roguelikes. Ver seu personagem evoluir com o tempo é satisfatório, mesmo que este tempo seja longo.
Visualmente, as mudanças do terrário também marcam o andar da história, um conto divertido e triste ao mesmo tempo. Assim, você fica com a sensação de que está sempre evoluindo, um pouco de cada vez.
Portanto, eu consigo recomendar Void Terrarium para quem curte Roguelikes e Dungeon Crawling, mesmo que ele tenha seus defeitos.
*Chave cedida para análise no Playstation 5