Introdução
Monster Hunter Stories é a reimaginação em forma de RPG por turnos da fórmula de sucesso da série principal. Porém, agora você é montador de monstros, capaz de domar estas criaturas para enfrentar monstros ainda mais ferozes.
Desenvolvido pela Capcom, foi lançado para Nintendo Switch e PC no dia 9 de julho de 2021.
Apesar de ser um clássico da era do Playstation 2, a série Monster Hunter começou a ter uma maior proeminência só depois do lançamento do Monster Hunter World no Playstation 4. Tão estrondoso foi seu sucesso, que se tornou o jogo mais vendido da história da Capcom. Isso alçou a série do status de jogo de nicho para mainstream.
Com este novo status, novas possibilidades se abrem. Dentre elas, a proliferação de Spin-offs e reimaginações da fórmula principal. O primeiro Monster Hunter Stories saiu para Nintendo 3Ds em 2016, um jogo bem pequeno perto da série principal. Agora, em 2021, Stories 2 vem para evoluir o status desta série spin-off de um joguinho secundário, para uma nova entrada de respeito, podendo gerar muitos frutos futuramente.
Sendo um Spin-off, é de se esperar que algumas características da série principal sejam reimaginadas. Afinal, esta é a oportunidade de encontrar novas formas de contar histórias nesse mundo, e ainda apresentar mecânicas diferenciadas. No caso de Monster Hunter Stories 2, as mudanças seguem tanto o papel do jogador neste universo, como todas as mecânicas de batalha.
Era uma vez, em uma ilha…
Nesta história, assumimos o papel de um jovem montador de monstros vivendo em uma pacata ilha, onde a cultura local preza a convivência pacífica com os monstros. Tanto, que montadores recebem uma “Pedra da Afinidade” que permite com que eles criem um laço de amizades com monstros recém-nascidos, que se tornam seus companheiros para o resto da vida.
Porém, algo de sinistro está acontecendo no mundo. Isto, pois o Guardião Ratha, um monstro lendário da ilha, assim como todos os Rathalos da região, entraram em um frenesi violento, e voaram para longe dali. Este acontecimento foi precedido de uma estranha luz vermelha que iluminou os céus da ilha. Porém, antes de partir, o Guardião Ratha confiou o seu ovo a uma jovem serperiana. Ela estava em busca do neto de Red, um famoso montador, e herói de seu povo.
Por uma leve coincidência, nosso personagem é este neto que ela tanto procura. Seu objetivo com isso é conseguir ajuda para investigar estas estranhas luzes vermelhas que começaram a aparecer pelo mundo, e que afetam os monstros deixando-os extremamente agressivos.
E assim, de posse do ovo de um Rathalos Lendário, seguimos viagem pelo mundo em busca de respostas e de uma forma de evitar que mais monstros sejam afetados por estas luzes, que podem ser o sinal de uma antiga profecia ligada ao fim do mundo.

Matando Monstros Gigantes
A diferença mais proeminente de Monster Hunter Stories é o fato dele ser um RPG por turno e por você criar uma equipe com diversos monstros que enfrentará em suas aventuras. Começando pelas batalhas, são incrivelmente profundas em níveis de estratégia e fatores a considerar para tirar vantagem sobre seu oponente. Apesar de profundo, não é difícil de entender, mas consegue evitar a repetição excessiva, e o desenvolvimento de uma estratégia só, que ganha de todos os monstros com facilidade.
As batalhas seguem um esquema de “pedra-papel-tesoura”. Em sua rodada, você pode escolher atacar com um de três estilos, com vantagem e desvantagem entre si. Ataques do tipo Força ganham de Técnica, que ganham de golpes do tipo Velocidade, e estes têm vantagem contra F0orça. Nas lutas, quando dois personagens se atacam, um Duelo acontece, e o vencedor é determinado pelo tipo de golpe escolhido. O perdedor recebe mais dano, e desfere um golpe mais fraco no vencedor.
Cada monstro tem um estilo preferido em batalha. Então, faz parte da estratégia conhecer os movimentos dos inimigos para ter vantagens nesse duelo. Porém, alguns entram em um estado de fúria ao tomar muito dano, e passam a variar seu estilo de ataque, o que adiciona uma camada de imprevisibilidade às disputas.
Seus monstros companheiros, conhecidos como Monsties, também têm um estilo próprio de luta. Então, é preciso considerar quais golpes eles preferem usar na hora de escolher quem colocar em batalha.

E não é só isso
Além do estilo de golpes, também é preciso considerar o tipo de arma. Temos as armas de corte, de perfuração e de contusão. Os monstros geralmente têm resistência a dois tipos, e fraqueza a um.
Mas, você também pode escolher em qual parte do monstro irá atacar. Cada parte tem sua própria fraqueza, e sua própria barra de vida. Quebrar essas partes gera algum tipo de fraqueza no monstro, então é preciso considerar quais partes priorizar durante as lutas.
Bem, agora que consideramos o estilo de golpe, e o tipo de arma, falta também olharmos para a fraqueza elemental do inimigo. Pois, cada monstro se associa a um elemento. Estes podem ser fogo, gelo, água, elétrico, dragão e não-elemental. Assim, antes da luta, é importa selecionar os equipamentos e Monsties que vão te conceder alguma vantagem elemental.
Mas ainda não acabou
Pois, você e seu Monstie vão acumulando pontos de afinidade enquanto lutam. Cada golpe gera uma certa quantia de afinidade. Vencer duelos lhe concede um bônus, além de aumentar o dano desferido. Suas habilidades gastam um pouco dessa barra, assim como as do seu monstie. Trocar de monstie durante a luta também significa que você sacrificará os pontos acumulados, já que cada um tem sua barra própria.
Ao encher, você ganha a habilidade de montar seu monstie, o que concede um reforço de ataque e defesa, além de recuperar vida. Nesta forma, você tem a opção de continuar lutando normalmente, ou utilizar a habilidade de afinidade do monstie. Se continuar a lutar, sua barra de afinidade continuará a encher até o nível 3, porém, perder um duelo pode te derrubar e esvaziar este medido. Porém, o risco é compensado com um golpe de afinidade mais forte.
Estes Golpes especiais são únicos para cada monstie, e vêm com uma animação própria. A variedade nessas animações é um show. Alguns monstie apresentam ataques estilosos e poderosos, enquanto outros apelam para o humor.
Além disso, você pode combinar seu golpe de afinidade com o de parceiro humano, que te acompanha durante a história, e vai mudando conforme você muda de região. Se ambos estiverem montados e com o medidor de afinidade cheio, é executado um movimento combinado avassalador.
Agora acabou
Quase. Apesar da grande descrição, ainda tem outros detalhes que não vou comentar, pois já falei demais do combate. Me estendi nessa sessão para mostrar o quão elaborado é esse sistema de combate, e quantas coisas ele possibilita. São muitas as variações e combinações de estratégias possíveis. Nenhum encontro é igual ao outro, e isso já é um ponto positivo em um gênero em que é fácil dos desenvolvedores caírem na armadilha de criar uma estratégia vencedora, que inviabiliza todo o resto. Aqui, nenhuma arma é a mais poderosa, e nenhum Monstie é invencível. Trocar e misturar é essencial para vencer os desafios do jogo.
Domando Monstros Gigantes
Além de caçar os monstros, dessa vez também iremos domá-los. Porém, nós não capturamos estes monstros durante a batalha. Ao invés disso, em Stories temos que roubar os ovos dos monstros de seus ninhos, e depois chocá-los. Sim, é uma forma meio cruel de conseguir um bichinho de estimação, mas prendê-los em bolas mágicas que cabem no seu bolso também é.
Espalhados pelo mundo, estão ninhos de monstros, onde você tem a chance de encontrar um ovo. Estes ninhos servem como mini-dungeons, com tesouros, monstros e um layout aleatório. Ao final, seu prêmio é vasculhar o ninho, e conseguir um ovo aleatório com um monstro da região. Estes ovos também são categorizados por raridade, e quando o ninho brilha, quer dizer que o monstro dali virá com alguns status a mais.

Após cada batalha, o monstro também tem uma pequena chance de fugir, que pode ser aumentada com o item certo. Após fugir, um ninho especial aparecerá no mapa, que você pode entrar e encontrar o ninho desse monstro. É uma forma de ter uma maior certeza de encontrar o monstro que você quer.
Além das habilidades de batalhas, os monsties também vêm com um “conjunto genético” que determinam suas habilidades e status. Essa genética pode ser modificada após liberar o “Ritual de Legado”, onde você sacrifica um monstie para transferir sua genética para outro. Sim, é algo meio cruel se pensar demais.
Assim, você pode vai construindo uma equipe de monstrinhos cada vez mais forte e cool.
Spin-Off que mantém o que é bom
Apesar de muitas diferenças com a série principal, Monster Hunter Stories mantém intacta a experiência que torna o original tão viciante. E é claro que estou falando de Roupinhas!
Cada um dos mais de 80 monstros do jogo vêm com o próprio conjunto de armas e armaduras temáticas. Estas, são forjadas usando as partes destes monstros, que você consegue lutando.
Assim, o loop principal do jogo se resume a chegar em uma área nova, enfrentar todos os monstros novos, e correr para um ferreiro construir a armadura deste monstro.

Isso transforma o fato de visitar uma nova área em Stories muito mais empolgante do que um RPG comum. Em outros jogos, monstros novos geralmente significam apenas uma fonte diferente de experiência e dinheiro. Isto é, tanto faz o monstro que você enfrenta, todos darão o mesmo prêmio em diferentes quantidades.
Mas aqui, há um grande incentivo em batalhar tudo o que é novo. É um misto de expectativa e curiosidade para ver o que sairá deste encontro.
Porém, aqui as coisas são um pouco mais fáceis. Pois, muito do grinding do original foir removido. Aqui, basta enfrentar o monstro algumas vezes para ter material suficiente para fazer o conjunto completo. Como as batalhas duram poucos minutos, e não são empreitadas de meia hora como o World ou Rise, esse processo é bem mais fácil.
Um Belo Espetáculo
O estilo artístico de Stories também é um destaque do jogo. O estilo adotado segue um cel-shading, que dá uma aparêcia de “anime” aos monstros e personagens. Porém, é um efeito bem mais leve do que um Guilty Gear ou Dragon Ball. Ainda é em 3D, mas apenas com um toque de desenho animado.
Os monstros são um show de variedade e cores. Todos são cheios de vida e detalhes, sempre bem distintos um do outro. Porém, ainda temos alguns cuja variação é apenas na cor, como diferenciar um Barroth e um Barroth Jade, onde os dois têm o mesmo modelo, mas o primeiro é marrom e o segundo é verde.
Mesmo assim, cada um deles tem uma animação diferente para sua habilidade de afinidade. Então, mesmo que o monstro seja igual a outro, sua animação é diferente.

A trilha sonora varia bastante ao longo do jogo, e é bem divertida. Muitos monstros têm seu próprio tema, o que colabora com a sensação de cada um ser único.
Porém, a exploração do mundo é um pouco prejudicada exatamente nestes dois pontos. Pois não há trilha sonora na maioria das áreas abertas, e as regiões são visualmente vazias. Não há muita coisa a se descobrir nesses mapas, além de itens, e eles geralmente se limitam a serem áreas bem abertas. Isto é, acaba que eles passariam uma sensação de vazio, não fossem os monstros andando por aí.
Um bom ponto para conhecer a série
Os Spin-Offs também são úteis como pontos de entrada para pessoas que não têm certeza se gostariam da série principal. Assim, Monster Hunter Stories pode ser um bom primeiro título para iniciantes neste mundo. Seu gameplay é muito satisfatório e variado, e te apresenta ao viciante loop de conseguir roupinhas de monstros.
Apesar de sua história não ser muito elaborada, os personagens são charmosos o suficiente para se apegar a eles. As lutas, conseguem ser bem tensas e empolgantes, emulando bem a adrenalina de caçar estas grandes bestas. Porém, em um estilo mais fácil e amigável para aqueles que não gostariam de fazer caçadas de 1 hora.
Monster Hunter Stories é uma das surpresas do ano para mim, e tem quase garantido na minha lista pessoal de melhores de 2021.
*Chave cedida para análise no PC