Boyfriend Dungeon é um jogo que mistura Date Simulator com Dungeon Crawler, que promete uma experiência um tanto quanto diferente.
O jogo foi desenvolvido e publicado por Kitfox Games, lançado em 11 de agosto de 2021, para as plataformas: Nintendo Switch, Xbox One e PC.
Criando seu personagem
A Criação de personagem permite escolher personalização tais como: cabelo, cor de pele e sexo. E para minha alegria, inclusive que tipo de pronome gostaríamos de usar: ele, ela e elu. Além disso, o jogo avisa que essa escolha afeta o tipo de pessoas com quem você pode se relacionar.
História
Em Boyfriend Dungeon, inicialmente chegamos para passar um tempo na casa de um primo nosso. Este se chama Jesse e promete que vamos conseguir resolver o nosso probleminha. Ao questionarmos de que problema se trata, ficamos sabendo que temos problema em se relacionar com outras pessoas.
Logo, Jesse nos fala da existência das masmorras, que seria um lugar onde as pessoas matam monstros. E também podemos conhecer novas pessoas. Além disso, elas ajudam a melhorar nossa confiança e auto-estima.
Nesse momento do jogo, você também descobre que você não se transforma em espada, por isso então é uma combatente. Ou seja, faz uso de armas. Todavia, para aprender usar armas Jesse pede para nos encontramos com Isaac em um shopping.
Ao chegar, vemos apenas uma espada, e descobrimos que este é Isaac. E então, ele nos explica que o nosso subconsciente cria os monstros nas masmorras, e ao derrotá-los nossa auto-estima e confiança melhora.
Também descobrimos que a escolha do shopping é porque a maioria das pessoas tem medos que se manifestam ali, tais como: estranhos, incompatibilidade, esterilidade e pobreza.
Estas masmorras refletem o tamanho dos nossos medos e inseguranças. Isso afeta, por exemplo, o tamanho da masmorra, e os monstros que aparecem ali, que são uma manifestação dos nossos medos e inseguranças.
Há um mistério também durante a história. As armas estão sendo encontradas nas masmorras sozinhas e geralmente feridas. E é aqui que o jogo decepciona. Pois, ele tira um pouco o foco dos relacionamentos, e acaba desenvolvendo mal a solução desse mistério.
Dungeon
Nas masmorras, nosso personagem carrega um certo número de bebidas, que recuperam nossa vida. Também temos uma espécie de revista que libera um poder especial, como, por exemplo, uma torre para nos ajudar destruir os inimigos.
Podemos equipar essas revistas, mas para isso temos que encontrar receitas para poder craftar e usar. Mas, além desse poder, temos ataques fraco e forte, e esquiva.
Nos primeiros andares, os monstros são televisão e celular. E acredito que faz sentido porque para uma pessoa como nossa personagem, com uma auto-estima baixa, olhar para esses meios e ver que você não está no padrão de beleza, machuca. A insegurança em relação ao que a sociedade considera ideal é frequente e geralmente afeta nossa confiança ao focarmos muito nessas comparações.
Ao derrotar esses monstros, podemos encontrar diversos materiais usado para criar itens. Estes, podem ser presentes para os pretendes, roupas que fortalecem nosso personagem, e as revistas com novos poderes.
Ao final de um andar da dungeon, o level do personagem evolue, assim como o relacionamento com a arma. Durante a exploração, também podemos encontrar algumas atividades secundárias, como jogar videogame, relaxar em cadeira e patinar.
Outra parte interessante é procurar por passagens secretas, que podem nos levar a novas receitas ou até mesmo ao fim do andar. Conforme avançamos na dungeon, teremos de enfrentar chefões, e também conhecer outras armas perdidas pela dungeon, feridas e confusas sem saber como pararam ali.
Encontros
Os encontros em Boyfriend Dungeon acontecem após conhecer uma arma e ter matado monstros juntos. Durante o jogo, temos acesso a um celular, onde podemos escolher com quem queremos interagir, e muitas vezes aceitar, ou negar encontros. Vale lembrar que podemos escolher ser só amigos dos personagens.
Conforme subimos o nível de afinidade com o parceiro, diferentes opções vão aparecendo. Por exemplo, ir a uma boate. Mas confesso, que não existem tantas escolhas do que fazer assim, e que isso poderia ser melhorado para dar mais liberdade.
Infelizmente, somos obrigados a interagir com um dos personagens, essencial para a solução do mistério. Porém, ele não é uma pessoa muito legal, então conversar com ele não é uma experiência feliz.
Entretanto, os diálogos são divertidos e engraçados na maior parte do tempo. E o aumento de relação entre vocês faz com que você descubra até mesmo seus segredos. Podemos citar um dos personagens com depressão crônica, e vai buscar apoio em nós para ajudar tomar determinadas decisões. E esse tipo de pessoa se machuca mais facilmente, então conseguiremos perceber que o mesmo é mais reservado e não quer se apaixonar tão facilmente.
Inovação
A mistura muito diferente de gêneros me chamou a atenção já nos trailers. E realmente não decepcionou no quesito de criar um jogo bem único, e uma experiência legal. Mesmo assim, existe espaço para melhorias no quesito dos encontros e nas dungeons, que poderiam ter sido mais desenvolvidas.
As dungeons têm uma grande repetição de inimigos, e embora cada uma tenha muitos andares para explorar, ter apenas duas masmorras é muito pouco. Assim, apesar de curto, o jogo também fica repetitivo, pois se quiser se relacionar com todas armas até um level alto, é necessário repetir as mesmas masmorras várias vezes.
Já na parte de Date, eu acredito que poderia ter mais opções de parceiros, e os diálogos mais aprofundados.
Arte
Em Boyfriend Dungeon existem basicamente dois tipos diferentes de arte, a usada para falar com outros personagem e as dentro da dungeon ou ao andar pela cidade.
Nas conversas, temos personagens cheios de detalhes e carisma, e muito atraentes, o que faz sentido para o objetivo de criar encontros e se interessar pela pessoa. No entanto, enquanto andamos pela cidade ou estamos em dungeon, temos um visual mais minimalista, já que aqui o objetivo é principalmente enfrentar seus medos. Ou seja, o que deve nos chamar atenção vai ser o ambiente e os monstros ao redor. Então, teremos chefões mais detalhados e que representam o que devemos vencer para ter um relacionamento com menos insegurança.
Logo, o jogo usa a arte para chamar atenção onde necessário. Além disso, é importante citar que cada personagem tem uma cutscene de apresentação quando os conhecemos, que mostra a transformação de arma para humano, que te prende do começo ao fim.
Trilha Sonora
A trilha sonora vai fazer com que você simplesmente queira deixar Boyfriend Dungeon aberto e ficar ouvindo. Você vai relaxar com ritmos e as batidas que conquistam facilmente o ouvinte. Logo, cada nova faixa combina perfeitamente com o momento que estamos no jogo. Eu realmente acredito que está é uma das melhores trilhas sonora que já ouvi nos videogames esse ano.
Devo jogar?
Boyfriend Dungeon cria uma experiência única. Pois, a mistura entre Date Simulator com Dungeon Crawler, torna este jogo bem diferente do padrão encontrados na indústria hoje.
Então você vai se divertir, se apaixonar e se apegar a cada um dos personagens. Além de lutar com cada um dos seus medos, para aumentar sua segurança e conseguir ter um relacionamento capaz de passar por cima de qualquer monstro.
Após sua jornada, você pode ter aprendido muito sobre representatividade também. Já que cada arma tem seu gênero e sua personalidade. Espero que outros jogos usem como base esse para que cada vez mais tenhamos uma sociedade que se importa com todos os tipos de pessoas, e que essas se sintam bem consigo mesmo.
Logo, Boyfriend Dungeon não é um jogo perfeito, já que sofre deslizes ao tentar contar um mistério que não sai tão legal. Mas os personagens e sua inovação são o suficiente para convencer que deve ser jogado. E eu espero que exista uma continuação, pois temos um grande potencial a ser melhorado e expandido nessa união de gêneros.
* Chave cedida para análise no Nintendo Switch
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