Se você andava pelo Youtube gamer por volta de 2013, tem uma grande chance de você conhecer Cube World. O jogo foi uma febre absoluta por um curto período de tempo, e depois desapareceu da existência, como se nada tivesse acontecido. E então, do nada, o jogou reapareceu em 2019… e sumiu de novo.
A história de Cube World, não do jogo em si, mas do seu desenvolvimento e tudo o que o acompanhou, é uma história triste, vindo de alguém que esteve lá do começo ao fim. Lançada em 2013, sua versão Alpha era um jogo com genuíno potencial, e extremamente divertido, ainda que bem simples. Contando modos single e multiplayer, o jogo era um RPG de mundo aberto criado com geração procedural e visual baseado em voxel, que seria o equivalente 3D de um pixel.
Porém, depois de um tempo, o desenvolvedor do jogo, Wollay, sumiu. Sem dar nenhum sinal de vida, ele abandonou todas as redes sociais e parou de lançar atualizações do jogo, deixando a comunidade de fãs de Cube World abandonados ás traças, rejogando uma Alpha incompleta e imaginando o que poderia ter sido.
POTENCIAL DESPERDIÇADO
O potencial de Cube World era enorme, para dizer o mínimo. Considerando o que foi lançado em 2013 era apenas uma Alpha, Wollay conseguiu ir muito além das suas expectativas, pois acabou criando uma amostra de um jogo bem divertido. Assim, com um loop de gameplay baseado em explorar masmorras em um mundo aberto, matar bosses e coletar equipamento, Cube World era uma mistura quase perfeita de Diablo, Zelda e World of Warcraft.
No geral, o jogo não era muito impressionante se comparado á um lançamento completo, mas para uma Alpha, era realmente muito impressionante, brilhando com potencial e repleto de conteúdo: Várias áreas diferentes pra se explorar, diferentes biomas, pets, quatro classes bem variadas e um loop de gameplay divertidíssimo.
Mas o grande diferencial do jogo era seu modo multiplayer. Como qualquer jogo, Cube World ficava muito mais divertido ao se jogar com os amigos. Entre isso e servers dignos de um MMORPG com quantidades gigantescas de jogadores, seu multiplayer era simplesmente incrível, e eu falo por experiência própria também. Tenho ótimas memórias de explorar o mapa com os amigos, completando quests e matando bosses. De fato, Cube World era uma experiência única e especial.
E tudo isso, sendo apenas uma Alpha. A comunidade criou uma antecipação enorme, imaginando o quanto mais de conteúdo o jogo poderia ter em seu lançamento. O quão melhor o jogo ficaria? No site oficial do jogo, havia uma checklist de recursos a serem adicionados, e estavam coisas como sistema de casas, mega dungeons e outras coisas. O hype era real. Até, é claro, Wollay desaparecer do mapa.
SINAIS DE VIDA
Wollay sumiu várias vezes ao longo do ciclo de desenvolvimento de Cube World. O primeiro sumiço foi em janeiro de 2014, onde ele sumiu por 3 meses até Abril. Ele continuou dando informações escassas, alguns poucos tweets, mas ainda assim, nenhum sinal de atualizações. A essa altura, já estava sem atualizações desde 2013. E depois disso, ele sumiu de vez, com um espaço entre tweets de Junho de 2014 até Outubro de 2015. Mais um ano desaparecido.
Quando ele voltou em 2015, ele começou adicionando trilhas sonoras em sua conta do Soundcloud, e aos poucos, dando detalhes da próxima atualização. Ele revelava um sistema de facções, dirigíveis, um novo mapa, inimigos novos, e bastou isso para o hype se estabelecer novamente. Claro, já eram dois anos sem atualização, quanto tempo mais poderia ser, não é?
Mas o tempo foi passando, e apesar de Wollay continuar lançando teasers do jogo regularmente, nenhuma previsão de atualização. Assim, ele continuou tweetando de Outubro de 2015 até Abril de 2016, onde ele passou a dar um espaço de meses entre tweets, e depois sumiu de vez de novo, voltando só em 2017. E depois de um total de cinco tweets no ano, ele sumiu de novo, voltando só em 2019, para o momento fatídico.
Depois de alguns poucos tweets no começo do ano, Wollay fez o tweet tão aguardado pelos seus fãs. Era o fim. Depois de 6 anos de espera, quase no escuro total, a comunidade de Cube World tinha sua recompensa: Em Setembro de 2019, o jogo seria lançado em sua versão final. Eu lembro claramente da sensação de abrir meu Twitter e ver essa notícia, e foi espetacular. Que sensação maravilhosa, acompanhar o jogo por anos e finalmente ver seu lançamento. Mas as coisas não saíram como o esperado…
Cube World will be released on Steam! https://t.co/Lap10eQVKX
Hopefully around the end of September/October 2019. #cubeworld— Wolfram von Funck (@wol_lay) September 6, 2019
DECEPÇÃO
A história de Cube World tinha tudo para ser uma história de superação, e de vitória. Mas infelizmente, aconteceu algo bem diferente. Se você abrir a Steam hoje, as reviews do jogo são negativas. Ao final das contas, o lançamento da versão final de Cube World foi uma decepção.
Com mudanças que a comunidade não gostou muito, como por exemplo um sistema de itens limitados por região, algo que limitou a progressão do jogo, e um sistema de progressão baseados em artefatos que não era nem um pouco recompensador, a versão de Cube World da Steam acabou não sendo o que os fãs esperavam depois de tanto tempo e não agradou ao público, fazendo com que muitos inclusive voltassem para jogar a versão original.
E depois de lançar o jogo, Wollay sumiu mais uma vez, tirando quaisquer esperanças dos fãs de que o jogo um dia vivesse para todo o potencial daquela Alpha lançada em 2013. Eu adoraria dizer que essa história teve um final feliz, mas até o dia que escrevo esse artigo, ela não tem. Talvez um dia, por algum milagre, o jogo seja atualizado de novo e tenha um comeback ao estilo de No Man’s Sky, mas isso não parece ser o caso.
Mas se você quiser dar uma chance, o jogo está disponível na Steam. Ao final, Cube World foi mais uma triste história de Early Access.