O problema
Com a nova geração de videogames nós acabamos de ter um grande diferencial com a adição do SSD. Já que este é muito mais rápido o acesso aos dados/jogos do que o HD. Logo, permite que o jogador não fique esperando muito tempo para poder se entreter com seu videogame.
Entretanto, muito se reclamou do SSD do Xbox, já que o mesmo é proprietário, e o que isso significa? Que você não vai poder adicionar qualquer SSD interno em seu videogame para jogar. Logo, tivemos uma grande quantidade de pessoa questionando se o Xbox Series S valeria a pena por ter seu SSD menor que o Xbox Series X.
Embora o SSD interno seja uma opção não vantajosa por seu alto custo, um SSD externo pode ser uma boa pedida. Entretanto, em comparação com a faixa de preço do HD, seu armazenamento terá o tamanho reduzido, já que o SSD é mais caro.
Inicialmente, existia a opção de excluir o jogo e colocar outro no lugar. Mas, para muitas pessoas baixar tudo da internet de novo se torna muito demorado, então senti a necessidade de outra solução para manter jogos que eu queria e ainda sim, conseguir meus jogos (o que uma fã da Capcom não faz para conseguir baixar a coletânea do Devil May Cry).

A solução
Para tentar encontrar uma solução, optei fazer testes com um HD, as especificações técnicas estão abaixo:
Ao adicionar o HD no Xbox Series uma mensagem vai te informar que para instalar jogos vai ser necessário formatar o HD. Logo, basta permitir a formatação, será rápida.
Então, se você for baixar um novo jogo ele vai perguntar onde você deseja instalar, e bastará optar pelo HD externo. Mas se você quiser passar um jogo que já esteja baixado basta ir na sua biblioteca de jogos:
- Apertar o botão start(três risquinhos).
- Após isso ‘Gerenciar jogos e complementos’.
- Para concluir, com o jogo selecionado aperte A.
- Selecione mover.
O processo é bem simples e rápido. Consegui colocar todos os jogos que eu queria no HD e tem mais algumas coisas que testei que foram bem interessante e citarei abaixo.
Rodar jogo do HD sem precisar passar para o SSD funciona?
A primeira coisa que me perguntei foi: É possível jogar direto do HD? Com essa dúvida também me perguntei se haveria problemas com jogos que precisam de desempenho mais pesado como é o caso do Flight Simulator.
Jogos não otimizados
Quando vamos jogar, existe um ícone “X | S” no jogo simbolizando se existe uma otimização para o Xbox Series S e Series X. Caso não tenha ícone algum, então não tem otimização. Dito isso, ao testar com o jogo “Bug Fables”, rodando direto do HD, nenhum problema ocorreu.
Ou seja, para um jogo que não foi otimizado, não há problema de se jogar no HD. E evita a necessidade de mover novamente para o SSD, que embora seja rápido, é melhor ainda não precisar ficar movendo de um para o outro.
Jogos otimizados
Nos otimizados significa que ele vai funcionar melhor usando o hardware do próprio videogame, ou seja, o SSD faria parte disso, o que significa que ele perderia desempenho caso esteja no HD. Então o videogame vai te avisar com uma setinha, que será necessário ele estar no SSD.

Mas se assim como eu, você joga vários jogos mais antigos ou indies, ou que não são otimizados, o HD acaba por ajudar muito. E no caso de jogos otimizados, você pode optar de jogar no SSD e transferir para o HD quando não for jogar mais, pois o processo realmente é muito rápido, e é uma solução melhor do que comprar um SSD. Já que esse está bem fora da realidade, e não é nem por ser proprietário, o comum já é caro normalmente.
O quickresume funciona se o jogo estiver no HD?
Testei com três jogos e apenas um deles funcionou. No caso os jogos que não deu certo foram: “Bug Fables” e “The Last Campfire”. Já o que deu certo foi: “Castlevania Symphony of The Night”.
Com os testes realizados, acredito que a opção de quickresume não é uma boa para jogos que estão no HD.
Observação: têm jogos com problema no quickresume no próprio SSD. Então pela situação pode ser simplesmente falta de implementação da funcionalidade.
Como eu posso ver que jogos estão no HD e no SSD?
Na tela que tem todos os nossos jogos, não vai ficar claro quais jogos estão em que lugar. Mas para verificar isso basta seguir os seguintes passos:
- Vá em gerenciar Fila.
- Clique dispositivo de armazenamento.
- Você poderá ver o quanto cada um deles está ocupado.
- Caso selecione um deles, será possível ver os jogos em cada partição.


Conclusão
Espero que nossa dica ajude você aproveitar mais ainda o gamepass e esse grande console. E se você quiser conhecer algumas recomendações do Gamepass fizemos várias aqui.
Eu fiz exatamente isso TB, peguei meu HD do cone, pluguei e comecei a jogar normalmente, e no SSD somente os otimizados. Acho q vale a pena devido aí da não terem muitos jogos otimizados ainda.