Kitaria Fables é um simulador de fazenda com fortes elementos de RPG. A obra alcança assim a proeza de ser uma obra muito relaxante e, ao mesmo tempo, muito empolgante. O lançamento acontece no dia 4 de setembro para PC, Nintendo Switch, Xbox e Playstation.
Com uma ambientação extremamente carismática e recheada de nostalgia, a experiência busca juntar esses dois gêneros populares.
O jogo se apresenta de forma bastante simples, com uma história que remete aos clássicos MMORPG.
Antigamente os habitantes daquele mundo e os monstros viviam em harmonia. No entanto, após um evento chamado calamidade os monstros se tornaram agressivos.
A história se passa após um recesso da calamidade, por assim dizer. Nesse ponto os monstros haviam parado de atacar a humanidade.
Porem boatos estão se espalhando rapidamente, alegando que os monstros estão voltando a atacar pessoas.
Como resposta, o exército real começa a se alocar em todas as vilas e cidades para proteger seus aldeões respectivos.
Nosso protagonista, um soldado do exército real, é enviado para defender uma pequena vila afastada. A designação se deve ao fato de que seu avô habitava a região.
A partir disso nosso protagonista deve desvendar os mistérios a cerca da calamidade, de seu avô e do passado deste mundo.
Fazenda + RPG = Kitaria Fables
Como esse é o principal atrativo do jogo, acho bastante pertinente falar logo sobre as mecânicas tanto do lado RPG, quanto do lado fazenda.
No quesito fazenda Kitaria Fable, não é exatamente inovador. As mecânicas contam com um sistema simples de plantação, e o mais interessante dele é como os recursos coletados se relacionam com a parte RPG.
Em suma o ciclo é, você planta, você rega e eventualmente, você colhe. Como não existe nenhum tipo de sistema de Stamina a administração se torna bem simples e intuitiva.
A parte mais legal desse sistema é como você consegue diversos tipos de recursos que podem ser utilizadas para criação de armas e outros equipamentos para suas aventuras.
Também é bastante relaxante e consideravelmente mais simples que em outros jogos do mesmo tipo, sendo bastante convidativo para fãs de RPG que querem testar um simulador de fazenda.
Vamos ao RPG
Kitaria Fables não possui um sistema simples de níveis, mas possui um combate bem simples e com fortes inspirações em RPGs de ação.
O combate se resume a um combo básico de golpes, quatro habilidades entre físicas e mágicas que são ativadas nos gatilhos na versão de console, além de um rolamento que te deixa invulnerável.
Você também possui pontos de custo para ativar as habilidades, que podem ser recarregados atacando com o combo básico.
Os combos variam de acordo com a arma enquanto você equipa, e pode-se aprender as habilidades com um tipo especifico de item referente ao seu elemento.
Para conseguir as “Spheres” que tornam possível aprende ruma nova habilidade, deve-se completar missões, abater os monstros certos e trocar itens por elas em um loja específica.
Além do combate, a ambientação e arte do jogo também tem potentes inspirações de RPG.
O mundo de Kitaria Fables
Uma questão que me chamou atenção desde basicamente o primeiro momento é o estilo de arte empregado nesse jogo.
Kitaria Fables remete, e muito, aos clássicos e fantásticos MMO RPGS em sua caracterização. Mais especificamente aos mais “Cartoon” ou Anime, como Grand Fantasia e Eden Eternal, por exemplo.
Imagino que essa seja uma questão muito subjetiva para o jogador em específico. Isso porque para aqueles que jogaram muitos similarr a esses no passado, será uma ambientação bem agradável e que te faz sentir em casa, como foi meu caso.
No entanto, para quem não estiver munido dessas referências, o jogo pode parecer simples demais, ou até genérico e causar uma estranheza e dificuldade de se conectar.
Sobre a intenção dos criadores, não consigo imaginar isso como algo que não tenha sido proposital. E quando encarado como uma grande homenagem a esses títulos e a essa cultura, Kitaria Fables cresce muito.
As músicas também seguem essa mesma linha, não são as mais marcantes que existem, mas te fazem sentir dentro de um RPG com facilidade que é de certo a finalidade delas.
Os pequenos detalhes
Falando mais especificamente dos detalhes do que do conceito, Kitaria Fables ainda é um jogo esteticamente agradável.
As texturas são simples, mas tentam dar uma impressão de fofura, as cores são animadas e aconchegantes, os inimigos também possuem designs muito satisfatórios.
E o grande diferencial no designs de personagens no geral é que estes são animais.
Tanto o protagonista quanto uma enorme parte dos Npcs da cidade são gatos humanoides, o que dá um charme bastante especial.
Toda a atmosfera criada aqui é de algo divertido, cheio de aventuras, e nunca de grandes ameaças ou terror.
No entanto, temos trunfos em questão de história e personagem. Ainda no começo, você descobre que seu avô era um mago, e que o império, que não parece se importar muito com seu povo proibiu a magia.
E isso cria uma camada de história que o jogo poderia viver sem, mas que é muito bem-vinda, pois começa a direcionar um culpado negligente para a história, não sendo apenas um desastre natural, mas sim tendo um tom quase conspiratório.
Estrutura
O jogo funciona de uma maneira basicamente cíclica, você explora uma dungeon, e ganha um tempo livre. No tempo em questão você deve se fortalecer, fazer o grinding de equipamentos e habilidades como um todo.
Além disso, temos uma satisfatória quantidade de missões secundárias.
Esse ritmo segue até que você volta para as missões principais e libere uma nova dungeon.
Toda essa estrutura funciona muito bem junto da história mesmo que sejam ambas bastante simples.
Uma questão, no entanto, é que eu senti falta de um elenco mais carismático de personagens, seria algo simples que engrandeceriam muito a identidade do jogo.
Sobre as áreas, contamos com diversas áreas conforme a história avança. Além de pontos de teleporte para se mover entre elas com facilidade dando bastante sensação de exploração e progressão.
Algo que da bastante alma para esses lugares é que o nome de alguns deles são brincadeiras com o fato de eles serem animais, como “Paw Village”.
Um pequeno defeito de Kitaria Fables é a ausência de uma Hot Bar encontrada em jogos do gênero. Por exemplo, para trocar do machado para a enxada, e depois para a espada e foice, você deve abrir o menu de itens cada uma das vezes.
Isso torna pouco prático e muito mais demorado do que deveria ser toda a experiência de plantação, por exemplo, já que até mesmo as sementes precisam ser equipadas a sua mão para o plantio.
A essência de Kitaria Fables
Kitaria Fables é essencialmente uma experiência leve e despreocupada. Podendo ter bastante sucesso para os jogadores mais casuais que quiserem experimentar algo refrescante em qualquer um dos dois gêneros.
Ainda assim, a falta de inovação e conteúdo deixa ele uma experiência um pouco difícil de engajar, podendo funcionar melhor se jogado em curtas doses.
Isso acaba dando uma pequena vantagem a versão de Nintendo Switch que pode ser jogada em qualquer lugar, já que o jogo funciona bem melhor nesse formato mais casual.
De uma maneira geral, eu ainda recomendo a experiência para todos os jogadores, desde que busquem uma experiência feita totalmente pensada para jogadores casuais.