Introdução
“Qual o sentido da vida e da morte?” Esta é a pergunta que inicia essa aventura artística e filosófica. Uma viagem que trará inúmeras respostas diferentes, todas igualmente válidas.
Existensis é um jogo desenvolvido por uma única pessoa, Ozzie Sneddon, e está disponível na Steam, lançado no dia 19 de julho.
Uma Jornada de Inspiração
Em Existensis, você controla um personagem conhecido como “O Prefeito”, que recebeu a tarefa de planeja uma magnífica torre, que represente a vida. Porém, resumir algo tão grandioso, profundo e abstrato quanto a vida, em uma única estrutura se mostra um desafio grande demais para o Prefeito. Frustrado com sua falta de ideias, ele resolve partir em uma viagem pelo mundo em busca de inspiração, e de alguém que possa responder a suas perguntas existenciais.
O jogo, Existensis, é um jogo que se apresenta como um plataforma 2D, mas seu foco não está em desafios de saltos precisos. Apesar dessa apresentação, sua essência está mais próxima de uma visual novel, onde o objetivo está em conversar com os personagens, e descobrir o que eles pensam sobre o sentido da vida.

O jogo é dividido em cidades, onde cada uma pode revelar uma nova Torre da Vida. Em cada cidade você encontra diversos personagens que darão mais detalhes sobre o mundo. Para poder viajar para outras cidades, você deve juntar inspiração o suficiente para liberar a viagem. Isso é conseguido através de conversas com outras pessoas, ou interagindo com objetos. Para conseguir essa inspiração, basta explorar os cenários em busca do ícone que indica que aquela pessoa ou objeto trará uma ideia nova ao Prefeito.
Porém, em cada cidade há um personagem que dará uma resposta para a pergunta máxima do jogo. Ao interagir com tal personagem, sua viagem se encerra e o Prefeito consegue criar o design de sua obra-prima. Mas, sua jornada não se encerra com apenas uma resposta.

Uma Jornada Filosófica
Seu grande objetivo é visitar todas as cidades. Cada uma com uma resposta diferente para o sentido da vida e da morte. Ao encontrar o personagem com a resposta, o personagem finalmente se inspira para construir a torre. Eventualmente, O Prefeito ganha inspiração para construir a torre, sendo que o resultado é diferente para cada um com quem você conversa. Porém, este não é o final da história, já que apenas uma resposta para uma pergunta tão profunda não é o suficiente.
Como dito acima, Existensis está mais para uma visual novel do que um jogo de plataforma. Portanto, o gameplay fica em segundo plano, dando destaque para os diálogos e a arte.
E devo dizer que a arte desse jogo é encantadora. Existensis é feito completamente a mão, sendo que os cenários são, o que acredito ser, uma mistura de aquarela com caneta, e os personagens parecem desenhados com giz de cera. Dá até para ver os contornos feitos por uma caneta comum em alguns lugares, e não cito isso como um demérito à arte do jogo. Pois, isso confere um ar bastante pessoal a Existensis, e fica claro que muita dedicação foi colocada nesse projeto. Cada cidade e personagem acaba sendo único e cheio de personalidade.
A história, apesar de curta, com cerca de 3 horas de duração, trabalha bem seus temas. Pois, consegue apresentar um mundo que te deixa curioso de descobrir. Os lugares que você visita têm diversos detalhes e pessoas que sugerem que o mundo é muito mais vasto do que visitamos. Dessa forma, o mundo do jogo dá uma sensação de ser muito grande, apesar de visitarmos apenas uma pequena porção dele.

A Vida é Complicada
Em toda cidade, você encontrará um personagem com uma resposta ao enigma da vida. Estas respostas variam das positivas às mais sombrias. Enquanto um personagem enaltece as histórias que você cria em sua vida, o outro afirma que nossa existência nada mais é que uma série de dificuldades sem um prêmio no final. E, talvez seja isso o que torna Existensis uma experiência especial.
Apesar de um jogo pequeno, Existensis propõe algumas perguntas grandes e complicadas. Contudo, ele sabe que tais perguntas são grandes e complicadas, e não oferece uma única resposta definitiva.
Todos nós somos como o Prefeito, protagonista desta história. É difícil pensar em uma resposta de qual o verdadeiro significado da vida e nosso papel nesse mundo. Porém, a jornada revela o quanto a resposta para esta pergunta é variada e pessoal. Mesmo em sua curta duração, Existensis apresenta diversas respostas para a mesma pergunta, e ainda encaixa uma reviravolta no final. Pois, para construir a verdadeira Torre da Vida, O Prefeito precisa ver a vida por diversos ângulos e vivências antes de realmente entender a verdadeira resposta. Assim, no final das contas, Existensis propõe diversas soluções igualmente válidas. Mas também não afirma que nenhuma é errada. Afinal, a resposta para a vida, está contida em cada um e na sua vivência própria e visão de mundo.
Conclusão
Existensis está mais para uma experiência do que para um jogo. Apesar de não apresentar grandes desafios no gameplay, sua premissa desafia suas ideias. Com uma curta duração, Existensis é uma experiência compacta, mas que te deixa refletindo depois de seu final. Com uma arte feita à mão, e sendo basicamente obra de uma pessoa só, entrega algo divertido e relfexivo.
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*Chave cedida para análise