Introdução
Prepare o seu melhor grito de “Objection!” e mergulhe em The Great Ace Attorney: Chronicles, uma aventura de investigação na Inglaterra Vitoriana, onde você deverá descobrir a verdade por trás de 10 casos misteriosos, cheios de reviravoltas e personagens memoráveis.
The Great Ace Attorney: Chronicles é uma coletânea contendo dois jogos da série Ace Attorney. Estes jogos foram originalmente lançados para 3DS e apenas para o público japonês. Porém, agora eles chegam para Playstation, Switch e PC no dia 27 de julho, totalmente traduzidos para inglês, e com visuais melhorados.
O Grande Advogado
Assim como os outros jogos da série, The Great Ace Attorney segue a vida de um jovem advogado de defesa, chamado Ryunosuke Naruhodou, e este é um antepassado do grande Phoenix Wright, protagonista original da série.
Esta história começa no Japão, no final do século XIX, uma época onde o Japão estava abrindo suas fronteiras para a entrada de estrangeiros. Principalmente, para os cidadãos do grande Império Britânico, a potência mundial na época. Com essa abertura, o sistema judicial japonês está passando por uma revolução para seguir o modelo inglês. Com isso, é preciso que grandes mentes viagem ao coração do império, para estudar e trazer conhecimento de volta para as terras nipônicas.
Infelizmente, Naruhodou não é uma dessas grandes mentes escolhidas. Porém, por uma reviravolta do destino, ele parte para Londres mesmo assim, onde deve aprender tudo o que for possível nesse intercâmbio cultural. Acompanhado de sua amiga Susato Mikotoba, eles experimentarão em primeira mão o funcionamento dos tribunais ingleses.

Mas eles não estarão sozinhos nessa empreitada. Auxiliando (mais ou menos) nas investigações dos casos, está o famoso, incrível, único e grandioso (é a forma que ele se apresenta) Herlock Sholmes. Protagonista de várias histórias de detetive, publicadas inclusive no Japão, este curioso homem usa de lógica e dedução para solucionar os casos mais espinhosos. Isto é, pelo menos é o que ele acredita, sendo trabalho de Ryunosuke e Susato corrigir suas grandes deduções.
Assim, eles tentarão provar a inocência dos seus clientes (se forem inocentes mesmo) contra o temível promotor Barok Van Zieks, também conhecido como O Ceifador, pois todos aqueles que ele condena, acabam encontrando um destino terrível.
Justiça para Todos
Como é tradicional da série, a jogabilidade é dividida em dois momentos. Primeiro, você irá investigar o caso em busca de pistas. Isso envolve examinar a cena do crime, e conversar com testemunhas. Neste momento, é onde você irá aprender mais sobre o caso, as pessoas envolvidas, e entender de que forma o seu cliente é inocente. Bom, a maioria, pelo menos.
Durante as investigações, o grande Herlock Sholmes pode aparecer para te dar uma ajuda com uma de suas famosas deduções. Porém, estas tão famosas deduções sempre “batem na trave” ao desvendar a verdade. E aqui está uma das partes mais legal desta coletânea, a correção dessas deduções.

Apresentado de forma bastante dinâmica e estilosa, vemos em primeira mão o famoso Herlock Sholmes apresentando suas conclusões após analisar os fatos. Porém, tais deduções contêm alguns erros, e você deve corrigi-las através das provas que você coletou, ou de detalhes do cenário que o detetive deixou passar.
Com um jogo de câmera e luz bem diferente do comum para a série, estas deduções conseguem te “deixar na hype” para resolvê-las. Uma qualidade geralmente reservada apenas para as grandes reviravoltas dos casos. Porém, aqui o processo todo é divertido e animador de se resolver.
Julgamentos e Tribulações
Após a investigação, temos a fase do tribunal, onde você deve analisar as declarações das testemunhas do caso, e confrontar com as provas que você tem, em busca de contradições.
Mas, nos tribunais ingleses, não basta apenas convencer o juiz da inocência de seu cliente. Pois, aqui, quem deve ser convencido, é o Juri.

O Juri é composto de seis pessoas aleatórias, que darão o veredito de culpado ou inocente. Ao tomar uma decisão, cada membro do juri joga uma bola de fogo na “Balança da Justiça”. Esta balança pesa a inocência do acusado. Ao longo do julgamento, os membros do juri podem fazer questionamentos às testemunhas e à defesa. Além disso, suas decisões podem ir mudando conforme o julgamento avança.
Mas, se todos decidirem pelo veredito de culpado, ainda há uma esperança. Pois, cada um dará a sua justificativa para esse veredito. Seu trabalho, então, é procurar por falhas na lógica do juri, e mostrar que sua decisão pode estar baseada em uma conclusão errada.
Apesar de apresentar algo novo, confesso que achei esta mecânica um tanto redundante. Realmente, o fato de termos agora seis personagens dando sua opinião sobre o caso, faz as coisas fluírem bem melhor. Além disso, é uma oportunidade dos escritores adicionarem mais personagens divertidos à história. Porém, suas decisões finais são afetadas apenas pelo andar da história de forma pré-determinada. Isto é, o juri dará um veredito que não depende de seu desempenho no julgamento.
Portanto, acaba que eles não mudam realmente o andar da história, sendo que você apresentará provas e contradições da mesma forma que tem feito nos outros jogos da série.
Espírito da Justiça
A arte em The Great Ace Attorney é linda. Desta vez, os personagens são modelos 3D com um estilo anime. Os cenários também estão cheios de detalhes para você descobrir, e tem um estilo pitoresco. A maior parte da história é contada em forma de texto, mas ocasionalmente temos uma cutscene animada.
Igualmente, a trilha sonora merece um grande destaque por criar o clima da aventura. Apesar que, o estilo de orquestra e mais “clássico” a deixou um tanto mais lenta e com menos energia que outros jogos da série. Mas, ainda continua com uma qualidade ótima.

Objection!
The Great Ace Attorney traz uma história empolgante, personagens carismáticos, muitos mistérios e bastante humor. Como já é costume da série, o jogo alterna habilmente entre momentos de tensão e leveza. Sua arte e trilha sonora são tão belas e cheias de vida, sendo que todos os personagens têm um design diferenciado e criativo. Certamente, os mistérios vão te manter intrigando e querendo chegar logo à próxima pista e reviravolta.
Assim, The Great Ace Attorney é uma grande recomendação para os amantes de visual novels e de jogos de puzzle. Portanto, é uma série que recomendo muito, e este é mais um grande acerto da Capcom.
*Chave cedida para análise no PS5