Introdução
Boomerang X é um jogo que mistura FPS com plataforma, onde você utilizará um bumerangue para destruir hordas de monstros, em desafios que testarão sua coordenação motora, enquanto voa pelas fases em belas manobras acrobáticas.
Desenvolvido pelo estúdio DANG!, e publicado pela Devolver Digital, Boomerang X foi lançado no dia 8 de julho para PC e Switch.
Batalhas Acrobáticas
Apesar de uma jogo curto, Boomerang X consegue apresentar uma experiência bastante completa pelo que ele se propõe. E o que ele propõe é em te fazer cool e poderoso, capaz de arrasar muitos inimigos sem tocar no chão.
A jogabilidade é focada completamente em seu bumerangue, sua única ferramente no jogo todo. Além de atacar, ele também serve como “veículo” de seu personagem. Conforme avança pelos desafios, novas habilidades são liberadas, que aumentam suas opções ofensivas e de locomoção.
No começo, você pode apenas arremessar sua arma em direção aos inimigos, e puxá-lo de volta. Porém, logo o jogo te apesenta com a habilidade que torna essa jogabilidade tão prazerosa: o de ser puxado pelo bumerangue.
Assim, a qualquer momento você pode se puxar para a posição onde o bumerangue está. Essa característica permite que os desafios do jogo sejam extremamente verticais, e também permite que você enfrente tudo sem nem ao menos precisar pousar.
As outras habilidades que você libera enfatizam esse estilo de combate aéreo e rápido. Uma delas, por exemplo, carrega um “tiro de escopeta” quando o seu bumerangue derrota 2 inimigos em um só arremesso. Outro poder cria uma explosão em uma grande área à sua volta quando pousar, mas só após matar 3 inimigos sem tocar no chão. Mas o poder mais útil tem que ser o que desacelera o tempo quando você está mirando. Pessoalmente, foi essencial para zerar o jogo, senão os desafios seriam demais para mim.
Essa mistura de arma e locomoção, mais as arenas espaçosas e bastante verticais, criam situações de combate bastante rápidas e frenéticas. A todo momento, você está fazendo dezenas de micro decisões sobre quais inimigos priorizar e como se posicionar para enfrentá-los.

Muitos Inimigos
Todas essas habilidades servem para derrotas os muitos monstros do jogo. O jogo se divide em diversas arenas. Cada uma conta com diversas ondas de monstros. Para limpar uma onda, é preciso matar os inimigos alvo em meio a diversos monstros comuns. No começo da onda, você precisa se aproximar destes monstros para aparecer o ícone de algo. Mas, quando estão faltando poucos, eles ganham uma aura dourada que facilita sua identificação.
Apesar de a variedade não ser muito grande, tendo pouco mais de 10 criaturas, cada tipo de inimigo tem um comportamento diferente, além de uma “silhueta” fácil de identificar à distância.
As criaturas mais básicas, como as aranhas, apenas caminham lentamente em sua direção. Seu perigo está nos números, não no seu poder.
Já os golems, são completamente invulneráveis, exceto por uma joia que se encontra em suas costas. Eles não atacam, mas criam monstros que logo preenchem a arena.
No final, encontramos uma Arraia gigante voadora, com 4 joias de vida, e que produz pilares de luz, semelhantes a explosões nucleares, que cobrem uma grande área da arena.
Memorizar o comportamento de cada um é essencial para conseguir identificar quais você deve priorizar quando as ondas começam. Por isso, suas silhuetas são importantes.
Pois, apesar de o design das criaturas ser bastante simples, já que quase todos são apenas sombras negras, cada um tem um formato único. Assim, mesmo que você esteja longe, consegue identificar qual monstro é. Logo, mesmo que o jogo não utilize de cores ou mais detalhes para diferenciar seus inimigos, ele fez um grande trabalho em torná-los reconhecíveis.

Arte e apresentação
Neste ponto, eu diria que Boomerang X é apenas funcional. A trilha sonora mal aparece durante os combates, mas também não atrapalha. Já a arte é bastante bonita em alguns pontos, com belo uso de cores.
Como dito acima, o design dos monstros chega ao ponto de ser “sem graça”, mas como eles tiveram o cuidado de torna-los bem diferentes, então está desculpado. Sinceramente, com você voando para lá e para cá pelas fases, não vai ter muito tempo de apreciar aparências muito elaborados.
Já as arenas dão uma boa sensação de tamanho e grandiosidade. A arena final, por exemplo, é bastante ampla e preenche este espaço com todos os tipos de monstros. Isso potencializa ainda mais a sensação de ser um ninja mágico com um bumerangue destruidor.

O poder em suas mãos
Boomerang X é um ótimo jogo para quem gosta de desafiar sua habilidade de coordenação motora e espacial. As arenas exigem rapidez e atenção para identificar os alvos, e agilidade para escapar de tantos monstros. Além disso, o fato de seu ataque também ser sua locomoção, significa que a escolha do alvo também é a direção para onde você vai a seguir.
Arremessar o bumerangue e voar a seu encontro é uma sensação ótima, e dá aquele gostinho de ser super-poderoso e invencível, mesmo que a dificuldade tente te convencer o contrário.
Boomerang X é daquele tipo de jogo que te deixa completamente focado durante o combate, e te deixa fisicamente cansado ao final de cada encontro. Concentração e muita agilidade na mira são chave para superar seus desafios, e vencer neste que é um ótimo jogo arcade.