Introdução
Saudosismo é a valorização exagerada do passado, e The Medium soube usar esse sentimento muito bem. Este fator saudosista pode ser visto em diversos setores da sociedade, porém nos games, é bastante comum. Não é incomum vermos players que quando se deparam com algo novo, ou uma mudança drástica em um jogo que eles amam, automaticamente verem aquela situação com desconfiança.
Um exemplo claro disso, é a mudança de perspectiva em Resident Evil 7. Ao mesmo tempo que agradou alguns, inclusive o super amante de cafeína que vos escreve, a visão em primeira pessoa também não agradou a muitos.
Sendo assim, as pessoas pedem por mudanças, entretanto quando algo muda, elas preferem o antigo. É, eu sei, praticamente um paradoxo. Com tudo, The Medium soube usar muito bem os elementos de quem sente saudade do passado. Principalmente fatores da velha guarda do survival horror e de uma franquia que já está silenciosa nas colinas por tempo demais.
O novo Silent Hill
Desde seu trailer de anúncio o novo game da Bloober Team mostrou um apelo bem grande para chamar os fãs de Silent Hill. Com o primeiro vídeo mostrado tendo destaque para a composição sonora de Akira Yamaoka, ele que foi responsável pelas músicas de diversos títulos da franquia SH. Inclusive sendo um deles o MARAVILHOSO Silent Hill 2 ( joguem imediatamente!!!!!!!).
Entretanto, preciso citar que essa iniciativa de chamar a atenção dos fãs da velha guarda acabou indo um pouco longe demais nesse primeiro trailer. Pois, o vídeo mostrado não tem absolutamente nada a ver com o jogo final, apresentando assim situações que não são nem citadas na obra. Eu admito que esse fator não me agradou, pois me senti meio enganado, e meu coração ainda não superou a ilusão que foi o PT ( Silent Hills, game da franquia que seria dirigido por Hideo Kojima). Assim sendo, embora trailers enganosos sejam mais comuns do que deveriam, quando isso acontece em jogos do gênero terror, a minha decepção é em dobro.
Tudo começa com uma garota morta…..
Logo que The Medium começa já podemos perceber uma clara semelhança com Silent Hill 2. Pois, assim como James em SH, Marianne também se dirige a um lugar misterioso após receber um chamado para lá. No caso do protagonista da franquia da Konami, ele recebe uma carta de sua esposa morta, pedindo para que ele vá ao lugar especial deles. Este lugar é Silent Hill, até porque colinas silenciosas realmente parecem um lugar marcante.
Já no caso da protagonista de The Medium, ela recebe uma ligação de uma pessoa que conhece as habilidades dela, e diz que pode ajudá-la a desvendar o mistério por trás dos seus sonhos com uma misteriosa garota. Sendo assim, ela vai até o Hotel Niwa, local este que promete apresentar todas as respostas para as suas perguntas.
A névoa ahhhhh a névoa
Outro fator que é apresentado logo que chegamos no Hotel é uma intensa névoa. E sim, eu AMO essa ambientação sombria, toda aquela fumaça….. me causa um sentimento de imersão sem comparação. Infelizmente essa característica não é tão presente como em Silent Hill, aparecendo apenas em uma pequena parte do game. O que é uma pena, pois se esse elemento fosse presente em pelo menos outros momentos, aumentaria ainda mais o sentimento de saudosismo.
Dois mundos distintos
Em Silent Hill temos o sistema do universo paralelo, este que se apresenta após o toque de uma sirene. Quando ela toca, o jogador já sabe, ele vai passar por muitas dificuldades. Essa característica está presente na franquia desde o primeiro título, e possui toda uma narrativa do porque isso acontece. Assim sendo, na franquia da Konami podemos afirmar que a colina silenciosa é a verdadeira protagonista, pois ela emana os maiores medos e arrependimentos de quem na cidade adentra.
Já em The Medium, temos um sistema similar, porém ligado ao mundo dos mortos e diretamente a protagonista. Marianne possui a habilidade de se comunicar com o mundo dos mortos. Assim sendo, quando ela faz isso, passa a existir em dois planos ao mesmo tempo, o real e o espiritual.
A estética macabra, monstros que nos perseguem e claro, uma marcante trilha sonora, tornam esses momentos no mundo dos espíritos algo marcante. Entretanto, o título usa o sistema de renderizar os dois mundos ao mesmo, estética que não me agrada, prefiro a forma usada em Silent Hill, da troca de mundos.
Por falar em monstros, The Medium também apresenta um perseguidor constante. Esse sentimento de estar sendo perseguido remete diretamente a SH 2, em que temos o clássico Pyramid Head. O monstro no jogo da Bloober Team, que é chamado de The Maw, embora apresente momentos que aterrorizam o jogador, não consegue ser marcante como o cabeça de piramide. Claro, eu sei que é injusto comparar um inimigo marcado na indústria dos games e um que acabou de ser apresentado. Porém, para um jogo que apresenta tantos elementos clássicos de um survival horror, ele pecar nesse aspecto me decepcionou bastante.
The Medium NÃO É Silent Hill
Embora o título apresente diversos elementos que remetem a renomada franquia da Konami, ele escolhe seguir um caminho diferente. The Medium praticamente não possui nenhum combate. Assim sendo, o game prefere seguir o sistema de apenas correr e se esconder, escolha esta que não me agradou. Pois como dito anteriormente, desde o seu anúncio o jogo tentou chamar a atenção dos fãs de Silent Hill, e a partir do momento que o game não possui um dos fatores clássicos, acaba decepcionando. Sim, pode ser argumentado que nesse caso, eu acabei criando expectativas demais por amar SH, e talvez isso realmente seja verdade. Com isso, um sistema que teria sido mais interessante, seria o combate com munição escassa e poucos recursos, o que acabaria tornando o título muito mais “agradável” de se jogar. (Momento, saudosismo do Leo falando).
Conclusão
Embora apresente elementos que remetem diretamente ao clássico título da Konami, o novo game da Bloober Team decidiu fazer mudanças que levam ele em uma direção diferente. Assim sendo, The Medium é um ótimo jogo com elementos de mistério e atmosfera de terror. Porém, possui um gameplay que poderia ser melhor e os fãs que jogarem esperando um novo Silent Hill, irão se decepcionar.