Finalmente, o dia chegou. Anunciado há 2 anos, Elden Ring promete ser o maior projeto da From Software, desenvolvedora conhecida por seu trabalho na série Souls, Bloodborne e no game do ano de 2019, Sekiro: Shadows Die Twice. Mas após o seu anúncio com um trailer cinemático na E3 2019, a desenvolvedora ficou em completo silêncio por 2 anos inteiros, o que levou uma boa parcela dos fãs á beira da loucura (mas isso é história pra outro artigo…). Mas relaxem, amigos. Tudo está bem agora.
Na Summer Game Fest, houve o tão aguardado trailer de revelação de Elden Ring, que vocês podem conferir abaixo.
O trailer mostra tudo o que esperávamos do projeto até então. Então, hora de se atentar aos detalhes, meu caro leitor. Junte-se comigo, e vamos descobrir tudo o que Elden Ring tem a nos oferecer… até agora.
É mundo aberto!
Isso mesmo. Pela primeira vez em um jogo moderno do estúdio, teremos um mundo aberto. Numa entrevista dada em 2019 após o anúncio do primeiro trailer, o diretor por trás da franquia Souls, Hidetaka Miyazaki, afirmou que o mundo aberto seria a maior diferença entre esse título e os seus predecessores. Ele também afirmou que esse seria o maior jogo da empresa, em termos de puro volume.
De acordo com ele, o mapa deve contar com muitos perigos e ameaças, além de áreas pra exploração, e que entre essas áreas, devemos encontrar áreas como castelos e masmorras para se explorar. Isso indica que o típico level design característico dos jogos da From Software deve retornar através dessas áreas.
Conforme visto no trailer, o jogador usa um cavalo para atravessar o mapa. O trailer mostra também lutas acima do cavalo, incluindo boss fights. Em um ponto, o cavalo realiza um salto enorme ao se aproximar de um ponto, o que mostra que teremos certas áreas conectadas por esses pontos de salto.
Partindo para a especulação, pelo que vemos no trailer, há a presença de uma árvore global que deve servir de ponto de referência pelo mapa. A árvore é uma homenagem clara ao mangá de Berserk, algo que já é normal nos jogos da empresa, também sendo algo próximo de Yggdrasil, árvore do mundo da mitologia nórdica. Talvez, assim como o Firelink Shrine em Dark Souls, a árvore sirva como ponto principal do mapa, que conecta todas as outras áreas.
George R.R Martin e a narrativa
Um fã assumido das obras de G.R.R Martin, Hidetaka Miyazaki afirmou nessa mesma entrevista que a colaboração com o escritor, famoso por seu trabalho na série de livros que inspirou Game of Thrones, foi um dos pontos definitivos para o desenvolvimento de Elden Ring.
De acordo com Miyazaki, o autor escreveu a mitologia do universo, a lore que dá base ao mundo. Em seguida, falando um pouco sobre a narrativa, o site oficial do jogo tem alguns detalhes a revelar sobre a história.
“A Ordem Dourada foi quebrada.
Erga-se, Tarnished, e seja guiado pela graça para brandir o poder do Elden Ring e se tornar um Elden Lord nas Lands Between.
Nas Lands Between governadas pela Rainha Marika a eterna, o Elden Ring, fonte da Erdtree, foi quebrado.
Os descendentes de Marika, semideuses, clamaram os fragmentos do Elden Ring chamados de Grande Runas, e a loucura da sua nova força começou uma guerra: O rompimento. Uma guerra que significou abandono pela Greater Will.
E agora a guia da graça será trazida para os Tarnished que foram expulsos da graça do ouro e exilado das Lands Between. Aqueles que estão mortos mas ainda vivem, sua graça perdida há muito, sigam o caminho para as Lands Between através do mar da névoa para ficar diante do Elden Ring.
E se tornar o Elden Lord”
Apesar da colaboração de G.R.R Martin escrevendo a mitologia do universo, já é possível esperar uma narrativa fragmentada contada através de descrições de itens, diálogos escassos e da própria ambientação. Desse modo, é de se esperar uma combinação entre a narrativa tradicional do autor com o estilo narrativo característico da From Software.
Um RPG com mais possibilidades
Miyazaki afirmou também em entrevista que Elden Ring será um jogo onde eles poderão usar todas as ideias que eles não puderam usar em Dark Souls. Segundo o diretor, o jogo é a evolução natural dos conceitos apresentados na série Souls.
Além disso, ele afirmou que ao contrário de Sekiro, que é um jogo focado na ação, Elden Ring se focará nos elementos de RPG e trará mais possibilidades e diversidade de gameplay que qualquer outro jogo da empresa.
“Mais cedo eu disse que o título focava fortemente em elementos de RPG. Esse título irá incluir uma variedade de armas, magia e modos de se engajar os inimigos, para tornar possível providenciar os usuários com um estilo de gameplay e estratégia que se adeque á eles”
Isso é visível na imagem acima, em um momento em que o personagem usa da furtividade para enfrentar inimigos á sua frente.
Na mesma entrevista, confirmou-se a customização de personagem. Ao contrário do último jogo da desenvolvedora, Elden Ring voltará as origens de RPG e permitirá a customização total de personagem. Provavelmente podemos esperar classes iniciais e talvez uma customização de rostos que nos permita criar personagens tão horrendos como os vistos na série Souls e em Bloodborne.
Multiplayer!
O site oficial também confirma a presença do multiplayer cooperativo em Elden Ring.
“Atravesse o mundo de tirar o fôlego a pé ou á cavalo, sozinho ou online com outros jogadores […]”
Algo já comum na franquia Souls, o multiplayer é uma parte essencial desses jogos. Desse modo, os jogos da From Software já são famosos por contar com um multijogador assíncrono, isso é, integrado na própria jogatina singleplayer.
Logo, podemos esperar que o multiplayer de Elden Ring funcione de forma similar aos outros jogos da série Souls. No entanto, o multijogador de Dark Souls, Demon’s Souls e Bloodborne funcionava de forma restrita, fechado á certas áreas, algo que pode ser diferente aqui. Assim, talvez a presença do mundo aberto torne o multiplayer menos limitado do que era nos jogos abertos.
Nota-se que não foi confirmado a presença do PVP, também característico na série Souls.
Mais detalhes
Além disso, uma entrevista também confirmou que o jogo contará com clima dinâmica e ciclo de dia e noite. Mudanças no tempo já eram vistas nos jogos da From, mas só em determinadas áreas e com condições específicas. Já em Elden Ring, parece que teremos mudanças dinâmicas e podemos esperar ver mudanças ao longo do dia do jogo. Pura especulação, mas talvez essas mudanças afetem o mapa e também os inimigos, assim como já aconteceu em Dark Souls e Bloodborne.
Foi visto no trailer também uma sequência de um personagem em uma fogueira, o que pode indicar a presença de checkpoints criados pelo próprio jogador. Isso era um feature que estava planejado para Dark Souls 3, mas que a From descartou antes do lançamento, e talvez tenha seu retorno agora em Elden Ring.
Outro detalhe confirmado foi que seu lançamento na nova geração de consoles, com upgrade gratuito do PS4/Xbox One para o PS5/Xbox Series, além do PC.
Com data de lançamento confirmada para 21 de janeiro de 2022, Elden Ring promete ser a evolução natural da série Souls. Contando com tudo que os fãs já gostam na franquia e mais um pouco, esse promete ser um dos maiores lançamentos da indústria em 2022.