SuchArt é um simulador de artista que promete te dar todas as ferramentas para você soltar a criatividade e fazer as melhores obras de arte. Então, este jogo é para você que sempre quis liberar o seu lado artístico, afinal aqui temos todo o espaço e materiais necessários para evoluir como um gênio da arte. Além disso, existe uma opção exclusiva para quem usa Twitch.
Vamos então saber mais sobre esse simulador fantástico? SuchArt foi lançado no dia 14 de julho de 2021 para Steam, seu desenvolvimento foi feito pela Voolgi e a publicação pela HypeTrain Digital.
História
Quando começamos o Modo história, recebemos uma senha que devemos usar para entrar em nosso estúdio. Ao digitar a senha, um estúdio muito sofisticado com muitas possibilidades se abrirá para nós. Em um computador de alta tecnologia, saberemos mais sobre onde estamos e quais são nossos objetivos ali.
Com isso descobriremos que estamos em um estúdio espacial, no ano de 2130 e que somos um gênio da arte. Podemos usar esse computador durante o gameplay em vários momentos para receber explicações sobre o ambiente e a história do que está acontecendo. Entretanto, sua função também é te passar situações/missões para desenhar e progredir como uma grande artista.
É lógico que, como um jogo de simulação, existe muita liberdade para se ter as mais diversas experiências criativas e deixar as ideias fluírem. Ou seja, essas missões tendem a ser algo aberto, como ‘Faça um unicórnio’. Mas, como você chegará neste resultado, depende só de você.
Logo, não existe muito a ideia de certo ou errado. A forma que vai ser feito, que cores ficarão melhores, o uso do pincel fino ou grosso é o mais adequado, é você quem decide. Inclusive você pode escolher até o tamanho de tela mais apropriado para a situação.
Acredito que a sensação de criar obras realmente suas, de aprender as coisas no seu tempo, e o poder de decisão de fazer uma missão ou simplesmente fazer um quadro que te agrade para vender na internet, fazem de SuchArt um passatempo muito divertido e relaxante.
Jogabilidade
Inicialmente, temos dois tipos de pincéis, um mais fino e um mais grosso, além de um rolo de tinta. Ao andar pelo estúdio, perceberemos um balde água que pode ser usado para limpar os pincéis e o ambiente, caso este fique sujo.
Em uma tela podemos escolher o tamanho da tela do quadro que vamos pintar. Como existe opção de telas bem grande será possível usar algo similar a um elevador para conseguir pintar cada parte da tela, pois, em algumas situações vai ser difícil alcançar a parte de cima.
Mas antes de começar a pintar, precisamos ir para a parte de tintas do estúdio. Aqui, temos uma boa seleção de tintas, e se mesmo assim não for o suficiente, podemos ainda selecionar cores em um seletor e criar nosso próprio tubo de tinta ou spray, de acordo com nosso gosto. Isso permite infinitas possibilidades e combinações.


Então, com a tinta e variados pincéis na mão, teremos que espremer nosso tubo de tinta, molhar o pincel e desenhar na tela. Caso opte por usar o spray, então o pincel acaba por não ser necessário.
Durante o processo de fazer arte, em algum momento iremos errar ou ficar insatisfeito com um detalhe. Assim, basta selecionar uma bucha e molhar no balde de água para apagar estes “felizes acidentes”.
Ao terminar, podemos enviar a obra para um dos nossos clientes, caso seja o objetivo da missão. Mas, caso seja um quadro livre, também podemos vender no mercado pelo preço escolhido por nós. Com o dinheiro, podemos comprar outros itens e aumentar ainda mais as opções de como desenhar e pintar.
Ou seja, conforme andamos com a história, novas possibilidades vão se abrindo.
Arte
SuchArt tem uma qualidade visual muito bonita e necessária para esse tipo de simulador, cujo foco é dar a liberdade para desenvolvermos nossa própria arte. O nosso estúdio tem uma aparência de alta tecnologia e tudo passa a ideia de que estamos no melhor lugar para desenvolver nosso potencial artístico.
Temos total liberdade para fazer desenhos simples e complexos, com muitos ou poucos detalhes. Como já comentei, você sente a liberdade na hora de pintar, a sensação de ir se tornando um artista aos poucos faz com que a parte visual do jogo seja um destaque.
A sua arte, parece realmente a sensação visual e de gameplay de um artista.
Ao desenvolver a obra a baixo, a minha sensação é que tinha muito que evoluir, mas a precisão de na tela estar realmente o que eu queria ter desenhado, incentivava a continuar.

Trilha Sonora
Embora a trilha sonora exista, ela não agrega muito ao jogo. Se isso é um ponto fraco, não sei ao certo, pois o meu foco sempre esteve em soltar a imaginação para a parte artística. Acredito, que uma opção seja você deixar uma trilha sonora da sua preferência tocando, ao invés da do jogo. Pois, cada um sabe que tipo de música te relaxa mais, que, a meu ver, é o que o SuchArt quer que você sinta enquanto realiza seu trabalho como artista.
Inovação
Baseado na minha experiência, posso dizer que nunca vi nenhum jogo do gênero dar tantas opções e liberdade para o jogador. E acredito que isso pode ser considerado um aspecto inovador. Mas é claro, que além da grande variação temos uma ótima execução.
Conclusão
SuchArt funciona muito bem em sua proposta. Este jogo, feito por uma única pessoa, empolga, traz uma liberdade incrível e vontade enorme de explorar todas as opções que temos em mão.
Além disso, se você é artista ou simplesmente gosta de explorar esse universo, essa variedade de opções vai te entreter por muitas horas. Entretanto, mesmo para pessoas que não gostam tanto de arte, acredito que ainda assim vale muito a pena investir seu tempo nesse jogo.
Já que sensação de relaxamento que temos de fugir do mundo conturbado e focar apenas em tentar dar o seu melhor no desenho faz com que a ansiedade e estresse diminuam, por consequência vai te ajudar ter mais cabeça para sua rotina.
* Chave cedida para análise
Veja outras análises de nosso site aqui.