Introdução
O Batman é um dos maiores super heróis da cultura pop. O visual único e gótico que rodeiam o personagem sempre se destacaram em comparação com outros heróis. Entretanto, existe algo mais profundo e obscuro que rodeia o cavaleiro das trevas. Uma linha de pensamento que pode transformar toda a luta por justiça de Bruce Wayne em cinzas.
Essa é a teoria que o salvador, mesmo que indiretamente é culpado pela decadência de sua cidade. Essa filosofia, foi citada em Batman Arkham City, e logo resolvi me aprofundar nela.
A frase foi citada por Hugo Strange e diz o seguinte “antes da minha chegada, esta cidade estava se afogando sob uma maré de sujeira. Já considerou que a culpa é toda sua? Sua presença cria esses animais. Como germes, eles se espalham. Você criou o ambiente que permitiu que o germe se tornasse mais forte. Olhe para o Coringa. Ele existiria se não fosse por você? Deve ser deprimente. Todos os seus sacrifícios e ainda assim, você é o único culpado”
Gotham City
Antes de adentrarmos na função do salvador nessa história, precisamos entender o contexto que se encontrava Gotham City antes mesmo do Batman existir.
A cidade com o visual gótico sempre sofreu com criminalidade. Porém eram em escalas “normais” por assim dizer. Ou seja, tínhamos disputas de gangues, um alto índice de pobreza e a total ignorância dos ricos em relação as minorias. Ainda falando um pouco sobre as disputas de gangues, as predominantes eram as do Falcone e Maroni, pois eles tinham o controle da área criminal de Gotham por meio de trafico ilegal usando o porto. Assim sendo, pela cidade ser praticamente uma ilha, acaba sendo mais fácil contrabandear.
Thomas e Martha Wayne
Em meio a uma cidade decadente, uma fagulha de esperança se acendeu. O médico Thomas Wayne e sua esposa, jovens ricos, graças a fortuna da família Wayne, resolveram usar seus recursos para ajudar os mais necessitados.
Assim sendo, Gotham teve melhorias relativamente aceitáveis, como queda em criminalidade e a construção de um meio de transporte barato que ligava toda a cidade. Além disso, as industrias Wayne possuíam diversos projetos sociais, o que poderia ajudar os mais necessitados.
O lado obscuro da esperança
Embora todos vissem Thomas e Martha como a grande esperança para uma cidade prospera, as coisas não eram bem assim. No game Batman: The Telltale Series, somos apresentados a um outro lado dos supostos cavaleiros brilhantes. Descobrimos que na verdade, os Wayne tinham acordos com as máfias criminosas. Com isso, eles faziam uma troca de favores que beneficiaria os dois lados. Destaco inclusive, que os Wayne e os Falcone eram bem próximos, relação está que até mesmo o Alfred, fiel mordomo da família, sempre desprezou.
Assim sendo, a relação deles era basicamente em um sistema que Thomas usava sua posição de médico para sumir com as pessoas que poderiam ser prejudicais a máfia. Sendo assim, já conseguimos ver com essa situação, que até mesmo a suposta “época de ouro de Gotham” foi construída na base de mentiras, acordos com o crime e destruição dos menos favorecidos.
A morte dos Waynes
Um dos eventos mais impactantes para a cidade e também o ponto de partida para o nascimento do cavaleiro das trevas, foi a trágica morte dos Waynes. Após uma noite no teatro com o pequeno Bruce, enquanto caminhavam no Park Row, local este que era conhecido como um local de classe alta na cidade, a família foi abordada pelo bandido Joe Chill.
Após entregar todo o dinheiro com eles, o assaltante exigiu o colar de perolas de Martha, após fazer um movimento brusco que soou como uma tentativa de reação, o bandido atirou no casal, despedaçando o colar e deixando apenas Bruce ali vivo, em meio ao corpo e o sangue de seus país.

Depois deste acontecimento, uma sensação de medo se espalhou pelo bairro, fazendo com que os ricos deixassem o local. Assim sendo, aquela pequena parcela da cidade se tornou conhecida como Beco do crime, dando espaço para a predominância de gangues e tráfico.
O surgimento do novo salvador
Com o assassinato de seus país, Bruce decidiu que dedicaria sua vida a justiça. Um ponto interessante a se observar, é que toda a motivação do personagem para se tornar um herói em Gotham foi construído em base no ideal que a família representava pra Gotham.
Sendo assim, para o Batman, seus país representavam a esperança máxima que a cidade já teve, e seu objetivo era ser esse símbolo novamente. Entretanto, ele não poderia fazer isso como Bruce Wayne, ele teria que ser algo a mais.

Porém, por mais que seus objetivos sejam nobres, é baseado em uma mentira. Pois seus familiares não levaram Gotham para períodos menos decadentes usando a força do bem, e sim um pacto com o diabo que eram os mafiosos da cidade. Assim sendo, foi necessário um equilíbrio entre o mal e o suposto bem, além da destruição de pessoas menos privilegiadas.
As consequências do cavaleiro das trevas

Bom, agora que já consideramos como funcionava a criminalidade na grande cidade, hora de falarmos sobre a influencia do cavaleiro das trevas. Com a chegada do Batman, grandes organizações do crime começaram a se desmanchar, até mesmo grandes potencias como os Falcone, família mafiosa esta que estava no poder desde a era de ouro de Gotham.
Entretanto, com a noticia que o mundo do crime estava sendo aterrorizado por uma criatura vestida de morcego, bandidos e pequenos traficantes não seriam o bastante para lidar com essa ameaça. Com isso, em um Longo Dia das Bruxas, um novo tipo de criminosos começou a surgir em Gotham City.
Um novo tipo de criminoso

Vilões que eram guiados pela loucura, e por um ideal de puro caos surgiram. Entretanto, existe um deles que se destaca, obviamente, estamos falando Coringa. Pois, diferente dos outros personagens, o Joker é o outro lado da moeda. A persona que Bruce poderia ter se tornado caso não tivesse um ideal de justiça.
Inclusive, na HQ Piada Mortal, temos uma narrativa mais aprofundada de como Arthur se tornou o arco inimigo do herói. Ao contrário dos privilégios de Bruce, o Coringa tinha uma vida difícil e altamente prejudicada pela ruina que se encontrava Gotham, decadência esta que os Wayne contribuíram, tanto de forma direta como indireta.
E é exatamente este o ponto que eu quero chegar. Os Waynes embora contribuíssem de forma direta para o bem estar da cidade, indiretamente eles levaram o local para uma decadência ainda maior.
” Como você se sente? sabendo que tudo isso é culpa sua….”
Agora voltando a frase de Hugo Strange dita em Batman Arkham City. Ela tem um significado muito mais profundo após conhecermos o histórico da família de Bruce. Pois os Waynes ajudaram a construir a fundação do que se tornaria uma das cidades mais violentas e corruptas do universo DC.
Além disso, mesmo com o objetivo nobre, entretanto guiado por uma mentira, o Batman acabou contribuindo para o aumento da violência e insanidade de Gotham City. Assim sendo, ele levou o local a uma nova era de decadência. Por fim deixo uma pergunta final. Um herói que teve seu ideal construído por uma mentira e contribuiu de forma direta e indireta para uma nova fase de decadência em Gotham, realmente é um salvador?