Introdução
Certamente o mundo dos games está lotado de jogos divertidos, assustadores, irritantes, relaxantes e instigantes, mas muitos deles também são educativos e contribuem de diversas formas para formação educacional dos seus jogadores.
Este texto reúne cinco jogos que contribuem com a educação de seus jogadores. Seja desenvolvendo reflexo e raciocínio lógico ou contando uma história, dessa forma, trabalhando para conservação dela.
ABZU

ABZU é um jogo com foco em exploração desenvolvido pela Giant Squid. Sendo um jogo com foco no Oceano ele é de extrema importância educacional no momento em que vivemos. Estamos presenciando a Década do Oceano, que começou este ano e foi proclamada em 2017 pelas Nações Unidas.
Portanto um jogo como ABZU nos leva a explorar as belezas naturais de um ambiente que hoje precisa de atenção urgente. Durante a jogatina você vai nadar ao lado de baleias, golfinhos, algas, ouriços e uma série de outros seres vivos. O game ainda oferece a oportunidade de parar e observar a rotina natural de cada ser vivo, possibilitando ver seus nomes científicos.
Além disso, a própria mensagem passada pelo jogo é educacional. Em certos momentos ABZU apresenta a beleza dos ambientes oceanográficos e em outros, mostra como a tecnologia desenfreada pode prejudicar muito o Oceano e os seres que nele vivem. ABZU é um pedido de conservação, é um lembrete que fala sobre a importância de sermos sustentáveis.
Stardew Valley

Desenvolvido por Eric Barone, Stardew Valley pode não parecer um jogo educativo, mas ele discute uma série de questões importantes nos dias de hoje, e tudo começa pelo fato dele ser um jogo de gerenciamento.
Eventualmente ao jogar o tal “simulador de fazendinha” você se verá desafiado a gerir sua plantação, alimentar seus animais, explorar as camadas de uma caverna e ainda terá que arranjar tempo para investir nas suas relações sociais. Na escola, você aprende muita coisa, mas gestão de tempo e de tarefas não é uma delas, porém, este jogo vai te ensinar exatamente isso.
Dessa forma, Stardew Valley vai te obrigar a montar um plano de ação e organizar seu tempo para conseguir empreender na sua fazenda e vida social. Pode ser estranho o que vou dizer, mas Stardew Valley é um jogo perfeito para aprender a se organizar e entender algumas questões fundamentais sobre empreendedorismo.
Call of Duty: WW2

Ao falar de COD imediatamente lembramos de tiro, porrada e bomba. Desenvolvido pela Sledgehammer Games e pela Raven Software, COD WW2 tem o que é, na minha opinião, a melhor campanha da franquia. Para os amantes de história este jogo é uma obra-prima!
Ok, mas por que COD está em uma lista sobre educação? Pelo peso histórico de sua campanha! Por trás de todo o enredo principal do game existe uma pesquisa intensa para contar com detalhes os acontecimentos da Segunda Guerra Mundial.
Call of Duty: WW2 coloca o jogador para vivenciar, por exemplo, o famoso “Dia D”, momento que marcou a operação militar que ocorreu no litoral Norte da França no dia 6 de junho de 1944, marcando o inicio de uma das maiores batalhas militares de todos os tempos. Portanto Call of Duty pode nos ensinar muito sobre história, e ele faz isso colocando o jogador na pele de um soldado.
Deixo aqui uma menção honrosa aos jogos da franquia Assassin’s Creed que também são ótimos para presenciar momentos históricos e educativos.
Team Fortress 2

Team Fortress 2 é sensacional, um jogo que mesmo com seus mais de 10 anos, ainda é extremamente divertido, em especial quando jogado com amigos. Coloquei ele nesta lista por causa da necessidade constante do trabalho em equipe.
TF2 é um jogo competitivo em grupo, ou seja, frequentemente o jogador deverá se adaptar para obter uma boa sinergia com sua equipe, pois só assim vão conquistar a vitória. É claro que hoje existem muitos outros jogos que fazem o mesmo, mas Team Fortress 2 é gratuito e constrói a ideia de trabalho sinérgico de uma forma fenomenal através das suas nove diferentes classes.
Minecraft

Um dos jogos mais influentes de todos os tempos também faz parte desta lista. O jogo dos cubos é uma feramente de criação, a liberdade dentro de Minecraft é tamanha ao ponto de te jogar em um mundo feito para criar. Não há missões, nem objetivos, você está livre, basta materializar suas ideias. Hoje, ele também é um dos jogos mais educativos que conheço!
Definitivamente Minecraft influenciou a vida de seus jogadores, proporcionando e instigando a criação. No entanto, o jogo atingiu sua forma de maior impacto recentemente com o surgimento do Minecraft Education, um projeto que reúne uma série de mapas focados em ensinar os alunos de forma dinâmica através de interações virtuais com o conteúdo aprendido em sala de aula.
Conclusão
Os jogos são fortes aliados na luta pela educação! Durante esta lista eu trouxe cinco jogos educativos extremamente divertidos e que passam longe de serem considerados chatos.
Portanto aprender é mais divertido e dinâmico com o auxilio dos jogos. O aprendizado é um conjunto de fatores, você aprende mais quando se diverte. A luta pela educação acontece todos os dias e em todos os ambientes.