Introdução
Minecraft é o tipo de jogo que transcendeu a indústria e o entretenimento, tendo por consequência um efeito social. A Mojang criou um jogo simples, porém, perfeito para criar. Lançado em 18 de novembro de 2011, Minecraft quebrou recordes e criou um novo conceito para jogos sandbox.
Um jogo independente em todos os sentidos
Sim, Minecraft começou como um jogo indie, e isso torna tudo ainda mais incrível. Um mundo aberto no qual o jogador pode ir onde quiser e fazer o que quiser, tem algo mais independente que isso?
Certamente a proposta do jogo sempre foi muito atraente, quem não quer poder fazer o que quiser? Era a ideia perfeita e sem muita surpresa o game foi abraçado pela comunidade gamer se tornando um enorme sucesso logo em seu lançamento.
Minecraft é uma obra-prima?

Ao olharmos de uma perspectiva mais técnica, Minecraft não é um jogo complexo com mecânicas inovadoras ou uma jogabilidade extremamente divertida. Todavia ele vai contra muitos padrões da indústria, se contentando com coisas simples.
Portanto, Minecraft é uma obra-prima! E os jogadores são os responsáveis por isso. Dessa forma suas criações, seus mundos e suas histórias representam a essência do jogo. A cada novo mundo criado uma enorme quantidade de possibilidades surgem. Isso acontece justamente porque o jogo é sobre criatividade.
Se me perguntassem o motivo do jogo ter feito tanto sucesso, minha resposta seria: liberdade criativa. Sem isso ele seria só mais um jogo que fica prendendo e guiando o jogador para um objetivo. Minecraft faz o contrário, ele não tem muitos objetivos, você é livre para criar, contanto que sobreviva.
No entanto, a sobrevivência só está ali para proporcionar um maior desafio. Como um jogador de longa data, eu fui sedento atrás do Ender Dragon na época de seu lançamento. A possibilidade de zerar o jogo era animadora, mas no fim foi apenas um alívio, depois dos créditos rolarem voltei para minha base e continuei criando.
Criatividade
Portanto, afirmo com convicção que, só sou quem sou, por causa das muitas horas investidas jogando o tal jogo quadrado. Aos 11 anos, ter acesso a um mundo só meu, com espaço para criar e liberar a mente. Isso foi incrível! Me emociono só de lembrar o entusiasmo do pequeno Hilario ao criar sua primeira casa.
Como resultado, dentro do meu mundo e com minhas construções, pude ser eu mesmo sem ser julgado. Acampar em uma floresta e improvisar uma fogueira para passar a noite era desafiador, construir uma casa para mim e meus animais era animador e explorar as escuras cavernas era tremendamente assustador (pelo menos para uma criança de 11 anos).
Em outras palavras, me foi entregue em mãos uma ferramenta de criação e pude me expressar através dos blocos, enquanto eu jogava me sentia um artista, fluindo e criando aquilo que minha mente pensava.
Entendem? Criar tudo aquilo que quiser. Isso faz Minecraft ser o que é. Porém, tem um detalhe importante em tudo isso: a comunidade.
Compartilhar
Tudo é sobre criatividade, dessa forma cada mente cria e pensa de forma diferente e espontânea. É aí que vem a comunidade de Minecraft, que em minha opinião é uma das mais acolhedoras no mundo dos games, tendo inclusive gerado um evento lindo conhecido como Minecon que acontece até hoje.
Lembro-me de frequentemente compartilhar minhas construções com outros players, de aprender coisas novas conversando em servidores e fóruns. Nesse sentido, essa troca de informação era o mais próximo que eu tinha de uma socialização. Conversar com pessoas desconhecidas, jogar com elas, ser respeitoso, compartilhar ideias e aprender a trabalhar em equipe….
Definitivamente essas são coisas que o tal jogo quadrado me possibilitou vivenciar. Fiz amigos que mesmo não tendo mais contato hoje em dia, levarei para vida, pois eles me proporcionaram momentos únicos.
Minecraft é um jogo de impacto!

Em conclusão, Minecraft fez e faz a diferença. Ele marcou e impactou a vida de muitos jogadores. Seu potencial de criação é uma ferramenta social. Atualmente o projeto Minecraft Education se mostra como uma forma de impactar a educação de uma infinidade de crianças.
O projeto disponibiliza uma série de mapas com conteúdos educacionais que levam o aluno a praticar, criar e conhecer aquilo que está aprendendo. Minecraft Education é a forma de maior impacto do jogo.
Por fim, o jogo mais influente de todos os tempos é Minecraft! Não por suas mecânicas, nem por seus gráficos, mas sim pelas pessoas que construíram esse movimento de criação magnífico.