Introdução
Old Man’s Journey me fez sentir meus arrependimentos e me levou para um estado de reflexão sobre as decisões que tomei ao longo da minha vida. Mesmo curto e sem nenhuma fala, o jogo da Broken Rules consegue passar uma sensação de conforto em relação aos erros da vida. Reforçando a ideia de que somos protagonistas de nossas jornadas.
Escolhas e Consequências

Provavelmente você já passou por decisões difíceis e momentos decisivos. Eu, jovem e sem muita experiência de vida, tenho milhares de arrependimentos que ignoro com medo de revivê-los.
No entanto Old Man’s Journey me levou a refletir sobre o quanto estou sendo protagonista das minhas escolhas e se realmente sou empático com minhas vulnerabilidades e arrependimentos. Acompanhar a jornada de um homem velho pelas trilhas lindas e perigosas de suas lembranças me fez parar, respirar e dar uma chance aos meus erros.
Portanto afirmo com facilidade que Old Man’s Journey não é um jogo que vai te colocar em situações frenéticas ou em extrema imersão. Ele me colocou para pensar, fez com que eu me identificasse com um idoso arrependido e, no fim, entendesse que nunca é tarde para mudar.
Consequências são consequências das nossas escolhas e só novas escolhas podem nos fazer evoluir.
Uma mecânica e uma mensagem

É preciso reforçar, Old Man’s Journey é um jogo simples! Com apenas uma mecânica o jogo consegue ensinar algo de extrema importância. Porém, antes é preciso entender que mecânica é essa.
A jornada desse velho homem é uma longa caminhada por lindas paisagens e é nesse caminho que a gameplay acontece. Para atravessar o cenário será preciso bater cabeça e resolver puzzles, que em sua grande maioria são simples e fluem naturalmente por todo o jogo. Esses desafios se resumem a modificar o mapa para fazer com que o protagonista chegue até seu destino final.
Contudo é nessa construção do caminho que uma mensagem linda aparece. Nós construímos nosso próprio caminho durante o jogo. Nós somos responsáveis por nossas escolhas. O poder de mudar está em nossas mãos.
É claro que essa é apenas a minha interpretação, mas é lindo pensar que uma mensagem tão forte está intrínseca em uma das mecânicas do jogo.
Apenas o instante é real

Dizem que errar é comum, mas eu gosto de pensar que é essencial! É o primeiro passo para evoluir. Em Old Man’s Journey nosso protagonista é acertado em cheio ao longo da jornada por lembranças do passado, esses momentos contam um pouco do propósito dessa longa caminhada que o jogador está acompanhando.
Ao mesmo tempo que o jogo apresenta esses momentos de arrependimento, a redenção também dá as caras. Eu pude sentir a superação do nosso aventureiro, ele supera seus medos e erros, encontrando, por fim, a tão esperada redenção.
Old Man’s Journey é um jogo para sentir, refletir e interpretar. Um jogo que me lembrou de aproveitar cada momento e entender que o erro está me observando e em algum momento vai atacar. Porém, sou eu quem enfrento minha própria jornada, eu movo minhas montanhas!
Por isso digo: jogue, mas não espere uma resposta ou uma conclusão, o jogo não diz qual a melhor decisão a se tomar, apenas é reforçada a ideia de que nós somos responsáveis por nossas escolhas. Durante o jogo você pode olhar as lembranças, mas não mudá-las. A única coisa que é possível modificar é seu atual caminho, ou seja, o presente!