A série Nekopara faz a sua estreia no gênero de otome games com Nekopara: Catboys Paradise. Um romance visual lançado em 15 de julho de 2021 para PC. Ele foi desenvolvido pela NEKO WORKs e distribuído pela Sekai Project.
Honrando o legado
Seu avô faleceu recentemente e você herda a sua casa e a Cafeteria. Para honrar a memória dele, decide reabrir o estabelecimento.
Só há um único problema: você não sabe como gerenciar o lugar. Por isso, decide contratar quatro trainees para ajudar.
Mas, eles são metade gato? Você agora tem quatro empregados catboys e precisa lidar com isso!
Escolha uma rota!
Com uma premissa simples, Nekopara: Catboys Paradise possui um prólogo, onde você conhece melhor os quatro personagens e também te mostra um pouco mais sobre a história de fundo.
Além de trabalhar na cafeteria, os quatro catboys também vão morar junto com a MC (main character). Depois de uma breve introdução, onde conhecemos a casa e um pouco da personalidade de cada um, chega a hora de abrir o estabelecimento.
No seu primeiro dia de trabalho, o jogo te dá a opção de escolher qual das quatro rotas você vai seguir. Diferente de um dating sim, Catboys Paradise não te dá escolhas nos diálogos.
Inclusive, a MC sequer fala qualquer coisa. Só ficamos sabendo os seus pensamentos porque os catboys sempre confirmam suas falas. Portanto, o jogo foi feito exclusivamente para ser lido.
Então, quem são as nossas quatro opções de rotas?
Fennel, o perfeccionista
Este birmanês americano certamente é o catboy mais prestativo dos quatro.
Fennel é a opção para quem gosta de estabilidade e de ter alguém que está sempre no comando.
Embora a MC seja a gerente oficial da cafeteria, quem está sempre ditando as ordens é ele. O que fica um pouco chato depois de um tempo, afinal você é quem deveria mandar ali.
Entretanto, ao seguir a rota dele, descobrimos um lado mais tranquilo e até mesmo peculiar. E que na verdade, seu lado perfeccionista é para corresponder às expectativas das outras pessoas.
Ele e a MC compartilham o mesmo sentimento, por isso ele faz questão de exigir muito de você.
Por fim, sua aparência não é a das mais marcantes, mas combina com a personalidade: cabelo curto e roxo, olhos vermelhos e óculos redondos.

Sage, o irmão mais velho
Sage está sempre pronto para botar a mão na massa! Este gato-de-bengala é o mais forte do nosso cast.
Sua personalidade é extrovertida e passa uma sensação de proteção enquanto você joga. Ele se dá bem com todo mundo, é muito simpático e adora ajudar.
Ele é basicamente o irmão mais velho que você nunca teve.
Exatamente por isso, sua rota pode não ser a preferida de muitas. Ou pode, se existe é porque tem gente que gosta.
Por ele ter essa personalidade, ele vai te enxergar como uma irmã mais nova. E isso não vai impedi-lo de te querer como namorada também.
No quesito aparência, ele é o mais alto com cabelo curto, castanho e mechas mais claras. Um traço muito marcante é que ele gosta de usar kimono.

Dill, o fashionista
Este gato malhado é o mais fácil de lidar entre os quatro. Dill possui uma personalidade amigável e te passa tranquilidade sempre que estão juntos.
Ele gosta muito de roupas e maquiagem e por isso, vai te ajudar no quesito aparência. Embora pareça ser o mais novo e mais inocente, a vontade dele de ficar com você é provavelmente muito maior do que a dos outros três.

Laurier, o dorminhoco que faz o que quer
Por último, temos Laurier, um Khao Manee que definitivamente faz o que quer.
Quando você menos espera, lá estará ele dormindo em algum canto. É também o personagem que mais oferece fan service para as jogadoras. Ele vai invadir seu quarto e dormir na sua cama, além de agir como se já fosse o seu gato. Seu cabelo é comprido e platinado e sempre carrega uma expressão tranquila e desinteressada, mas não se engane! Ele presta atenção em tudo.

Inovação
No quesito inovação, Nekopara: Catboys Paradise faz muito pouco, para não dizer nada. O jogo todo mais parece um prólogo de algo maior. E quando a história finalmente parece que vai começar, sobe os créditos.
É difícil dizer se uma continuação foi planejada, mas ela é definitivamente necessária. Tirando as personalidades distintas dos protagonistas, nada além disso consegue segurar seu interesse em Nekopara.
Infelizmente faltou, e muito, desenvolvimento. E não é só da história em si, mas da própria protagonista.
Mesmo sendo uma VN só de leitura, faltou colocar mais personalidade na MC. Por mais que deixa-la assim passe a sensação de ter uma maior imersão, ela fica muito sem graça. E todas as interações focam demais nos catboys, apagando a personagem ainda mais.
E você se pergunta: como eles conseguem ter tanto interesse nela se ela é assim, tão sem sal…
Arte
Porém, se você é do tipo que não liga para histórias rasas e só quer admirar belos catboys em traço de anime, a notícia e boa! Nekopara: Catboys Paradise honra seu título nesse quesito.
Dentre os quatro protagonistas, além das personalidades distintas, temos também visuais bem distintos e que chamam muito a atenção logo de cara.
O jogo parece ser bem estudado, pois combina muito bem a personalidade com a aparência. E tem visual para diversos gostos ali!
Na hora dos diálogos, as ilustrações são bem caprichadas, embora fiquem embaçadas quando rola um ‘zoom’ nos personagens.
Os backgrounds também estão muito bonitos, embora o jogo dê bastante ênfase apenas nos catboys. É quase como se ele te pegasse pelo pescoço e dissesse “Olhe apenas para eles! Ignore os fundos! Apenas os catboys importam! ”

Trilha sonora
Se existe uma palavra para definir a trilha sonora de Nekopara: Catboys Paradise é “regular”. Ela não é ruim, mas também não é boa o suficiente para deixar uma impressão marcante.
Ela está ali, ela deixa o clima da história menos estranho, mas não é nada que você vai querer parar para ouvir.
Nekopara! Nem tão paraíso assim…
Em conclusão, Nekopara: Catboys Paradise realmente não foi um jogo de muitas promessas, e muito menos de muitas entregas.
Se você gosta da estética de catboys, certamente vai aproveitar a experiência. Mesmo que a história seja um tanto rasa e o final de cada rota seja brusco, ainda é possível aproveitar o visual.
Um dos pontos positivos do jogo é que ele está disponível de graça na Steam! Mas certamente não é o romance visual mais trabalhado que você jogará na vida.
Gostou da análise? O Garota no Controle tem muito mais!