Uma das partes mais legais em uma história é o famoso “plot twist”, que seria uma reviravolta inesperada que pode até mudar o rumo da história, surpreendendo todos. Mas existem alguns casos que o plot twist vai bem além do esperado, realmente te pegando de surpresa. Por isso, hoje vamos falar da quebra de expectativa em Doki Doki Literature Club.
Atenção: Este artigo contém grandes spoilers de Doki Doki Literature Club. Esse artigo pode causar gatilhos, então se você tem algum problema com isso não continue.
O jogo
Doki Doki Literature Club é um Visual Novel de romance. Você joga com um protagonista genérico, que gosta de ficar em casa assistindo animes. Sua vida no ensino médio começou á pouco tempo, e sua amiga de infância Sayori insiste que você se junte a algum clube da escola. O protagonista não consegue decidir, então Sayori decide leva-lo ao mesmo clube que ela: O Clube de Literatura!

No clube, você conhece Yuri, Natsuki e Monika, e assim começa o desenrolar da história. Suas opções de romance são Yuri, Natsuki e Sayori, enquanto Monika tem um papel de ser um guia/tutorial do jogo. O gameplay é simples e consiste em acompanhar os dialogos da história, ocasionalmente fazer escolhas que influenciam no afeto das personagens, e a principal mecânica que é escrever poemas. Nesta parte você deve escolher 20 palavras de uma lista para formar o seu poema, e dependendo das palavras que escolher, alguma garota irá gostar mais, assim ficando mais fácil de conquistar o amor dela.
A reviravolta
No decorrer da história, você conhece melhor a personalidade das garotas: Sayori é alegre e atrapalhada, Natsuki é fofa e brava, Yuri é timida e séria, e Monika é esperta e madura. Ao mesmo tempo você aprende sobre o passado trágico de cada personagem, onde Natsuki é maltratadta pelo pai, a Yuri tem vício em se cortar, e a Sayori tem depressão.
A personagem Sayori será o nosso foco principal aqui, perto do dia do festival da escola a Sayori revela a você sobre sua depressão. Ela explica que tem uma personalidade alegre e engraçada, pois não quer atrapalhar a vida de outras pessoas. Ela se sente inútil e um peso para todos á sua volta. Nisso o protagonista reage de forma preocupada e querendo ajuda-la , finalizam com um abraço e decidem se encontrar no festival no próximo dia.
No dia seguinte, a atmosfera do jogo muda, de repente não tem música de fundo tocando, o que já indica que algo aconteceu. O protagonista vai á escola para o festival, porém Sayori ainda não chegou lá. Você vai até à casa de Sayori, ela não atende o telefone, e não atende a campainha. O clima está sério.
Neste momento, você já começa a teorizar sobre o que pode ter acontecido, Sayori apenas não teve forças para sair da cama? Será que ela se suicidou? A expectativa aponta para a pior situação e você está levemente preparado para o que vier.
O protagonista entra na casa de Sayori, bate na porta do quarto dela e ninguém responde, e então, ele decide abrir a porta…
A quebra de expectativa
A atmosfera do jogo já estava muito bem construída para o que vem a seguir, desde a falta da música de fundo, até a seriedade nas falas do protagonista.
Finalmente, ao abrir a porta, você leva um susto ao se deparar com uma imagem da Sayori enforcada, sim, ela cometeu suicídio. Isso foi por causa dela ter revelado á você que ela estava com depressão, o que deixou o protagonista mais preocupado do que nunca, que é justamente a última coisa que Sayori queria que acontecesse.
Porém, enquanto você ainda está tentando processar o que aconteceu e o que vai acontecer em seguida… de repente o jogo começa a dar defeitos, a música distorce, a imagem fica estranha, o cenário do jogo muda, mensagens de erros aparecem, tudo fica esquisito. Esta é a quebra de expectativa.
Você pode ter assistido inúmeros filmes, lido vários livros, e jogado muitos games, mas é impossível prever que isso iria acontecer no jogo. O suicídio da Sayori era previsível, o jogo e a história construíram a atmosfera para isso. Entretanto, você nunca iria imaginar que o jogo iria quebrar, literalmente.
Graças a isso, muito difícil dizer o que vai acontecer a seguir na história, ela tomou um rumo totalmente inesperado, e assim atiçando muito mais sua curiosidade.
Depois disso, o jogo recomeça, porém desta vez sem a Sayori. Você repete a mesma história, porém desta vez constantes glitches, sustos e bizarrices acontecem no game, passando de um fofo visual novel de romance, para um jogo de terror psicológico.
A cena
Para essa cena causar ainda mais impacto, o criador do jogo Dan Salvato pensou nas possíveis ações que o jogador poderia tomar. Após a quebra de expectativa, é interessante manter a surpresa por um tempo:
-Se você continuar o jogo normalmente, o personagem irá se lamentar pelo ocorrido, dizendo que queria ter feito diferente, ajudado ela antes. Neste tom triste o jogo encerra numa tela preta escrito “END”, e você volta para o menu inicial do game… porém algo está diferente. A arte da Sayori que deveria aparecer na tela inicial está totalmente distorcida e quebrada, com sua única opção sendo iniciar um Novo Jogo.
-Enquanto o protagonista se lamenta, ele menciona que “infelizmente isso não é um jogo onde eu posso só voltar atrás e tentar de novo”. Isso claramente é uma dica para você retornar ao seu último jogo salvo para tentar uma rota diferente. Você então abre o menu, vai para sua lista de saves, e tenta recarregar um antes do suicídio… porém uma mensagem aparece que o seu jogo salvo está corrompido, pois falta o arquivo “Sayori.chr”, e então o jogo recomeça automaticamente do zero.
-O choque da morte da Sayori pode ter sido muito forte, e ao invés de continuar no jogo, você decide sair do game para poder processar tudo na cabeça. Ao clicar na opção de Sair do Jogo, uma mensagem de “Tem certeza de que deseja sair” sempre aparece. Mas desta vez a imagem aparece totalmente distorcida, com um pedaço do rosto da Sayori piscando na tela, para te dar um susto extra.
Uma dificuldade ao criar uma história para um jogo é essa, pois pode haver múltiplas formas que um jogador pode interagir com ela. É legal ver que houve um cuidado especial com essa cena considerando todas as possibilidades.
Conclusão
O objetivo deste texto é apresentar este momento impactante no jogo Doki Doki Literature Club, e mostrar como uma quebra de expectativa pode tornar uma história muito mais interessante. Mesmo para pessoas já acostumadas com histórias de filmes, livros e jogos, fazer uma mudança brusca no gênero e atmosfera da história sempre traz bons resultados.
Ao mesmo tempo, fica aí minha recomendação, Doki Doki Literature Club é um game bem criativo e interessante. Você pode joga-lo de graça no PC através da Steam ou baixando pelo site oficial.