O amor da mãe
A maternidade é uma coisa linda. É um amor incondicional, e todas as mães fariam de tudo pelos seus filhos. E desse conceito, surgiu Macrotis: A Mother’s Journey, a história de uma mãe, movendo céu e terra para encontrar seus filhos.
Lançado em 08/02/19 para PC, em 2020 para PS4 e Xbox One, e agora em 2021 para Nintendo Switch, sendo desenvolvido pela Proud Dinosaurs e pela EastAsiaSoft, publicado pelas duas em parceria com a Orsam Information Technologies. Tratando-se de um jogo de plataforma com vários puzzles, e um cenário 2D sidescrolling, com um fundo incrivelmente bonito.
Um desastre natural
Nossa heroína da vez se chama Bilby, uma ratinha que acabou de ter um filho. Porém, esse filhote veio em uma época de chuva (que antes era considerado algo de boa sorte), e essa chuva, rapidamente, se tornou uma tempestade forçando vários animas na floresta a deixar o local. Mas, como Bilby estava com um recém-nascido, ela e sua família não poderiam fazer uma viagem tão longa. Então, a casa deles é levada pela chuva, e Bilby se separa dos filhos ao cair em uma caverna. Agora, ela tem que descobrir um modo de voltar à superfície e encontrar os seus filhotes. E é assim que essa jornada emocionante se inicia.

Enxurrada de puzzles
Em seguida, vamos falar da gameplay. Os comandos são bem simples. Nós podemos pular, nos agarrar, tanto em cordas quanto segurar objetos como blocos de pedra. Podemos andar lentamente para passar por superfícies que estão prestes a ceder, e ainda vamos ganhar alguns poderes ao longo da jornada. Além disso, nós podemos fazer um mini parkour, pulando de uma parede para a outra e assim chegando a um lugar mais alto, bem ao estilo Prince of Persia.
Então, nós sempre chegamos a uma área que existe um puzzle, e nós só conseguimos passar ao resolvermos. O jogo não possui combate, e nem inimigos, então, ele é totalmente focado em exercitar seu cérebro (e esse exercício as vezes dói). E, por isso, tem alguns momentos que você vai agarrar, não tem como. Além de um detalhe interessante que gostaria de mencionar, os puzzles tem uma ordem correta para serem resolvidos, ou seja, se você mover uma rocha antes da hora certa, não tem como continuar (tanto que existe um comando especifico para voltar ao inicio do puzzle). Admito ter achado um pouco punitivo, e ao mesmo tempo em que é algo legal, também da uma raiva por não termos essa liberdade de criar uma solução inventiva para o problema.
Mas, existem vários bem interessantes, e, depois, ao ganharmos os poderes, nós ‘’liberamos’’ outras formas de resolver os puzzles, e tais poderes são muito bem aproveitados na hora de progredir entre os cenários. Os Puzzles, apesar de terem uma ordem obrigatória, são muito bem feitos.

O primor técnico
Agora, tecnicamente falando, o jogo impressiona. Principalmente pelos seus cenários que são lindíssimos. À medida que vamos andando, e conhecendo novos locais, vamos nos admirando com tudo. É realmente de um capricho e um carinho invejável. Além disso, a trilha sonora se destaca muito, desde a música do menu, até as que tocam durante a campanha. O que não faltou nesse jogo foi capricho técnico. E como uma observação sobre o cenário, nós ainda podemos encontrar um item colecionável que é um ‘’livrinho’’ flutuante que podemos coletar (me disseram ser um livro de magia, e realmente é muito parecido). Existem vários espalhados pela campanha, e alguns deles estão associados a pequenos puzzles que devemos resolver, é legal coletar.

O carisma da ratinha
Mas, e a história? Vamos lá. Macrotis: A Mother’s Journey é dividido em capítulos, e ainda temos diálogos durante o gameplay que também nos conta sobre a história. Então, a trama é muito fofa, essa é a melhor definição. Bilby é muito carismática e muito determinada. A gente realmente torce para que ela consiga encontrar seus filhotes. Além dela, há também um feiticeiro que estava em uma missão para conter a tempestade. Mas seu caminho acaba cruzando o nosso, e então eles decidem se ajudar nessa jornada, tanto para encontrar os filhotes quanto para acabar com a tempestade.
Além disso, ele vai ajudar tanto com seus poderes, quanto com conselhos e os dois juntos, protagonizam vários diálogos interessantes, desde conhecimento sobre a história daquele universo, até confissões sobre o passado.
Em síntese, é uma história curta e simples (mesmo tendo um pequeno segredo), mas que emociona a gente, e nos faz esperar pelo final com apreensão. Gostei de verdade.

Conclusão
Por fim, Macrotis: A Mother’s Journey, mostra do que as mães são capazes de fazer pelos seus filhos. Com uma história que nos emociona, e uma protagonista carismática, ele nos desafia com vários puzzles inteligentes e nos impressiona com seu cenário lindo e trilha sonora caprichada. Mesmo sendo um jogo curto, é uma jornada cheia de charme e que vale a pena embarcar.
*Chave cedida para análise