Hoa é um jogo de plataforma lançado para Playstation 4 e 5, Xbox One e Series X, Switch e PC em 24 de agosto de 2021.
Desenvolvido e publicado pela PM Studios , ele é a escolha perfeita para quem quer um jogo curto e relaxante.
O que aconteceu na floresta?
Você controla Hoa, uma pequena fada que começa o jogo flutuando em uma folha. Aos poucos, descobrimos que estamos de volta ao nosso lar.
Não se sabe quanto tempo se passou. Porém, gradualmente, você descobre o que aconteceu para que Hoa fugisse de casa.
Afinal, que tipo de perigos uma floresta tão colorida, calma e cheia de seres amigáveis poderia oferecer? Pode acreditar que eles existem.
Mas, isso é algo para que o jogador descubra!
Curto e esquecível
Embora Hoa impressione com seus outros atributos (que irei comentar mais para frente), infelizmente sua história é curta e esquecível.
Entenda, ela não é ruim. Porém, o jogo tem bastante potencial para que ela fosse melhor. O que faz com que os outros atributos do jogo chamem mais atenção do que a própria história.
No quesito personagens, todos são muito simpáticos e divertidos de interagir, mas por ser curto, as interações são curtas também.
Quanto ao final, ele é lindamente animado. E finalmente explica o mistério que todos os personagens assumem que você já sabe: como Hoa foi parar flutuando em uma folha?
Essa foi a questão que passei o jogo todo me perguntando. E é muito satisfatório como Hoa a entrega, mesmo que seja simples e boba, ainda é muito linda de se apreciar, artisticamente falando.

Puzzles e plataformas
Entretanto, se a história é simples demais, Hoa brilha nas suas mecânicas de puzzle e plataforma.
O jogo é extremamente didático e vai evoluindo as suas mecânicas ao longo do tempo.
Nosso personagem também ganha novas habilidades conforme avança na história. E Hoa trabalha muito bem para que elas sejam usadas constantemente nos mapas.
Eles são 2D e ao apertar um botão, você tem acesso ao mini-mapa para se localizar.
O objetivo principal do jogo sempre que chegamos a uma área nova é o de acordar uma criatura e coletar cinco borboletas.
Embora seja mandatório que você capture elas, Hoa faz um ótimo trabalho em não deixar essa parte chata e nem desnecessária. A exploração acontece naturalmente e não há um esforço maior para tentar coletar as borboletas.
O jogo também faz uso de outros personagens para inserir mecânicas. Como por exemplo, em um determinado mapa, você pode usar joaninhas para alcançar lugares mais altos.
Cada mapa é diferente do outro no quesito atmosfera e plataforma. Isso faz com que, ao jogar, você não enjoe de Hoa. Sempre fica aquela expectativa de o que você vai encontrar a seguir.

Arte
Antes de eu comentar qualquer coisa sobre a arte de Hoa, eu quero que você entenda uma coisa: nada do que eu falar aqui fará real justiça à arte do jogo.
Dito isto, Hoa, logo no começo, apresenta uma cutscene lindamente animada em 2D. Ao assumirmos o personagem, o estilo muda, porém, é quase imperceptível.
Você passa o jogo inteiro preso dentro de uma linda pintura interativa. Cada novo mapa, além de te deixar animado para conhecer suas mecânicas, também traz essa expectativa para a arte.
Como será o visual dessa nova sessão? É o que você se pergunta ao avançar na história e ser surpreendido mais uma vez pelas belas paisagens de Hoa.
O jogo todo é colorido e passa a sensação de conforto que só o seu filme de animação favorito poderia trazer.
É legal perceber como a paleta de cores vai mudando ao longo dos mapas. Enquanto a parte da floresta mantém cores quentes, temos uma sessão inteira embaixo da água. Esta, traz cores frias e até mais escuras.
Qualquer pessoa que passasse por uma fase de Hoa, sem contexto algum, consegue entender a atmosfera apenas pelo seu visual.
É legal citar que uma sessão próxima do final do jogo, a atmosfera muda completamente. E não é só o estilo da arte, como também as próprias regras dos puzzles e plataformas.

Personagens marcantes
Se o tempo com os personagens é curto, Hoa compensa no seu design. Cada um é mais único e diferente que o outro. Em uma vibe bem Pixar, os personagens são estranhos, mas carismáticos e simpáticos ao mesmo tempo.
Ao encontra-los, você enxerga bem que todos ali querem te ajudar. Boa parte da atmosfera de Hoa é relaxante e mesmo os inimigos não apresentam uma ameaça real.
A inocência usada no jogo é perfeita para te fazer enxergar pelos olhos do protagonista. É aquele olhar infantil e puro que consegue enxergar o mundo mais colorido e mágico.
Trilha sonora
Eu sei que elogiei bastante a arte de Hoa, mas se tem uma característica marcante nesse jogo, ela é sua trilha sonora.
Suas músicas facilmente se comparam com a de jogos consagrados como Final Fantasy e Chrono Trigger. É aquele tipo de trilha que te faz ficar parado no mapa, apenas apreciando aquele som maravilhoso.
E o melhor de tudo é que cada mapa possui sua própria trilha. Isso traz ainda mais expectativa para quando o jogador mudar de cenário.
Infelizmente, isso também te faz desejar que o jogo fosse mais longo, só para poder aproveitar ainda mais as músicas que ele oferece.
Inovação
Só seu visual e trilha sonora já servem como fatores diferenciais para Hoa. Porém, o que mais chama atenção nesse jogo é como sua gameplay evolui ao longo do tempo.
Ele pode ter uma história esquecível, mas a diversão que ele oferece ficará um bom tempo na sua mente.

Hoa
Em conclusão, Hoa é um belíssimo jogo. Ele encanta em diversos fatores, o que quase te faz esquecer que a sua história é bem simples e curta.
Ele também não possui fator replay, não existe nada de novo que possa ser descoberto após termina-lo pela primeira vez.
Porém, Hoa ainda é visualmente lindo. Com personagens diferentes, carismáticos e fofos, ele te conquista aos poucos. E, se você não está convencido por nada disso, ainda pode apreciar a trilha sonora excepcional que o jogo oferece.
É uma curta, porém marcante jornada que vale a pena ser apreciada devagar.
*Chave cedida para análise.
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